quinta-feira, dezembro 18, 2025
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Estudo global da Hilton mostra ascensão do turismo de bem-estar

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Turismo do futuro será movido por propósito e busca de bem-estar, aponta relatório global - Foto: Freepik
Turismo do futuro será movido por propósito e busca de bem-estar, aponta relatório global - Foto: Freepik

Viajar, hoje, é mais do que escolher um destino — é buscar um propósito. Essa é a principal conclusão do relatório global de tendências da Hilton 2026, intitulado “The Whycation”, que analisou o comportamento de mais de 14 mil viajantes em 14 países, entre eles o Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

O estudo aponta uma transformação silenciosa no setor: o novo luxo está no significado da jornada, não na ostentação. O principal motivo das viagens agora é o descanso e a recarga de energias. De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados afirmam buscar experiências que ofereçam pausa, calma e contato com a natureza — tendência que a rede batizou de “hushpitality”, ou “hospitalidade do silêncio”.

Ambientes que valorizam o bem-estar, a simplicidade e o vínculo humano devem se destacar nos próximos anos. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, essa mudança representa uma grande oportunidade para o Brasil.

“O novo viajante quer mais do que belas paisagens, ele busca conexão, propósito e pertencimento. O Brasil é um país privilegiado nesse sentido, porque reúne diversidade natural, cultural e humana em um só território. Nosso compromisso é promover um turismo que acolha, inspire e transforme, fortalecendo destinos que ofereçam qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão social”, destacou Sabino.

Segundo o Ministério do Turismo, as políticas públicas da pasta estão alinhadas a esse novo cenário, com foco na promoção do turismo sustentável, na valorização das comunidades locais e na qualificação dos serviços para oferecer experiências autênticas e ambientalmente responsáveis.

O relatório da Hilton mapeia as principais tendências globais do setor até 2026, analisando motivações, valores e expectativas dos turistas. A pesquisa foi realizada entre 9 e 30 de junho de 2025 e ouviu 14.009 adultos com planos de viajar nos próximos 12 meses, além de coletar insights de mais de 5 mil colaboradores da rede e mil membros do programa de fidelidade Hilton Honors.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Turismo rural movimenta a economia brasileira e ganha força em 2025

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Turismo rural em alta: vivências no campo fortalecem comunidades e atraem viajantes em busca de experiências autênticas e sustentáveis. - Foto: Freepik
Turismo rural em alta: vivências no campo fortalecem comunidades e atraem viajantes em busca de experiências autênticas e sustentáveis. - Foto: Freepik

O turismo rural tem ganhado força no Brasil e se consolidado como um dos segmentos mais promissores do setor. De acordo com dados recentes, o país recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes internacionais no último ano, um aumento de 12,6% em relação ao período anterior, o que gerou mais de US$ 6,6 bilhões em receitas e cerca de 190 mil novos empregos formais.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Dentro desse cenário de expansão, o turismo rural se destaca por unir sustentabilidade, geração de renda e experiências autênticas no campo. “O turismo rural é uma ferramenta poderosa para fortalecer comunidades locais, preservar tradições e conectar os viajantes à natureza e à cultura do interior”, afirma Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem, plataforma especializada em contratação de seguro viagem.

Segundo o executivo, o segmento tem apresentado aumento constante na busca por seguros voltados a viagens em áreas rurais. “Frequentemente, essas viagens envolvem deslocamentos em locais remotos e atividades de maior risco, como cavalgadas e trilhas. O seguro viagem oferece suporte em emergências médicas, acidentes e outros imprevistos, garantindo tranquilidade e segurança para turistas e produtores”, destaca.

Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul estão entre os estados mais procurados para esse tipo de experiência, com roteiros que vão desde o agroturismo até imersões em comunidades tradicionais. “Com o crescimento da demanda e a profissionalização do setor, o seguro viagem se torna um elemento essencial para o fortalecimento do turismo rural brasileiro”, reforça Reichenbach.

