terça-feira, dezembro 16, 2025
Início Site Página 3447

Mediterrâneo atrai 27 milhões de turistas ao ano, diz associação

0

O Mediterrâneo pode se tornar o destino número um dos cruzeiros no mundo. Segundo a associação MedCruise, que reúne os 19 países que fazem parte da região, são 27 milhões de turistas por ano que usam transatlânticos para conhecer as belas paisagens locais.

“O potencial para superar o Caribe existe”, disse o francês Stavros Hatzakos, presidente da MedCruise. Ele ressaltou que 80% dos visitantes da região são norte-americanos, alemães e britânicos e que, nos últimos anos, o volume total de passageiros de cruzeiros no Mediterrâneo registrou um crescimento expressivo.

Em alguns casos, como nos portos franceses, o aumento já atinge dois dígitos. Em 2012, 380 mil passageiros conheceram a França de navio. Para este ano, a previsão é de 500 mil pessoas e, para o ano que vem, serão 800 mil turistas.

No porto de Marselha, por exemplo, transitaram 1,35 milhão de passageiros nos primeiros nove meses do ano enquanto, em 2013, foram 1,19 milhão.

A “capital do Mediterrâneo”, no entanto, ainda é Barcelona, na Espanha, que registrou 2,6 milhões de turistas. Atualmente, o porto da cidade espanhola, é o quarto do mundo em visitantes, perdendo apenas para Everglades, Miami e Port Canaveral, todos nos Estados Unidos.

 

Alta do dólar e setor aéreo afetado por ebola atingem Gol

0

As ações da Gol perdiam mais de 4% nesta quarta-feira (1º), atingidas por preocupações com o impacto de um dólar mais valorizado ante o real e em meio à queda de papéis de companhias aéreas no exterior, com a confirmação de que o primeiro caso de ebola foi diagnosticado nos Estados Unidos.

As ações da Gol despencavam 4,9% às 12h33 na Bovespa e os ADRs da empresa recuavam 5,6%. Enquanto isso, nos EUA, Delta Air Lines perdia 3,26%, Southwest Airlines caía 2,99% e American Airlines recuava 3,18%.

No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuava 1,5%. No Chile, os papéis da Latam, formada pela chilena LAN e a brasileira TAM, tinham baixa de 1,39%.

O avanço do dólar, que fechou setembro com sua maior alta mensal em três anos, pesava sobre os papéis da Gol, uma vez que a empresa tem custos importantes em dólar, como o do combustível, e menor proporção de receitas na moeda norte-americana. Além disso, autoridades de saúde dos EUA afirmaram na terça-feira (30) que foi diagnosticado no país o primeiro paciente infectado com o vírus ebola, em um novo sinal de como o surto que assola a África Ocidental pode se espalhar globalmente.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmou o diagnóstico, sem dar mais detalhes, levantando preocupações de que a doença possa restringir o tráfego aéreo.

Segundo participantes do mercado no Brasil, a aversão ao risco no setor aéreo no exterior contribuía para a queda da ação da Gol na Bovespa. "A ação acaba indo junto com um movimento global de cautela com as ações de empresas aéreas", disse o analista Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos.

Especialistas afirmaram, no entanto, que o impacto da doença sobre as ações da Gol é limitado. "Um surto de ebola diminui o número de voos e é pior para todo o setor, mas a Gol tem exposição baixa a voos internacionais", disse o economista da Elite Corretora Hersz Ferman.

A Gol tem voos internacionais de passageiros de São Paulo (Guarulhos) para Miami e Orlando nos EUA, com escala em Santo Domingo, na República Dominicana. A empresa, que tem acordo de compartilhamento de voos com a Delta Air Lines, tem optado por elevar oferta de assentos em voos internacionais e reduzir no mercado doméstico.

Em agosto, a oferta de voos internacionais da Gol cresceu 27,3% sobre um ano antes e a demanda cresceu 52%.

