sexta-feira, maio 9, 2025
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Emissão de vistos americanos para brasileiros cai 0,65% em 2024

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Pesquisa inédita da consultoria Viva América mostra que, apesar da queda, volume de concessões é o segundo maior da história; crescimento de green card indica fuga de cérebros - Foto: Pixabay

Em 2024, o Brasil ocupou a terceira posição entre os países com maior número de vistos americanos emitidos. Foi concedido um total de 1,151 milhão de autorizações a brasileiros, o que representa uma leve diminuição de 0,65% em relação ao ano anterior. As únicas nações que superaram esse número foram o México, com 2,5 milhões, e a Índia, com 1,4 milhão. A lista dos cinco primeiros lugares é finalizada pela China, com 975 mil vistos, e pela Colômbia, que obteve 511 mil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os dados fazem parte da edição mais recente da pesquisa “Os vistos americanos mais concedidos para brasileiros”, realizada anualmente pela Viva América, consultoria imigratória especializada em serviços para quem quer estudar, trabalhar ou morar nos EUA.

“A emissão de vistos americanos para brasileiros registrou valores bem elevados no primeiro semestre, dando a entender que ultrapassaria o recorde de 2023. Contudo, a média de expedições dos documentos caiu a partir do segundo semestre, impedindo que uma nova máxima histórica fosse registrada”, diz Rodrigo Costa, CEO da Viva América, destacando que as emissões para brasileiros representam 10,3% dos 11,8 milhões de vistos concedidos pelo governo estadunidense no período.

O executivo explica ainda que a queda no segundo semestre não é incomum e não está relacionada à eleição de Donald Trump, cujo resultado foi confirmado em novembro do ano passado. “Não houve mudança na política consular de emissão de vistos no período. Como a variação foi muito pequena, fatores como folgas extras, feriados prolongados e, com certeza, o período de quase dois meses em que o consulado de Porto Alegre ficou fechado por causa das enchentes na região pode ter impactado o resultado.”

A pesquisa foi elaborada a partir de relatórios oficiais do Departamento de Estado americano, que administra a emissão de vistos em todos os consulados e embaixadas dos EUA ao redor do mundo.

Com mais de 568 mil emissões, o consulado de São Paulo foi o terceiro posto diplomático dos EUA que mais processou vistos em 2024, atrás apenas do consulado de Monterrey, no México, e da embaixada na capital mexicana. O consulado do Rio de Janeiro ficou na 16ª colocação, seguido por Brasília (20ª), Porto Alegre (25ª) e Recife (31ª).

Os vistos queridinhos

De acordo com a pesquisa da Viva América, 81 vistos diferentes – entre temporários e imigratórios – foram concedidos a brasileiros em 2024. A liderança, claro, ficou com o visto de turismo e negócios (conhecido como B1/B2), que registrou 1,088 milhão de emissões – maior volume da história e equivalente a 94,5% de todos os vistos dados a nacionais do Brasil.

“O Brasil historicamente é um dos dez países que mais enviam turistas aos EUA. Mesmo com a alta do dólar que vimos nos meses finais do ano passado, não é algo que costuma afetar o apetite do brasileiro pelos destinos norte-americanos”, analisa o CEO da Viva América.

De janeiro a novembro de 2024, segundo os dados mais recentes do Escritório de Turismo e Viagem dos EUA, 1,68 milhão de brasileiros viajaram ao país, passando pelo menos uma noite. Já é um número superior aos 1,62 milhão de 2023 inteiro e o maior volume desde 2019 (2,2 milhões).

Os vistos de intercâmbio (J-1) e de estudante (F-1) foram, respectivamente, o segundo e o terceiro mais concedidos para brasileiros em 2024, com 11,3 mil e 7,2 mil autorizações expedidas.

Com 41.704 alunos matriculados em escolas, universidades e programas de intercâmbio dos Estados Unidos, o Brasil é o 5º país com mais estudantes internacionais em instituições de ensino americanas. Trata-se do maior volume já registrado, segundo um levantamento da Viva América a partir de dados do programa Open Doors. Ao mesmo tempo, o País é o 4º com pesquisadores ou professores convidados atuando em instituições de ensino superior dos EUA, de acordo com dados da AG Immigration. Também é o maior dado da série histórica.

“Enquanto os alunos vão estudar com os vistos F ou M, esses pesquisadores geralmente entram nos EUA com o visto J”, explica Costa.