O produto pode ser contratado tanto pelo viajante quanto por empreendimentos que desejam oferecer proteção adicional em suas propriedades, especialmente em atividades que envolvam contato com animais, trilhas ou caminhadas. As coberturas incluem assistência médica, hospitalar, extravio de bagagem e, dependendo do plano, reembolso de despesas em caso de cancelamento ou atraso de voo.

Expedia TAAP cresce 82% no Brasil e participa do BTM 2025

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Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP Brasil, destaca a importância da proximidade com os agentes de viagens - Foto: divulgação
Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP Brasil, destaca a importância da proximidade com os agentes de viagens - Foto: divulgação

O Expedia Travel Agent Affiliate Program (TAAP), divisão do Expedia Group, a mesma plataforma global por trás da Hoteis.com Brasil, avança em sua estratégia de aproximação com o trade turístico nacional e confirma presença no Brazil Travel Market (BTM) 2025, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza (CE).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A marca estará no estande 32, promovendo novas conexões com agentes de viagens e apresentando as iniciativas mais recentes voltadas ao mercado brasileiro. O foco é ampliar o suporte personalizado e estreitar o relacionamento com os profissionais do setor, consolidando sua expansão no país.

Com equipes já estabelecidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal e Campinas, o Expedia TAAP vem fortalecendo sua atuação regional. No Nordeste, o atendimento é liderado por Simone Peixoto, Account Manager baseada em Natal, que estará presente na BTM 2025 para estreitar ainda mais o contato com o público local.

A empresa segue investindo em tecnologia e atendimento humanizado. Entre janeiro e agosto de 2025, o Expedia TAAP registrou um crescimento de 82% no número de novos agentes cadastrados no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2024.

Com suporte 24 horas, ferramentas de atendimento virtual e chat ao vivo, além de recursos de inteligência artificial, o programa oferece soluções rápidas e eficientes para os parceiros. Globalmente, o Expedia TAAP disponibiliza mais de 3 milhões de acomodações, 110 locadoras de veículos e 500 companhias aéreas.

“O Expedia TAAP tem um compromisso genuíno com o sucesso dos agentes brasileiros. Nosso papel é oferecer suporte e ferramentas que impulsionem o crescimento, com uma equipe próxima e sempre disponível”, destaca Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP no Brasil.

O BTM 2025 deve reunir mais de 5 mil profissionais do turismo, 200 agentes na Rodada de Negócios e 172 expositores, reforçando sua posição como um dos maiores eventos B2B do setor no país.

Serviço

  • Evento: BTM Fortaleza 2025
  • Data: 23 e 24 de outubro de 2025
  • Local: Centro de Eventos do Ceará, Av. Washington Soares, 999, Fortaleza (CE)
  • Estande: 32
  • Mais informações: www.btmbrazil.com.br

Encontro Fluminense FBHA fortalece turismo em Búzios com foco em integração e qualificação

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Encontro Fluminense FBHA
A iniciativa busca consolidar uma visão estratégica e integrada para o desenvolvimento sustentável do turismo, da hotelaria e da gastronomia (Crédito: divulgação)

Encontro Fluminense FBHA será realizado em Armação dos Búzios no próximo dia 29 de outubro, reforçando o município como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo regional. Em sua terceira edição na cidade — e a décima no Estado do Rio de Janeiro — o evento reafirma a importância da qualificação profissional e da conexão entre os elos da cadeia produtiva do setor.

DA REDAÇÃO – com assessorias

Com uma programação dinâmica, o encontro reunirá empresários, fornecedores, gestores públicos e especialistas da Costa do Sol para um dia de palestras, aula-show e espaço de exposição, promovendo trocas de experiências e a geração de novas oportunidades de negócios. A iniciativa busca consolidar uma visão estratégica e integrada para o desenvolvimento sustentável do turismo, da hotelaria e da gastronomia.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), ressalta a importância da união entre os diferentes atores do setor. “Armação dos Búzios é um dos destinos que mais investem na valorização do turismo como ferramenta de transformação econômica. Em eventos como este, buscamos preparar os profissionais para atuarem com protagonismo diante das novas práticas e desafios do setor e integrar os gestores e profissionais que integram com o turismo a fim de que possamos traçar estratégias eficazes para o crescimento sustentável do setor.”