Principal Destino 

Segundo o anuário mais recente da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), de 2012, cerca de 4,3 milhões de passageiros viajaram entre o Brasil e os Estados Unidos, em ambos os sentidos, naquele ano. Os EUA foram, em 2012, o país com maior número fluxo de passageiros com o Brasil, seguido da Argentina, com cerca de 2,8 milhões.

O Ministério da Saúde afirmou na véspera que não há casos suspeitos ou confirmados de ebola no Brasil e que o risco de transmissão para o país é considerado baixo.

O vírus já matou mais de 3 mil pessoas na África Ocidental.

"A África não é uma parte grande da indústria de viagens, mas parece que algumas partes desse setor provavelmente serão afetadas por isso", disse Mitch Rubin, diretor de investimentos na RiverPark Advisors, em Nova York.

Nesta quarta-feira, o Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, no Estado norte-americano do Texas, afirmou que o paciente infectado pelo vírus, internado desde domingo, está em estado grave, mas não informou mais nenhum detalhe.

Autoridades da cidade afirmaram que os três membros da equipe de uma de uma ambulância que transportou o homem testaram negativo para a febre hemorrágica, mas foram postos em quarentena e serão monitorados atentamente nos próximos 21 dias, o tempo que os sintomas podem levar para surgir.

 

Brasil sediará 2,2 mil feiras em 2014

0

O mercado de feiras de negócios deverá fechar o ano com a realização de 2,2 mil eventos no país, mantendo a média anual, segundo levantamento inédito realizado pela União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe). O setor vive um momento de recuperação das atividades, depois da retração do mercado registrada no primeiro semestre.

O estudo “Feiras de Negócios no Brasil” mostra que mais de 48% das feiras e exposições são realizados na região Sudeste. Em segundo lugar permanece a região Sul, como 30,6% dos eventos, seguida das regiões Nordeste (10,4%), Centro-Oeste (6,8%) e Norte (3,9%).

O presidente executivo da Ubrafe, Armando Campos de Mello, afirma que o país tem “vasto e qualificado” calendário, que começa a ser ampliado para cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Segundo ele, o objetivo da pesquisa foi dotar a Ubrafe e o mercado de feiras de negócios com números que permitam planejar de maneira mais adequada, o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

O Ministério do Turismo contribui para a expansão do turismo de negócios, realizando investimentos em infraestrutura em todas as regiões do país. Com o lançamento do PAC do Turismo, em 2013, por exemplo, R$ 460 milhões foram direcionados para a construção e ampliação de centros de convenções e eventos em 11 municípios. Hoje, o Brasil é o 9º maior mercado de eventos internacionais do mundo, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA).

Para a elaboração do estudo foram considerados como fontes: o calendário Ubrafe das principais feiras de negócios, o calendário de feiras do Brasil, o calendário brasileiro de exposições e feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Neste contexto, foram analisadas as feiras e exposições B2B (sigla em inglês que significa de empresa para empresa) e as feiras do agronegócio.

 

Hilton Worldwide anuncia abertura de novo hotel na Colômbia

0

A Hilton Worldwide anuncia a abertura do recém-construído Hilton Garden Inn Barranquilla, uma propriedade Hilton Garden Inn com 123 quartos na cidade portuária caribenha da Colômbia. Esse é o primeiro hotel da marca no país e o sétimo no mundo.

“A Colômbia é um mercado importante para nós, já que pretendemos continuar crescendo na América Latina. Estamos muito felizes em anunciar a abertura do mais novo hotel da marca Hilton Garden Inn”, afirma Adrian Kurre, chefe global da Hilton Garden Inn. “Estamos comprometidos com a expansão global”.

O Hilton Garden Inn Barranquilla fica a cerca de 30 minutos do aeroporto internacional Ernesto Cortissoz e faz parte do complexo Blue Garden, que oferece espaços para escritórios, shopping center com 126 lojas alto padrão, sete salas de cinema e estacionamento.

“Recentemente, a Hilton Worldwide anunciou planos de crescimento na América Latina, que incluem a implantação de mais seis hotéis na Colômbia”, diz Tom Potter, vice-presidente sênior para Caribe, México e América Latina da Hilton Worldwide.

