quinta-feira, maio 1, 2025
Início Site Página 3417

Airbus supera Boeing em feira de aviação

0

SÃO PAULO  –  A Feira Internacional de Farnborough, evento de aviação realizado na Inglaterra nesta semana, continua trazendo ganhos às principais fabricantes de aviões do mundo. Hoje, a europeia Airbus registrou encomendas que podem chegar a 193 aeronaves no total, com valor de US$ 24,1 bilhões, segundo preços de tabela.

Ao mesmo tempo, a principal concorrente da empresa, a americana Boeing, revelou que foram pedidos 42 aviões hoje, avaliados em US$ 8,3 bilhões.

A grande diferença entre as duas é que os acordos entre a fabricante europeia e as companhias aéreas tiveram uma parcela ainda como memorandos de entendimento.

Mesmo assim, uma grande encomenda respondeu pela maior parte do volume da Airbus. Segundo o grupo, a SMBC Aviation Capital, uma das maiores firmas de leasing de jatos do mundo, fez um pedido firme de 115 aviões da família A320, sendo 110 A320neo e 5 do modelo A320ceo. É a maior encomenda já feita por uma locadora de aviões de corredor único.

Já a BOC Aviation, empresa de leasing da China, encomendou 43 unidades do A320 — sete do A320neo e 36 do A320ceo. A financeira CIT Group assinou memorando de entendimento para 15 A330-900neo e outros cinco do A321ceo, enquanto a irlandesa Avolon assinou memorando por 15 aviões A330neo.

O CIT Group também foi um dos clientes anunciados hoje pela Boeing durante a feira. A holding americana encomendou dez unidades do modelo 787-9 Dreamliner adicionais. Já a Intrepid Aviation, também locadora de aeronaves, pediu seis 777-30ER, de alcance estendido. Para a Air Lease Corporation, a Boeing vai vender 26 aviões: seis do tipo 777-300ER e 20 unidades do 737 MAX 8.

A canadense Bombardier foi mais uma das fabricantes estrangeiras de jatos que anunciou encomendas. A americana Horizon Air Industries pediu uma unidade do Q400 da próxima geração e manteve opções para adquirir mais oito aeronaves do modelo. A Falcon Aviation Services, de Abu Dhabi, assinou carta de intenção para comprar cinco aviões Q400.

CVC retoma Clube do Amigo Agente em São Paulo

0

A partir desta terça-feira (15), a filial 900 da CVC retoma o programa de relacionamento “Clube do Amigo Agente”, que promove encontros periódicos para a integração e a troca de experiências entre a operadora, os parceiros de hotelaria e de receptivos e os profissionais do setor de Turismo. Até setembro, já estão previstos cinco encontros na capital paulista e no ABC.

O primeiro evento será realizado no restaurante Bracia Parrilla, a partir das 19h, e contará com cerca de 90 agentes da Zona Leste de São Paulo. Para aqueles que têm interesse em participar, mas ainda não se inscreveram, basta confirmar presença no e-mail douglassilva@cvc.com.br.

Programação do Clube do Amigo Agente:

15 de julho: Zona Leste de São Paulo (restaurante Bracia Parrilla)
22 de Julho: Zona Norte (North Beer)
5 de Agosto: Zona Oeste (a definir)
19 de Agosto: Zona Sul (a definir)
2 de Setembro: ABC (a definir)

Serviço
CVC (www.cvc.com.br

AV

Pullmantur anuncia novo executivo comercial

0

Nesta terça-feira (15), a Pullmantur anuncia a contratação de Edi Guerreiro, o novo executivo responsável pelas áreas de vendas, comunicação e marketing. O profissional assumirá a missão de promover a manutenção do padrão do bom atendimento aos atuais clientes e a liderança na estratégia de distribuir e ampliar a participação da armadora no mercado.

Guerreiro possui mais de 20 anos de experiência no mercado de turismo e atua há 14 anos no segmento de cruzeiros marítimos, passando por empresas como MMTGapnet  e MSC Cruzeiros. “Estamos muito felizes com a chegada de Edi ao time Pullmantur. Acreditamos que sua experiência será fundamental para alavancar ainda mais nosso planejamento estratégico no Brasil”, afirma o diretor geral da Pullmantur no Brasil, Alexandre Zachello.

Serviço
Pullmantur (www.pullmantur.com.br)

AV

ICCABAV divulga grade de cursos para julho

0

O Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional (ICCABAV), promove, neste mês de julho, seis cursos de capacitação em diversas áreas do setor de viagens e turismo. Os cursos acontecem nos estados da Bahia, Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, e são destinados a associados, não associados e estudantes.