Encontro Fluminense FBHA
Com uma programação dinâmica, o encontro reunirá empresários, fornecedores, gestores públicos e especialistas da Costa do Sol para um dia de palestras, aula-show e espaço de exposição (DIVULGAÇÃO)

Thomas Weber, secretário de Turismo de Armação dos Búzios e presidente licenciado do SindSol, também destaca a dimensão regional do encontro. “Reunir tantos especialistas em turismo, hotelaria e gastronomia em um mesmo espaço é uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento econômico não só de Búzios, mas de toda a Costa do Sol.”

A realização é da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Armação dos Búzios (SindSol), com parcerias institucionais da Fecomércio RJ, Sesc/Senac RJ, apoio do Sebrae RJ, Secretaria de Turismo de Búzios, Associação de Hotéis de Búzios e do Búzios Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO:

Armação dos Búzios – Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional

Data: 29 de outubro (quarta-feira)

Horário:9h ás 18h

Local: Ferradura Resort – Village da Ferradura – Armação dos Búzios/ RJ

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-fluminense-fbha—edicao-armacaodosbuzios-2025/3149145

Onfly lança promoção com isenção de mensalidade até fevereiro de 2026

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Onfly lança campanha com mensalidade zerada até o Carnaval de 2026 — Foto: Divulgação/Onfly
Onfly lança campanha com mensalidade zerada até o Carnaval de 2026 — Foto: Divulgação/Onfly

A Onfly, plataforma brasileira especializada em gestão de viagens e despesas corporativas, lançou a campanha “Mensalidade Zerada: comece a usar agora e pague só depois do Carnaval”, que oferece uso gratuito da ferramenta até fevereiro de 2026.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A ação é válida até 30 de novembro e garante gratuidade para os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro a todas as novas empresas que contratarem o serviço no período. O pagamento das mensalidades será iniciado apenas em março de 2026, sem cobrança retroativa — ou seja, os novos clientes passam a pagar somente pelas mensalidades correspondentes ao mês vigente.

Segundo a Onfly, a campanha pode representar economia média de até 40% por empresa, considerando o custo padrão de assinatura mensal da plataforma. O lançamento acontece em um momento estratégico, em que muitas organizações revisam contratos e definem orçamentos para o próximo ano.

Como incentivo adicional, empresas que registrarem R$ 20 mil ou mais em gastos até 31 de dezembro de 2025 receberão R$ 1.000 de cashback no cartão corporativo Onfly. Já os colaboradores cadastrados ganham crédito inicial de R$ 100 por vida ativa para usar na Onhappy, plataforma de bem-estar e lazer da companhia.

“Queremos mostrar às empresas, de forma prática, como a gestão digital e simplificada das despesas de viagens corporativas pode gerar eficiência e economia. Nosso objetivo é ajudar as empresas a entrarem em 2026 com a gestão organizada e sem impacto no orçamento de fim de ano”, explica Marcelo Linhares, CEO da Onfly.

Mais informações sobre as condições e o regulamento da campanha estão disponíveis em onfly.com.br/black-onfly.

Tráfego aéreo na América Latina e Caribe (ALC) cresceu 4,3% em agosto

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Tráfego aéreo
O Brasil foi o mercado que mais contribuiu para o crescimento regional em agosto, com 973 mil passageiros adicionais (+9,5% em termos comparativos). (Crédito: pixabay - divulgação)

Em agosto de 2025, o tráfego total de passageiros de, para e dentro da América Latina e Caribe atingiu 40,7 milhões de passageiros, um aumento de 4,3% em relação a agosto de 2024 (equivalente a um adicional de 1,7 milhão).

EDIÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO – com agências internacionais

De acordo com balanço enviado ao DIÁRIO pela ALTA, o tráfego intrarregional representou 81% do aumento líquido, impulsionado principalmente pelos mercados domésticos do Brasil, Argentina e Peru, que contribuíram com mais da metade do crescimento.

A oferta de voos cresceu 1,2% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade total (assentos) aumentou 2,5%, refletindo o uso de aeronaves maiores, com uma média de 160 assentos por voo em comparação com 158 em agosto de 2024[1].

Resumo dos indicadores

A capacidade medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK) cresceu 4,7% em relação ao ano anterior.

A demanda, em passageiros-quilômetros transportados (RPK), aumentou 4,8% em relação ao ano anterior.

A taxa de ocupação média foi de 85%.

No acumulado de janeiro a agosto, o tráfego aéreo na ALC atingiu 320,6 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Brasil e Argentina lideraram crescimento de passageiros

O Brasil foi o mercado que mais contribuiu para o crescimento regional em agosto, com 973 mil passageiros adicionais (+9,5% em termos comparativos). O mercado doméstico atingiu um recorde histórico em agosto (8,7 milhões de passageiros, +8,6%), sendo o mercado doméstico de crescimento mais rápido entre os seis maiores do mundo, de acordo com a IATA[2]. O segmento internacional aumentou 13,1% em relação ao ano anterior, apoiado por um aumento de 38% nas chegadas de turistas estrangeiros[3].

A Argentina também apresentou um desempenho sólido, com +14,4% em relação ao ano anterior (doméstico +10,6%, internacional +19,1%). Foi o agosto com maior tráfego da história, superando em 6% o nível de agosto de 2019. Entre janeiro e agosto, o país acumulou 21,8 milhões de passageiros (+14,7%).

México, Colômbia e Chile registraram crescimento abaixo da média regional

México, Colômbia e Chile, que ocupam respectivamente o 2º, 3º e 6º lugar na região em volume de passageiros, registraram um crescimento combinado de apenas 0,7% em relação ao ano anterior, bem abaixo da média regional.

No México, o tráfego total atingiu 10,2 milhões de passageiros (+1,3% em relação ao ano anterior), com aumentos semelhantes nos segmentos doméstico (+1,3%) e internacional (+1,2%). O tráfego com os Estados Unidos, terceiro maior par de países da região, cresceu pelo segundo mês consecutivo (+0,3% em agosto) após a queda em junho, mantendo-se praticamente estável no acumulado janeiro-agosto (-0,05% em relação ao ano anterior).

A Colômbia apresentou uma ligeira contração (-0,1% em relação ao ano anterior), com 5,06 milhões de passageiros. O mercado doméstico caiu 3,2%, enquanto o mercado internacional aumentou 4,1%, com aumentos significativos no tráfego com Equador (+14%), Brasil (+26%) e Peru (+11%). No acumulado de janeiro a agosto, o mercado interno caiu 1,9% em relação a 2024, afetado pela queda em Bogotá (-4,9%).

O Chile teve seu primeiro resultado negativo do ano em agosto de 2025 no total de passageiros (-0,2% em relação ao ano anterior). O tráfego doméstico, que representa 53% do total, caiu 2,2%, enquanto o tráfego internacional aumentou 2,2% em termos homólogos. O tráfego nas rotas domésticas secundárias (sem origem/destino em Santiago) cresceu 3,7% em termos homólogos, destacando-se as rotas Antofagasta-Concepción (+33% em termos homólogos) e Antofagasta-La Serena (+8% em termos homólogos).

“Os dados de agosto confirmam um crescimento sólido e uma tendência clara: a conectividade entre os países latino-americanos é hoje o principal motor do crescimento do tráfego aéreo. Por trás de cada ponto de crescimento existem milhares de histórias: famílias que se reúnem, empresas que se expandem e comunidades que se integram”, disse Peter Cerdá, CEO da ALTA.