Aparecem ainda nas primeiras colocações os vistos L-1 – destinados a executivos de empresas brasileiras que são transferidos para os EUA ou empreendedores que vão abrir um negócio em solo americano – e L-2, para os dependentes (cônjuge e filhos) de L-1.

Fuga de cérebros

Em 2024, foram registrados recordes na emissão de 20 tipos de vistos para brasileiros. Chama atenção no levantamento da Viva que metade destes vistos são permanentes, ou seja, concedem o green card ao portador. É o caso do EB-2, destinado a profissionais com habilidades acima da média, e o EB-1, para pessoas com habilidades extraordinárias. Foram emitidos, respectivamente, 2.302 e 491 vistos. “É um cenário de fuga de cérebros que já vínhamos observando”, pontua Costa.

Entre os vistos que tiveram emissão recorde também estão o H-1B, destinado a talentos em áreas que exigem alto nível de especialização profissional, e o O-1, para imigrantes com habilidades extraordinárias.

“Diferentemente do EB-2 e o EB-1, os vistos H-1B e O-1 são temporários, ou seja, permitem que o estrangeiro fique uma quantidade determinada de anos nos EUA. Contudo, sabemos que a maioria deles acaba depois pedindo o green card e ficando de vez no país”, observa o CEO da Viva América, que há mais de dez anos vive na Flórida.

Vistos dos EUA mais emitidos para brasileiros em 2024

1. B1/B2 (turismo e negócios): 1.088.407

2. J-1 (intercâmbio): 11.350

3. F-1 (estudo): 7.266

4. L-2 (dependentes de L-1): 6.843

5. L-1 (transferência de executivos e abertura de empresas): 4.868

6. C-1/D (tripulantes): 4.814

7. A-2 (diplomatas): 3.326

8. B-1 (negócios): 3.071

9. EB-2 (habilidades acima da média): 2.302

10. H-1B (profissionais altamente especializados): 1.947

11. O-1 (habilidades extraordinárias): 1.722

12. J-2 (dependentes de J-1): 1.512

13. F-2 (dependentes de F1): 1.287

14. H-4 (dependentes de H-1B): 1.181

15. K-1 (noivos de cidadãos americanos): 1.104

A pesquisa completa dos vistos americanos mais concedidos para brasileiros em 2023 pode ser acessada no site do Viva América.

Mapa do Turismo tem nova nomenclatura para a categorização das cidades

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Com a mudança, as localidades passam a ser denominadas como “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027 - Crédito: Ministério do Turismo
Com a mudança, as localidades passam a ser denominadas como “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027 - Crédito: Ministério do Turismo

No último dia (6) ocorreu a atualização dos nomes das categorias das cidades que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, alinhando-se assim à sua vocação turística. Antes identificadas pelas letras A, B, C, D e E, as localidades agora serão agrupadas em três novas categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. Essa mudança está em conformidade com as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, destacando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor nos próximos anos.

“A nova nomenclatura representa um avanço importante para o setor. Com critérios mais claros e alinhados à realidade de cada município, conseguiremos direcionar melhor as políticas públicas, fortalecer os destinos e impulsionar o turismo de forma mais estratégica. O objetivo é que que cada cidade receba o suporte adequado para desenvolver seu potencial e gerar ainda mais oportunidades para a economia e a população”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Os “municípios turísticos”, que atualmente estão classificados nas categorias A e B do Mapa do Turismo, são aqueles que recebem os maiores volumes de visitantes e oferecem as principais atrações e serviços do setor. Por outro lado, os “municípios com oferta turística complementar” (anteriormente nas categorias C e D) apresentam atrativos e serviços que enriquecem a oferta da região. Já os “municípios de apoio ao turismo” (atualmente na categoria E) não possuem um fluxo turístico significativo ou apresentam apenas um movimento reduzido, mas se beneficiam dessa atividade ao fornecer mão de obra, serviços ou produtos relacionados ao setor para as cidades com oferta complementar.

A adesão ao Mapa está disponível para qualquer município brasileiro que cumpra os critérios estabelecidos em um Ato Normativo do Ministério do Turismo, desenvolvido em colaboração com as Unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal têm a possibilidade de incluir requisitos adicionais, que também precisam ser seguidos. Essa ferramenta é fundamental para acompanhar o desempenho econômico do turismo nas cidades. Além disso, ela oferece suporte para a formulação de políticas públicas e para a alocação de recursos federais.

Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:

• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;

• Contar com uma Lei Orçamentária específica;

• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;

• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;

• Assinar um termo de compromisso;

• Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico, disponível em www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

PNT 2024/2027

Além da reestruturação na classificação do Mapa do Turismo, o novo Plano Nacional do Turismo estabelece metas ambiciosas para o setor nos próximos três anos. Dentre essas metas, destacam-se o aumento do número de viagens nacionais de 93 milhões para 150 milhões, além de alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e gerar receitas de US$ 8,1 bilhões provenientes de estrangeiros.

O documento apresenta a visão, princípios, eixos de atuação e objetivos para o desenvolvimento do setor durante esse período, e também prevê um incremento de 2 milhões para 3 milhões no número de empregos formais no turismo nacional. Outra meta é ultrapassar a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais, com a ambição de atingir 10 milhões.

Os fundamentos definidos para a execução do PNT incluem cooperação e regionalização, promoção do desenvolvimento e inclusão produtiva de indivíduos, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da ampliação do acesso ao turismo. Em sua visão para 2027, o Plano busca colocar o Brasil como um “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.

Fonte: Ministério do Turismo

LATAM anuncia rota Rio de Janeiro – Buenos Aires na alta temporada de inverno

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Foto: site oficial da LATAM
Entre 23 de junho e 31 de agosto, rota Galeão-Ezeiza contará com voo diário em aeronave Airbus A320 (174 passageiros) - Foto: site oficial da LATAM

A LATAM Airlines Brasil vai operar novamente a rota Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza de forma sazonal entre 23 de junho e 31 de agosto. A última vez que a companhia operou o voo foi em março de 2024. A rota na alta temporada contará com voo diário em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 12 clientes na cabine Premium Economy e 162 na Economy) e deve transportar cerca de 20 mil passageiros, facilitando o acesso dos argentinos às praias do Rio de Janeiro em período de inverno no hemisfério Sul.

Segundo nota enviada pela assessoria da companhia ao DIÁRIO DO TURISMO, a LATAM também vai operar na alta temporada de junho a agosto as rotas São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Aeroparque (35 voos semanais), São Paulo/Guarulhos – Buenos Aires/Ezeiza (5 voos semanais), São Paulo/Guarulhos – Mendoza (4 voos semanais) e São Paulo/Guarulhos – Bariloche (7 voos semanais).

As passagens aéreas estão disponíveis no site oficial e demais canais da LATAM.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, Cargo Colômbia e Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Club Med anuncia campanha de neve na Europa, Canadá e Ásia

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Club Med Serre Chevalier - Foto: divulgação
Club Med Serre Chevalier - Foto: divulgação

Após uma bem-sucedida temporada de ski em 2024/2025, o Club Med está se preparando para a sua principal campanha de vendas de pacotes para a neve deste ano. Com a intenção de facilitar o planejamento e a organização das férias em família dos hóspedes, a rede de resorts all-inclusive anunciou o lançamento de uma promoção especial. Entre os dias 25 e 28 de março, será possível adquirir diárias com até 30% de desconto para todas as suas unidades de montanha na Europa, no Canadá e na Ásia, diretamente no site, para viagens programadas entre dezembro de 2025 e maio de 2026.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com 21 opções de resorts de neve espalhados pelo mundo, em destinos como França, Suíça, Itália, Canadá, China e Japão, um dos destaques da rede este ano são os pacotes para o Club Med Serre Chevalier. O resort foi reaberto em dezembro de 2024, após uma grande renovação de mais de 50 milhões de euros, para proporcionar aos hóspedes uma experiência de serviços e produto ainda mais premium, mais sofisticada.

Em 2024, o Club Med levou mais de 25 mil brasileiros para seus resorts de neve (aumento de 23% em comparação com 2023). Apenas no 1° semestre de 2024, os resorts de neve já representavam mais de 45% do volume de negócios do Club Med. Dentre os destinos mais procurados pelos brasileiros no último ano, estão: Tignes, Les Arcs Panorama, Alpe D’Huez e Val Thorens.  A expectativa é ainda maior para a temporada 2025 / 2026.