A vice-presidente de capacitação e certificação da ABAV, Ana Carolina Medeiros, falou ao DIÁRIO sobre o objetivo dos treinamentos. “O enfoque das capacitações está completamente voltado à profissionalização propriamente dita dos serviços prestados pelo agente de viagens. São cursos que envolvem desde questões internas, como organização e condução da empresa, à adoção de estratégias mais eficientes de vendas e atendimento ao cliente”, afirma.

Confira, abaixo, mais informações sobre os cursos e palestras:

Cancelamentos, falências e indenizações em sua agência: o que fazer?
Promovido por: ABAV-SC
Data: 17 de julho (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: SICOM – Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – Av. Getúlio Vargas, 1748-N. Centro, Chapecó (SC)
Palestrante: Marcelo Oliveira
Inscrições: (48) 3222-9539 ou pelo e-mail contato@abavsc.com.br.

Fatores de sucesso: o gestor, a gestão, as pessoas e os processos do administrativo-financeiro
Promovido por: ABAV-SP
Data: 21 e 22 de julho (segunda e terça-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ABAV-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115, 8º andar. Centro, São Paulo
Palestrante: Lúcia Ferraz
Inscrições: (11) 2626-8389 ou pelo e-mail evelyn@abavsp.com.br

Geografia Brasil
Promovido por: ABAV-SC
Data: 23 e 24 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: 18h30 às 22h30
Local: ACIB – Associação Comercial e Industrial de Blumenau – Rua Ingo Hering, 20. Bom Retiro, Blumenau (SC)
Palestrante: Roberto Anzolch
Inscrições: (48) 3222-9539 ou pelo e-mail contato@abavsc.com.br

Técnicas de comunicação para a otimização de vendas em Turismo
Promovido por: ABAV-CE
Data: 28 e 29 de julho (segunda e terça-feira)
Horário: 8h00 às 12h00
Local: Rua República do Líbano, 980. Meireles, Fortaleza (CE)
Palestrante: Carlos Silvério
Inscrições: (85) 3261-6464 ou pelo e-mail secretaria@abavce.com.br

Excelência no atendimento e vendas de serviços turísticos
Promovido por: ABAV-SE
Data: 30 e 31 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: 18h00 às 22h00
Local: Sebrae-SE – Av. Presidente Tancredo Neves, 5.500 – América, Aracaju (SE)
Palestrante: Carlos Silvério
Inscrições: (79) 3214-2564 ou pelo e-mail abav@abavsergipe.com.br

Gestão financeira para agências de viagens
Promovido por: ABAV-BA
Data: 30 e 31 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: 18h15 às 22h15
Local: ABAV-BA – Rua Lucaia, 65 – Rio Vermelho, Salvador (BA)
Palestrante: Lúcio Oliveira
Inscrições: (71) 3334-0455 ou pelo e-mail secretaria@abavbahia.com.br

AV

Estádios da Copa receberam quase 3,5 milhões de torcedores

0

A Copa do Mundo do Brasil levou 3.429.873 pessoas aos estádios das 12 cidades-sede durante o megaevento esportivo. Desse total, 1.432.463 eram estrangeiras, segundo balanço apresentado nesta segunda-feira (14) pelo governo. Nas Fan Fests, eventos organizados em parceria com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), o público chegou a 5,1 milhões de pessoas durante o Mundial.

No total, 1.015.035 de turistas estrangeiros vieram ao Brasil para assistir aos jogos do torneio, de acordo com o governo. O ministro-chefe da Casa Civil,  Aloizio Mercadante, comemorou a organização e os resultados do evento, apesar do quarto lugar da seleção brasileira na competição.

“Se a gente fizer uma análise mais sóbria, nós perdemos a taça, mas o Brasil ganhou a Copa, porque o mundo inteiro admirou. A razão mais profunda é porque o futebol está na alma do nosso povo. O Brasil soube ganhar, soube perder e soube festejar, com um clima altamente receptivo, que encantou o mundo”, avaliou.

O ministro citou como exemplo de resultado positivo da Copa, o aumento da capacidade aeroportuária do país em 52%, cerca de 67 milhões de passageiros por ano. Os investimentos realizados no setor chegaram a R$ 8,78 bilhões, superando a estimativa de R$ 6,28 bilhões.

A justificativa do governo é que houve antecipação de investimentos privados, advindos das concessões. “Imagina o que podemos fazer na Olimpíada depois do que já fizemos na Copa do Mundo”, comparou.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo,  que também participou da entrevista para apresentar a avaliação do governo sobre a Copa, rebateu as críticas feitas ao atraso da construção de estádios durante a preparação para Mundial. “Tínhamos um acompanhamento rigoroso da evolução das obras. No caso dos estádios, isso era feito a cada mês”, disse. Esse acompanhamento, segundo ele, dava segurança ao governo sobre a conclusão das obras em tempo hábil.