Peru e Equador mantêm desempenho positivo

O Peru mobilizou 2,6 milhões de passageiros (+6,5% em relação ao ano anterior), com crescimento nos mercados doméstico (+5,1%) e internacional (+8,6%), impulsionado pelas rotas para Colômbia (+11%), Brasil (+19%) e República Dominicana (+28%). O Equador transportou 835 mil passageiros (+4,2% em termos homólogos), com um forte dinamismo no tráfego com a Colômbia (+14%). A oferta total de voos no Equador cresceu 6,1% em relação ao ano anterior, com aumentos significativos nas rotas com a Argentina (+94%)[4].

Panamá e República Dominicana impulsionam crescimento na América Central e no Caribe

Na América Central, o tráfego de e para a sub-região cresceu 7,0% em relação ao ano anterior, liderado pelo Panamá (+11,5%, 1,85 milhão de passageiros). Foi seguido por Costa Rica (+2,2%), El Salvador (+0,3%) e Guatemala (+2,4%).

No Caribe, o tráfego total aumentou 5,3%, com a República Dominicanaliderando (+6,0%, 1,7 milhão de passageiros). A Jamaica cresceu 3,6%, enquanto Cuba diminuiu 6,2%. O mercado Caribe-Estados Unidos mobilizou 2,9 milhões de passageiros em agosto (+0,6% em relação ao ano anterior) e acumulou 22,4 milhões em janeiro-agosto de 2025 (-1,1% em relação ao mesmo período de 2024)[5].

ROUBO NO LOUVRE: Uma invasão relâmpago no coração da cultura francesa

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Roubo no Louvre
O impacto simbólico foi imediato. O roubo foi classificado por autoridades francesas como “um ataque ao nosso patrimônio que tanto prezamos” (Pixabay divulgação)

Na manhã do último domingo, 19 de outubro de 2025, o célebre Musée du Louvre, em Paris, foi palco de um dos roubos mais audaciosos da história recente.

DA REDAÇÃO – com jornais internacionais
Fontes: Le Monde, Reuters, Al Jazeera, The Guardian.

Pouco depois das 9h30 — horário local — um grupo de criminosos, vestidos como operários, entrou pela fachada voltada para o rio Sena, subiu por uma plataforma elevatória com lanterna e motosserra em mãos, cortou o vidro que protegia a galeria real e, em cerca de quatro a sete minutos, subtraiu joias de valor inestimável.

As peças visadas pertenci­am à coleção da galeria de Apolo e integravam o conjunto de joias da coroa francesa — entre elas, tiaras, colares e brincos que pertenceram à Marie‑Amélie de Bourbon‑Siciles, Hortense de Beauharnais, Marie‑Louise de Habsbourg‑Lorena e à Imperatriz Eugénie de Montijo. Um dos mais icônicos objetos, a coroa da Imperatriz Eugénie, com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, foi abandonada pelos ladrões na fuga.

As peças visadas pertenci­am à coleção da galeria de Apolo e integravam o conjunto de joias da coroa francesa (Crédito: Louvre.fr)

O impacto simbólico foi imediato. O roubo foi classificado por autoridades francesas como “um ataque ao nosso patrimônio que tanto prezamos”, segundo declaração do presidente Emmanuel Macron. A galeria hellenística‑barroca da Apolo, palco das joias roubadas, é considerada o coração luminoso do museu — e o fato de ter sido invadida em pleno dia, diante de visitantes, expôs a vulnerabilidade de um dos templos da arte mundial. Le Monde.fr+1

Roubo no Louvre revelam falhas na segurança

As falhas de segurança ganham foco. As investigações iniciais revelam que os sistemas de monitoramento estavam insuficientes, que a reforma em curso no museu ofereceu acesso facilitado ao prédio e que o número reduzido de vigilantes contribuiu para o sucesso dos criminosos. Além disso, a fuga veloz em motos e a utilização de plataforma elevatória mostram planejamento e nível profissional — de pessoas escondidas sob coletes de operários a ferramentas de corte sofisticadas.