“Estamos felizes em anunciar mais uma grande campanha de venda de pacotes de neve voltada para o público brasileiro. Ano após ano, os resultados e a demanda por destinos de ski só vem aumentando. Temos muito orgulho em nos consolidar cada vez mais no segmento de neve, levando a experiência premium all-inclusive do Club Med para os nossos hóspedes, diretamente dos melhores destinos de montanha do mundo. Dentre os nossos diferenciais, posso destacar as facilidades, incluindo ski pass e tudo planejado para uma experiência fluida e sem preocupações. Além, é claro, de atividades adaptadas para todas as idades e públicos, experiência gastronômica riquíssima e uma atmosfera festiva, que proporciona momentos inesquecíveis”, conta Janyck Daudet, CEO do Club Med para a América Latina.

Promoção neve Club Med - Foto: divulgação
Promoção neve Club Med – Foto: divulgação

Sobre o Club Med

Fundado em 1950 por Gérard Blitz, ao qual se juntou mais tarde Gilbert Trigano, o Club Med inventou os conceitos de clube de férias all inclusive e de cuidados infantis, com a criação do Mini Club em 1967. Com operações em 40 países ao redor do mundo e cerca de 70 resorts Premium e Exclusive Collection espalhados por todos os continentes, o Club Med oferece uma experiência de férias tranquila em destinos e locais excepcionais. No Brasil, a rede possui três villages em operação – o Club Med Lake Paradise (Mogi das Cruzes, SP), o Club Med Rio das Pedras (Mangaratiba, RJ) e o Club Med Trancoso (Bahia) – e futuramente, o Club Med Gramado (Rio Grande do Sul). É também a marca que mais leva brasileiros para esquiar na Europa, com um portfólio de 16 resorts na neve, em destinos como França, Itália e Suíça.

Com o apoio do acionista Fosun Tourism Group e a implementação bem-sucedida de sua estratégia de reposicionamento, o Club Med é líder mundial em férias Premium All Inclusive e experiências para famílias e casais. O Club Med emprega quase 25.000 Gentis Organizadores (G.O) e Gentis Empregados (G.E) globalmente, representando 110 nacionalidades. Para mais informações acesse o site.

Affinity Seguro Viagem amplia equipe comercial no Nordeste

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Affinity Seguro Viagem
Vanessa Matos é uam das novas contratadas da Affinity Seguro Viagem (Divulgação Affinity)

O Affinity Seguro Viagem segue expandindo sua atuação no Brasil e anuncia a chegada de três novos executivos para fortalecer sua equipe comercial no Nordeste. A iniciativa visa ampliar a presença da empresa na região e intensificar o relacionamento com agentes de viagens e parceiros estratégicos do setor.

Novos reforços na Bahia

Na Bahia, sob a liderança do gerente Nilton Silva, dois novos executivos comerciais passam a integrar o time: Leandro Matos e Vanessa Matos.

Com 25 anos de experiência no trade turístico, Leandro acumula passagens por grandes operadoras, como CVC, Maktour, Prime, Iberoservice, MasterOp e Visão Operadora. Ele atuou em diversas áreas, incluindo atendimento a agências, supervisão de produtos e coordenação comercial. “Estou muito feliz e otimista em agregar experiência ao time Affinity e aprender mais sobre o universo do seguro viagem, contando sempre com a parceria dos agentes”, afirma.

Já Vanessa Matos possui uma trajetória de 22 anos no setor, com atuação em companhias aéreas, consolidadoras e agências de viagens. “Fico muito feliz em fazer parte do novo time da empresa! Estou ansiosa para contribuir com minhas habilidades e experiências adquiridas ao longo desses anos. Juntos, vamos enfrentar desafios, alcançar objetivos e transformar ideias em resultados concretos”, destaca.

Pernambuco e Alagoas também ganham reforço

O time do Affinity Seguro Viagem também ganha um novo nome para os mercados de Pernambuco e Alagoas. Ricardo Sousa assume como executivo comercial na região, trazendo consigo 20 anos de experiência no setor, com passagens por empresas como Flytour, Ancoradouro e FRT Operadora.

“Estou muito feliz por fazer parte do time Affinity. Com a experiência adquirida ao longo dos anos, espero contribuir para o crescimento e sucesso da empresa, buscando trazer bons negócios, inovação e excelência”, ressalta Ricardo.

Expansão e fortalecimento da marca

Para o CEO do Affinity Seguro Viagem, Marilberto França, a contratação dos novos executivos reforça o compromisso da empresa com a expansão e qualidade no atendimento.