Rebelo lembrou e lamentou a morte de operários nas construções e de dois jornalistas estrangeiros durante a Copa, os argentinos Jorge Luiz López e María Soledad Fernández, vítimas de acidentes automobilísticos.

Estrangeiros que vieram para a Copa afirmam querer voltar ao Brasil

0

Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, os turistas que visitaram o Brasil na Copa do Mundo querem voltar. Pesquisa revela que 95% dos visitantes internacionais têm intenção de retornar ao país. A maioria (61%) ainda não conhecia o país e elogiou os serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram hospitalidade e gastronomia, com 98% e 93% de aprovação respectivamente.

A segurança pública brasileira foi avaliada positivamente por 92% deles. Os táxis, informações turísticas e transporte públicos foram aprovados por nove em cada 10 visitantes internacionais e os aeroportos por oito em cada dez. “O Brasil se mostrou preparado para sediar um evento desse porte. Agora temos o desafio de transformar o interesse do estrangeiro em negócios para o país e benefícios para a população, com a geração de emprego e renda”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou mais que as 12 cidades-sede. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em 378 municípios brasileiros, incluindo as cidades-sede.

A avaliação dos turistas domésticos e internacionais foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) respectivamente. A pesquisa ouviu 6.627 estrangeiros e outros 6.038 brasileiros desde o início do Mundial.

foram o quesito mais bem avaliado, com 98,4% de aprovação, seguida da diversão noturna e da informação turística, com 96,2% e 90%. Praticamente todos (96,5%) os profissionais de mídia recomendariam uma viagem ao Brasil para amigos e familiares.

AV

Pullman inaugura espaço de arte e gastronomia em São Paulo

0

A marca upscale da rede de hotéis Accor Pullman inaugurou um novo espaço gastronômico no hotel Pullman SP Vila Olímpia, o HUB Food Art Lounge. O local une ao ambiente cosmopolita, característico da bandeira Pullman, arte e gastronomia.

O HUB Food Art Lounge é inspirado na vocação da cidade de São Paulo em conectar culturas. No mesmo espaço, diferentes opções formam um verdadeiro hub gastronômico. O Tea Deli serve chás e quitutes salgados e doces para todas as horas. A “Su-vicheria” tem cozinha fusion do Peru com toques orientais. E o The Iconic Bar apresenta opções de drinks cosmopolitas e uma variada carta de vinhos da Vinoteca by Pullman.

A ação comemora a incorporação de dois hotéis ao portfólio da marca, a repaginação das unidades Caesar Park Faria Lima e Caesar Park/Caesar Business Guarulhos que deram origem ao Pullman SP Vila Olímpia e Pullman SP International Airport.

AV

Portais ?O Que Vi Pelo Mundo?e ?Diário do Turismo? fazem parceria estratégica

0

O Portal Diário do Turismo e o Portal de vídeo turismo O Que Vi Pelo Mundo anunciam que a partir desta segunda (14 de julho) são parceiros na troca de conteúdo exclusivo. “A parceria tem por objetivo enriquecer o conteúdo dos dois veículos e consolidar nossa presença no cenário turístico nacional. Além disso, vamos oferecer experiências exclusivas, dicas, roteiros, notícias e muito vídeo, afirma Paulo Panayotis, jornalista e fundador do portal OQVPM. “Estou muito feliz com esta parceria que, para nós, é estratégica e ocorre  apenas quatro meses após o lançamento do OQVPM. Nosso diferencial é o conteúdo exclusivo principalmente em vídeos produzidos em HD. Nós vamos lá, vivemos o destino, checamos as informações, não copiamos nada. Criamos tudo” completa Panayotis. 

“É um passo  importante no sentido de melhorar ainda mais a  prestação de serviço para o Trade e, ainda, agregar ao nosso mix o consumidor final”, afirma Paulo Atzingen , jornalista e diretor geral do Diário. “Com quase uma década de atuação junto ao mercado de turismo, consideramos  que os vídeos exclusivos produzidos de forma autoral pelo OQVPM, aproximam o consumidor final  por meio de cross-média específica. Ganham todos! Estamos muito otimistas com esta parceria”.

  Portal com quatro meses no ar já tem dezenas de produções em vídeo de vários países

Serviço: www.oquevipelomundo.com.br 

CVC anuncia contratação de Marcelo Patelli

0

A diretoria de produtos internacionais da CVC, ligada a Valter Patriani (Vice-Presidente de Produtos, Vendas e Marketing) e comandada por Adriano Gomes, anuncia a contratação de Marcelo Patelli como novo Gerente Sênior de Produtos para Estados Unidos e Canadá.

O profissional possui mais de 20 anos de experiência em turismo e tecnologia, acumula passagens por empresas como Top Flight, Soletur, Superclubs, Voetur e, mais recentemente, atuou no ClubMed Brasil, tendo liderado ao longo de sua trajetória profissional equipes e projetos dedicados ao desenvolvimento de produtos, operações e planejamento aéreo.