Para o público, a sensação foi de choque: milhares de visitantes tiveram que abandonar o museu abruptamente e ver o símbolo máximo da arte ocidental, a Mona Lisa, temporariamente fechada atrás das grades da pirâmide de vidro, com as autoridades patrulhando o entorno.  Já para o setor museológico, a mensagem é clara: até mesmo os gigantes da cultura podem se ver submersos no descuido e precisam repensar estratégias de proteção.

Natal Luz em Gramado celebra 40 anos com uma temporada de magia e emoção

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Natal Luz em Gramado
Com expectativa de público recorde e ocupação hoteleira próxima de 100%, o evento movimenta intensamente o turismo regional - Foto Cleiton Thiele/SerraPress

Natal Luz em Gramado já começou e, com ele, a cidade da Serra Gaúcha se transforma novamente em um universo de sonhos e encantamento.

DA REDAÇÃO com assessorias

A cada esquina, a atmosfera natalina pulsa com intensidade: são luzes cintilantes, músicas envolventes e um clima de celebração que toma conta de moradores e visitantes. Em 2025, o evento celebra suas quatro décadas de história com uma programação espetacular que combina tradição, emoção e inovação.

Natal Luz na Serra Gaúcha

Em seu 40º aniversário, o Natal Luz em Gramado reafirma sua posição como o maior espetáculo natalino do Brasil — e talvez, da América do Sul. A programação traz de volta atrações icônicas como o Grande Desfile de Natal, concertos ao ar livre, projeções mapeadas e desfiles temáticos, agora com toques modernos que prometem surpreender até os visitantes mais assíduos.

A decoração da cidade é um espetáculo à parte. Árvores monumentais, guirlandas reluzentes e ornamentos delicadamente distribuídos criam uma paisagem digna de contos de fadas. Gramado respira Natal — e cada detalhe foi pensado para emocionar. Dos espetáculos no Lago Joaquina Rita Bier à charmosa Rua Coberta, tudo convida à imersão nessa celebração mágica.

Natal Luz em Gramado movimenta turismo e emociona gerações

A celebração dos 40 anos também presta homenagem àqueles que ajudaram a construir essa história: artistas, produtores, moradores e amantes do Natal. Com expectativa de público recorde e ocupação hoteleira próxima de 100%, o evento movimenta intensamente o turismo regional, a gastronomia local e toda a cadeia de hospitalidade.

Mais do que uma festa, o Natal Luz é um presente para quem acredita na magia do Natal. Em meio a luzes, canções e memórias afetivas, Gramado consolida seu posto como o destino natalino por excelência — um refúgio de beleza, tradição e esperança.

Serviço:

  • Local:

  • Ingressos: À venda pelo site oficial www.natalluzdegramado.com.br ou pontos autorizados

  • Programação: Shows, desfiles, experiências gastronômicas e atividades culturais para todas as idades

  • Informações: (54) 3050-1450 | Redes sociais: @NatalLuzGramado

Realização: Ministério da Cultura, Gramadotur e Prefeitura de Gramado
Patrocínio: Bradesco (Apresentação), Gav Resorts (Master), Coca-Cola e Bradesco Seguros (Copatrocínio), entre outros.

 

Azul revela lista curiosa de objetos esquecidos em voos em 2025

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Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul - objetos esquecidos em voos
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

Perder um fone de ouvido, um documento ou até uma dentadura durante a viagem parece improvável — mas acontece. Segundo levantamento da Azul Linhas Aéreas, mais de 3,6 mil objetos esquecidos em voos da Azul foram registrados entre janeiro e julho deste ano.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O número inclui itens deixados dentro das aeronaves, em balcões de check-in e outras áreas sob responsabilidade da companhia. No mesmo período de 2024, o total chegou a 3.794 objetos perdidos. Todos passam pelos setores de bagagens presentes em mais de 100 aeroportos atendidos pela empresa.