“O Nordeste é um mercado estratégico para o Affinity, e a chegada de Leandro, Vanessa e Ricardo fortalece nossa equipe com profissionais experientes e qualificados. Estamos confiantes de que eles vão agregar muito ao nosso crescimento e ao relacionamento com os agentes de viagem”, destaca o executivo.

Com essa iniciativa, o Affinity Seguro Viagem reafirma sua estratégia de fortalecimento da marca no Brasil, garantindo suporte e proximidade cada vez maior com seus parceiros comerciais.

Os contatos dos novos executivos são: Leandro Matosleandro@affinityseguro.com.br; Vanessa Matosvanessa@affinityseguro.com.br; Ricardo Sousaricardosousa@affinityseguro.com.br

Henrique Pena e a sofisticação do Wish Hotel da Bahia: tradição, inovação e compromisso com a sustentabilidade

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Wish Hotel da Bahia
Henrique Pena, gerente geral do Wish Bahia: "zelo com o colaborador, atenção dedicada ao hóspede, e foco em resultados para os investidores" (Crédito: Paulo Atzingen - DT)

Entre uma xícara de café e as delícias do café da manhã do Wish Hotel da Bahia, o jornalista Paulo Atzingen, editor do DIÁRIO DO TURISMO, conversou com Henrique Pena, gerente geral do hotel. Com pouco mais de um mês à frente da gestão, Pena compartilhou sua visão sobre o papel do Wish no cenário hoteleiro da capital baiana, abordando desde a valorização do patrimônio cultural até as estratégias que garantem a sustentabilidade econômica do empreendimento.

Durante a entrevista, Henrique destacou como o hotel equilibra o turismo de lazer e o corporativo, consolidando-se como um destino sofisticado para diferentes perfis de hóspedes. Além disso, ressaltou os esforços do Grupo Wish em práticas ESG, como a eficiência energética e o incentivo a fornecedores locais. A conversa também revelou a importância do legado artístico do hotel, que abriga um acervo de obras de grandes nomes como Carybé e Di Cavalcanti, além de experiências exclusivas como o “Café com Historiador”, que encantam os visitantes.

Com um olhar atento à excelência e à inovação, Henrique Pena conduz o Wish Hotel da Bahia a um futuro promissor, mantendo viva sua história e aprimorando sua posição como um dos mais importantes ícones da hotelaria nacional.

A força do Grupo Wish no mercado hoteleiro da capital baiana

O destino Salvador é quase unanimidade neste verão, sendo eleito, segundo o Ministério do Turismo, o mais desejado pelos brasileiros. Além disso, a cidade tem atraído um número crescente de estrangeiros, especialmente italianos e espanhóis. Henrique ressalta que o Grupo Wish tem contribuído diretamente para esse desenvolvimento, investindo no patrimônio histórico e elevando o nível da experiência oferecida aos visitantes. Segundo ele, o hotel se posiciona como um marco da arquitetura urbanista e detém o maior acervo cultural da região.

Restaurante Genaro por Vini Figueira com o mural de Genaro de Carvalho (1950)
Restaurante Genaro por Vini Figueira

O perfil dos hóspedes: entre negócios e lazer

Localizado estrategicamente no coração de Salvador, o Wish Hotel da Bahia atrai diferentes perfis de hóspedes ao longo do ano. Pena explica que, em períodos normais, o público corporativo e os participantes de eventos são predominantes. No entanto, a busca por lazer tem crescido consideravelmente, com turistas interessados não apenas nas praias paradisíacas da cidade, mas também na sua riqueza cultural e gastronômica. O hotel, segundo o gerente, também tem sido uma escolha recorrente de artistas, dada sua relevância histórica.

Compromisso ambiental, social e de governança (ESG)

O Wish Hotel da Bahia tem implementado diversas práticas de sustentabilidade, alinhadas às diretrizes ESG. Henrique cita, entre as iniciativas, programas de eficiência energética, reciclagem de resíduos e redução de desperdício alimentar. Além disso, destaca o incentivo ao uso de fornecedores locais, promovendo o desenvolvimento econômico regional. O executivo antecipa ainda que o Grupo Wish lançará, em 2025, uma plataforma ESG própria, que promete inovar a gestão sustentável dos empreendimentos.