A área de lazer inclui piscina externa e fitness center, que não é cobrado a parte. Os hóspedes do Hilton Garden Inn Barranquilla também têm acesso a um espaço para reuniões que conta com amenidades características da marca Hilton Garden Inn, como Wi-Fi gratuito e business center 24 horas.

O hotel participa do Hilton HHonors, programa de fidelidade para hóspedes que permite que seus membros ganhem Points & Miles para a mesma estada e os resgatem para pernoites gratuitas sem datas bloqueadas em mais de 4.200 hotéis em todo o mundo.

A Hilton Worldwide atualmente tem um portfólio de 64 hotéis e resorts abertos. Para mais informações sobre este hotel e futuras aberturas da marca Hilton Garden Inn, visite hiltongardeninn.com ou news.hgi.com.

MVB

Multiplus e Smiles anunciam novas parcerias

0

As administradoras de programas de fidelização Multiplus e Smiles anunciaram nesta terça-feira (30), novas parcerias.

A Multiplus, controlada pela TAM, acertou uma parceria com a Peugeot do Brasil. Já a Smiles, controlada pela empresa aérea GOL, assinou um acordo com a rede de lojas de produtos eletroeletrônicos Fast Shop.

A Multiplus destacou que a parceria com a Peugeot é pioneira no setor automobilístico. Vai permitir o resgate de produtos e serviços como revisões, peças, serviços e acessórios nas concessionárias participantes, ou acumular até 100 mil pontos por meio da compra de automóveis.

"Com a Peugeot em nossa rede, teremos a possibilidade de fidelizar e trazer novos participantes e consumidores para ambas as empresas", diz o diretor executivo de Marketing e Vendas da companhia, Alexandre Moshe Parczew.

Na parceria entre Smiles e Fast Shop, por sua vez, as empresas prepararam um lançamento promocional, em que o cliente ganhará 2 milhas a cada R$ 1,00 gasto em compras, até 31 de outubro.

A partir de novembro, a cada R$ 1,00 gasto o cliente Smiles acumulará uma milha.

"O acordo com a Fast Shop oferece ao cliente Smiles um portfólio completo de eletroeletrônicos, ampliando as opções dos clientes no acúmulo de milhas e oferecendo mais atratividade ao programa", diz o diretor-presidente da Smiles, Leonel Andrade. 

A previsão é de que no futuro os pontos do programa Smiles possam ser trocados por produtos na Fast Shop.

CVC e Rede Unique de hotéis, da Argentina, fecham parceria

0

A CVC e a Rede Unique de Hotéis, da Argentina, acabam de anunciar acordo comercial que envolve ações de vendas, capacitação e marketing cooperado.

A assinatura da parceria foi realizada na tarde de segunda-feira (29), na sede da CVC, em Santo André (SP), e teve a presença de Nicolás Zuchowicki e Romina Rauch, proprietário e diretora de Vendas da Rede Unique em Buenos Aires, e dos executivos da operadora Valter Patriani, vice-presidente de Vendas, Produtos e Marketing, Adriano Gomes, diretor de Produtos Internacionais, Rodrigo Vaz, gerente sênior de Produto, e Guilherme Miranda, gerente de Produto para América do Sul.
 
O acordo prevê redução de 30% nas tarifas hoteleiras, para vendas realizadas até março de 2015, contemplando hospedagem nos hotéis Unique Palácio Chic, Palacio San Telmo e Unique Executive Chateau, além da garantia de menor preço do mercado para os sete hotéis da Rede em Buenos Aires, sendo que três já são “top de vendas” da CVC no destino.

Aliada ao plano de marketing cooperado, válido por 12 meses, a ação também trará informações detalhadas de infraestrutura hoteleira, acomodação e serviços disponíveis, assim como fotos dos hotéis e dicas do destino turístico.