Entre os aeroportos com maior número de objetos esquecidos em voos da Azul, Viracopos (Campinas) lidera o ranking, seguido por Confins (Belo Horizonte), Recife, Brasília e Curitiba.

Os itens mais comuns são documentos, fones de ouvido, óculos, necessaires e bolsas. Mas há também casos curiosos: a equipe da Azul já encontrou um rolo de papel higiênico com dedicatória — “Para Lulu, com carinho” — no aeroporto de Guarulhos, além de dentaduras, muletas, acessórios íntimos e até uma tampa de panela. Em média, 95% dos itens não são recuperados pelos passageiros.

“Os meses com mais ocorrências coincidem com o período de férias, quando o movimento nos aeroportos é mais intenso. Nossos tripulantes são orientados a encaminhar todos os itens para o setor de bagagem, mantendo o cuidado e a atenção com o cliente”, afirma Diogo Youssef, diretor de Aeroportos da Azul.

De acordo com a Anac e com o contrato aéreo da empresa, a responsabilidade pelos pertences pessoais é do próprio passageiro. Mesmo assim, a Azul mantém uma política de zelo: os objetos esquecidos em voos da Azul ficam guardados no aeroporto onde foram encontrados por 30 dias. Depois, seguem para o depósito da companhia em Viracopos, onde permanecem por mais 60 dias.

Passado o prazo de 90 dias, os itens não reclamados são doados a instituições de caridade ou descartados de forma adequada.

Quem esquecer um item pessoal pode procurar o balcão da Azul no aeroporto de desembarque, munido de informações do voo — número, data, assento e descrição detalhada do objeto. Também é possível registrar o caso via Azul Center ou chat online.

A empresa reforça que não cobra taxas pelo serviço e que todos os objetos esquecidos em voos da Azul são tratados com segurança e responsabilidade, reafirmando o compromisso da companhia com a qualidade no atendimento. Saiba mais no site.

Air France aposta em Yann Couvreur e eleva a confeitaria a bordo da cabine Business

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Air France
O renomado confeiteiro francês desenvolveu cinco criações exclusivas que agora fazem parte da experiência gastronômica na cabine Business da companhia aérea. (divulgação Air France)

Air France dá um novo sabor às suas viagens de longa distância com a chegada de sobremesas assinadas por Yann Couvreur.

O renomado confeiteiro francês desenvolveu cinco criações exclusivas que agora fazem parte da experiência gastronômica na cabine Business da companhia aérea.

DA REDAÇÃO com assessorias.

Combinando ingredientes sazonais e técnicas refinadas, as novas sobremesas traduzem a sofisticação da pâtisserie francesa. Entre elas, destaque para a mousse de chocolate amargo com toque de sal e a compota de pera com mousse de amêndoas.

A novidade será implementada gradualmente nos próximos seis meses, em voos de longa distância com partida de Paris. Um deleite que transforma cada refeição a bordo em um verdadeiro ritual de sabor.

Essa colaboração faz parte da estratégia da Air France de valorizar a gastronomia francesa no alto-mar, convidando grandes nomes da culinária para enriquecer a experiência dos passageiros.

Air France
A novidade será implementada gradualmente nos próximos seis meses, em voos de longa distância com partida de Paris (Crédito: divulgação Air France)

Desde 2023, a companhia confia suas sobremesas da Business a chefs renomados. Agora, com Yann Couvreur, a tradição continua com criações modernas, elegantes e surpreendentes.

“Quero levar o sabor dos produtos franceses ao mundo”, diz Couvreur, ao apresentar sua sobremesa de biscoito crocante com ganache e mousse aerada de chocolate amargo.

O confeiteiro, que iniciou sua carreira nos bastidores de hotéis estrelados, hoje comanda sua própria rede de pâtisseries em Paris e outras cidades como Miami, Dubai e Doha.

Com essa união, a Air France reafirma sua missão: oferecer experiências excepcionais que refletem o savoir-faire francês — dentro e fora do prato.

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