O amplo Lobby do Wish Hotel da Bahia
Wish Hotel da Baahia
Quadros de Pierre Verger no apartamento em que fiquei hospedado

Equilibrando lazer e turismo corporativo

Apesar da força do turismo de lazer no Nordeste, o Wish Hotel da Bahia mantém um posicionamento sólido no segmento corporativo. Com um centro de convenções estruturado e um calendário de eventos bastante disputado, o hotel se tornou referência para grupos e encontros empresariais. Além disso, sua localização privilegiada e a qualidade das instalações reforçam seu apelo para o público corporativo.

Os aprendizados da pandemia e a hotelaria pós-crise

A pandemia trouxe mudanças significativas para a hotelaria, e Henrique destaca que o Wish Hotel da Bahia soube transformar desafios em aprendizados. Ele lembra que, durante o período crítico, os hotéis do grupo receberam o selo Clean & Safe, emitido pelo Hospital Sírio-Libanês. Muitas das práticas adotadas para garantir higiene e segurança foram incorporadas definitivamente à operação diária, garantindo padrões mais elevados de atendimento.

Obra de Carybé com o detalhe de Zumbi dos Palmares

Diferenciais que elevam a visibilidade do hotel no cenário nacional e internacional

O Wish Hotel da Bahia se destaca não apenas pela excelência em serviços, mas também pelo seu valor histórico e cultural. Pena menciona algumas experiências exclusivas oferecidas aos hóspedes, como o “Café com Historiador”, apresentado por Rafael Dantas, e o Natin Spa, que proporciona momentos de relaxamento sofisticado. Além disso, o hotel abriga um acervo artístico impressionante, com obras de Carybé, Genaro de Carvalho, Di Cavalcanti e a maior coleção de Pierre Verger fora da fundação.

O desempenho comercial do hotel também reforça seu prestígio. Em 2024, a média de ocupação anual foi de 70%, um número expressivo para o mercado baiano. O executivo explica que essa alta ocupação é resultado de estratégias de marketing bem planejadas, campanhas promocionais e ações especiais para feriados e eventos como Carnaval, Natal e Réveillon.

Wish Hotel da Bahia
Assim como o Copacabana Palace é para o Rio de Janeiro, o Wish Hotel da Bahia é um sí­mbolo da hotelaria e da sofisticação baiana (Crédito das fotos: Paulo Atzingen)

Sustentabilidade econômica e competitividade no mercado hoteleiro

Henrique enfatiza que o Wish Hotel da Bahia é um empreendimento consolidado na cidade e conta com uma base fiel de clientes. A estratégia de vendas é estruturada ao longo do ano, levando em consideração os principais eventos da cidade e as demandas sazonais do turismo. A identificação precisa do público-alvo e a comunicação eficiente em múltiplos canais são pilares da sustentabilidade econômica do hotel.

Henrique Pena, gerente geral do Wish Hotel da Bahia

A trajetória do gestor

Formado em hotelaria pela FUMEC, com MBAs em Gestão Empresarial e Hotelaria de Luxo, Henrique Pena possui ampla experiência no setor. Sua trajetória inclui passagens por redes renomadas como Posadas, Accor, Meliá, Bourbon e Atlantica. Além disso, já integrou a equipe de marketing do Shopping Villa Lobos, da BR Malls. Com um perfil voltado para resultados financeiros, excelência nos serviços e desenvolvimento de equipe, ele acredita que seus valores se alinham perfeitamente à cultura organizacional do Grupo Wish.

Roland de Bonadona: um dos 20 hoteleiros que constroem a hotelaria do Brasil

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Roland de Bonadona
Roland de Bonadona, hoteleiro francês que escolheu o Brasil para trabalhar e viver (Crédito: divulgação)
O hoteleiro Roland de Bonadona será um dos integrantes da edição especial da Revista Paysage – “20 Hoteleiros que Constroem a Hotelaria do Brasil”, que será lançada em abril, mês dos 20 anos do DIÁRIO DO TURISMO
Roland de Bonadona compartilha sua trajetória e visão sobre o setor. Sua paixão pela hotelaria começou nos anos 80, quando ingressou no Grupo Accor, consolidando-se como líder no desenvolvimento da marca Sofitel. Na entrevista ele destaca a importância de grandes mentores, como Louis Bouyer e Sébastien Bazin, que moldaram sua visão estratégica. Sua chegada ao Brasil, motivada por um fascínio pelo país e pela música brasileira, aconteceu em um momento de crise econômica, reforçando sua admiração pela resiliência do povo brasileiro.
Para Bonadona, a hotelaria ensina que nada é impossível para uma equipe motivada por um líder com visão clara e honesta. Olhando para o futuro, ele acredita que a digitalização e a automação transformarão o setor, mas a hospitalidade brasileira continuará sendo seu grande diferencial.