MVB

Corumbá realizará evento sobre Turismo de Fronteira entre Brasil e Bolí­via

0

O Turismo de Fronteira será mais uma vez temática de evento realizado no município de Corumbá. Entre os dias 21 e 23 de outubro, com realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, acontece o “II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia”.
 
O evento tem o propósito de dar continuidade às tratativas sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento do turismo de fronteira, que incluem o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento de uma ambiência de negócios integrado.
 
A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, salientou que “o Turismo de Fronteira é uma realidade local, somos um portão internacional de turistas reconhecido pelo Ministério do Turismo do Brasil. O setor de compras de produtos andinos e importados nessa fronteira vem se consolidando como grande atrativo turístico para a região do Pantanal de Corumbá e para as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, gerando oportunidades econômicas, com papel relevante na geração de empregos e divisas para os países”.
 
Em 2013, a fronteira recebeu um fluxo turístico de 210 mil pessoas que movimentaram, em média, R$ 36 milhões no comércio fronteiriço da Bolívia (15 minutos do centro de Corumbá). Situação essa que vem fortalecendo o desenvolvimento territorial nesta faixa de fronteira.

MVB

Busca de turistas por Veneza cresce após casamento de George Clooney

0

Após o casamento do ator George Clooney com a advogada Amal Alamudin em Veneza no último sábado (27), a procura dos turistas brasileiros e de outros países pela cidade italiana aumentou.

É o que mostra um levantamento feito pelo site de hospedagem Hoteis.com. Segundo a pesquisa, a busca de brasileiros por hotéis em Veneza cresceu 57% no período de 25 a 29 de setembro de 2014 em comparação com 26 a 30 de setembro do ano passado.

O aumento na procura por Veneza globalmente foi de 77%. No Reino Unido, a busca cresceu 106% e nos Estados Unidos, 101%.

Segundo um dos diretores da empresa que realizou a pesquisa, a circulação de imagens bonitas de Veneza na internet e na televisão por causa do casamento pode ter despertado o interesse dos viajantes pelo destino.

 

Empresa põe maior avião de passageiros do mundo na rota mais longa

0

A companhia aérea Qantas colocou o maior avião de passageiros do mundo para fazer a rota aérea mais longa.

O Airbus A380 aterrissou no aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth, nos Estados Unidos, cerca de 15 horas depois de partir de Sydney, na Austrália, numa viagem de 13.805 km.

Segundo o porta-voz da companhia, o avião transportou 484 passageiros em seu voo inaugural.

O tamanho do A380 limita os recursos do avião. Aeronaves menores são mais econômicas em muitas rotas. A Qantas já fez voos nessa mesma rota com outros modelos de aeronaves. 

 

Allia Hotels anuncia novo empreendimento em Goiás

0

A Allia Hotels acaba de confirmar seu novo empreendimento na cidade de Itumbiara, em Goiás. A previsão de conclusão é para 2017 e será um hotel de categoria supereconômica. O Bristol Easy Hotel Itumbiara será o primeiro da rede na cidade e chega para agregar aos investimentos no estado que já contam com quatro empreendimentos em desenvolvimento nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão e Cristalina.

O hotel contará com 128 apartamentos, sendo 256 leitos, em uma área construída de 5.500 m². A área de lazer do hotel terá piscina, além de lounge em frente ao bar. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.

De acordo com o diretor de desenvolvimento Marcello Medeiro, Itumbiara foi escolhida por ser uma das mais competitivas cidades goianas, com sedes de empresas nacionais e internacionais, exportadoras de soja, algodão, couro, entre outros. A cidade possui um dos PIBs (Produto Interno Bruto) mais altos do estado, crescendo sempre na casa dos dois dígitos nos últimos três anos.

“A escolha de Itumbiara foi devido à carência que a cidade tinha em um hotel de rede como o nosso. O crescimento da região Centro-Oeste também é bem vista pela Allia Hotels, é uma região em amplo crescimento com grande poder de mercado. Já estamos com perspectivas para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, finaliza Medeiro.

AV