Na CVC, o executivo terá o desafio de dar continuidade às estratégias de vendas, competitividade e novos produtos e serviços para Estados Unidos e Canadá, no lugar de João Torisco, que deixou a companhia, e contará com o suporte das Gerentes de Produtos que já integram a equipe: Camila Gomes e Silva (responsável pelos Produtos Flórida, Bahamas e Disney) e Michele Akico (Produtos Canadá e Estados Unidos, exceto Flórida).

AV

Copa do Mundo atrai cerca de 500 mil turistas e movimenta R$ 1 bilhão na cidade

0

A Copa do Mundo levou para as ruas de São Paulo mais de um milhão de pessoas que assistiram aos jogos do mundial na Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste; na Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú; e nas exibições públicas organizadas pela Prefeitura. A cidade recebeu cerca de 500 mil turistas, dos quais 200 mil estrangeiros, que devem movimentar cerca de R$ 1 bilhão em gastos na cidade.

Os números foram apresentados no balanço divulgado nesta sexta-feira (11) no Centro Aberto de Mídia (CAM), na Praça das Artes, pelo prefeito Fernando Haddad, pela vice-prefeita Nádia Campeão, também coordenadora do Comitê Especial para a Copa do Mundo (SPCopa), e por Raquel Verdenacci, coordenadora executiva do Comitê Paulista da Copa do Mundo, ligado ao governo do estado.

Segundo Haddad, os custos operacionais relacionados ao mundial durante os mais de 30 dias estão estimados entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões, valor que não excede o comumente gasto com eventos como o Carnaval e a Fórmula 1. O valor se refere a gastos com limpeza e exibições públicas, entre outros.

"Do ponto de vista do município de São Paulo, o mês transcorreu com muita naturalidade e tranquilidade. O número de incidentes nem é representativo à luz do número de pessoas que nós recebemos e do número de encontros que São Paulo ofereceu para os turistas. Todos os depoimentos dos visitantes são de que se encantaram com a cidade, de que pretendem voltar, agradecidos com os paulistanos pela hospitalidade, agradecidos aos trabalhadores pelo profissionalismo nos hotéis, nos restaurantes, nos postos de atendimentos", disse o prefeito.

De acordo o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, apesar do custo semelhante ao de eventos de grande porte realizados na cidade, a Copa do Mundo trará um retorno 15 vezes superior, algo em torno de R$ 1 bilhão, montante referente aos gostos dos turistas durante sua estadia na capital. Até o fim da primeira fase da Copa, os gastos individuais eram, em média, de R$ 2.200 dos brasileiros e R$ 4.800 dos estrangeiros.

"Com relação ao turismo a surpresa é muito boa e superou todas as expectativas. Esperávamos 70 mil estrangeiros e recebemos 200 mil", destacou Poit. O secretário destacou ainda que o fluxo de turistas deve ser incrementado nos próximos anos por conta da visibilidade que a cidade ganhou na proporção de 20% por ano.

A avaliação geral é de que os planos operacionais, sobretudo o de mobilidade, a adesão dos moradores, os investimentos na zona leste e o aumento do turismo foram os resultados positivos da realização do mundial em São Paulo. "A Copa do Mundo se encerra só no domingo, mas nós consideramos que do ponto de vista de São Paulo, a nossa missão principal foi encerrada no dia 9 de julho, quando nós concluímos os trabalhos do sexto jogo aqui na cidade. O sentimento de todos que participaram desse trabalho da Copa em São Paulo é muito gratificante. Um sentimento de que São Paulo conseguiu participar de uma forma muito positiva da Copa do Mundo no Brasil", afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão.

No período de jogos da Copa, o planejamento de mobilidade, que incluía mais de 130 rotas protocolares em toda a cidade, foi aperfeiçoado. Desde o início do mundial, Prefeitura e governo do estado incentivaram o transporte público não só nos dias de jogos na Arena Corinthians, mas também nos dias de jogos do Brasil.

"Mais de 80% dos torcedores foram ao estádio de transporte coletivo, de metrô ou de trem. O planejamento saiu do papel e ganhou mesmo a adesão dos torcedores. Isso foi muito importante. Eles entenderam que essa seria a maneira mais rápida e eficiente de ir ao estádio", afirmou Raquel Verdenacci, do Comitê Paulista. No total, foram mais de 345 mil passageiros em seis dias de jogos, uma média de 57 mil torcedores em dia de jogo.

A Prefeitura adotou ainda uma série de medidas para amenizar o impacto no trânsito. Entre as ações realizadas estão a ampliação do horário do rodízio e das faixas exclusivas de ônibus que funcionam apenas em horário de pico.