José Ozanir: Sustentabilidade e inovação à frente do hotel & Golfe Clube dos 500

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Hotel & Golfe Clube dos 500
José Ozanir Castilhos: "O Clube dos 500 intensificou suas ações de sustentabilidade com a modernização das instalações e foco no meio ambiente. Substituiu quase 100% das lâmpadas por LEDs e analisa a compra de energia limpa no Mercado Livre. "

O Hotel & Golfe Clube dos 500, em Guaratinguetá, sob a liderança de José Ozanir, tem se destacado pela implementação de práticas sustentáveis, fortalecimento do vínculo com a comunidade local e aprimoramento contínuo de seus serviços e infraestrutura. Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, Ozanir compartilhou as principais iniciativas do resort, que vão desde a modernização tecnológica e investimentos em ESG até a valorização do legado artístico e cultural do hotel, que conta com obras de mestres como Di Cavalcanti, Burle Marx e Oscar Niemeyer.

Além de consolidar sua excelência em hospitalidade e gastronomia, o Clube dos 500 avança com projetos para ampliar sua capacidade de eventos, implementar um museu de carros antigos e reforçar a experiência do hóspede com serviços exclusivos, como um espaço kids de 440 m² e uma nova suíte dedicada a lua de mel.

ESG na hotelaria – Práticas sustentáveis recentes

Estamos trabalhando com dedicação para manter nosso ambiente impecável, do campo de golfe ao Bosque dos Eucaliptos. Fizemos a substituição de quase 100% das lâmpadas por LED, mais econômicas e sustentáveis, e estamos analisando a compra de energia limpa no Mercado Livre. O campo de golfe recebeu aeração com equipamentos especializados e replantamos árvores que envelheceram ou caíram com o tempo. Também revitalizamos o Bosque dos Eucaliptos com dezenas de novas mudas. Nossa horta orgânica foi reestruturada, com melhorias nas trilhas internas para facilitar os tours dominicais, muito apreciados por adultos e crianças. Além disso, implantamos a compostagem, garantindo adubo orgânico para nossos jardins e nossa horta.

Impacto social – Apoio à comunidade e colaboradores

Valorizamos muito nossa relação com a comunidade. Por isso, abrimos nossa capela para cerimônias abertas duas vezes ao mês e oferecemos espaço para catequese infantil, em parceria com a paróquia local. Sempre priorizamos a contratação de profissionais da região, o que gerou um aumento de 20% no nosso quadro de funcionários nos últimos dois anos. Também apoiamos cursos profissionalizantes da região, como confeitaria, guias de turismo e coordenação de eventos. Além disso, recebemos alunos para visitas técnicas, palestras e formaturas, contribuindo com a formação de novos profissionais.

Gestão hoteleira – Desafios superados

Desde que cheguei, trabalhei para padronizar nossos serviços com a criação de manuais de procedimentos e revisões constantes para melhorar a qualidade do atendimento. Fizemos diversas reformas estruturais no back office, incluindo modernização elétrica e hidráulica. Também investimos na ampliação do quadro de pessoal nas áreas de eventos e marketing, acelerando nosso crescimento e garantindo excelência em gastronomia, hotelaria e organização de eventos.

Hotel & Golfe Clube dos 500

Modernização vs. preservação – Cuidado com o patrimônio histórico

Preservar nosso legado cultural é uma prioridade. Cuidamos com zelo do painel de Di Cavalcanti, do paisagismo de Burle Marx e da arquitetura de Oscar Niemeyer, verdadeiros patrimônios que tornam nosso hotel único. Estamos avaliando propostas para revitalizar essas obras, que são nosso orgulho. Nosso campo de golfe, projetado por campeões mundiais, também recebe manutenção constante para preservar sua beleza natural e seu valor histórico.

Novo posicionamento – Consolidação entre os melhores resorts do Brasil

Estamos focados em encantar nossos hóspedes e transformar cada estadia em uma experiência memorável. Esse esforço tem rendido frutos: somos líderes regionais no TripAdvisor e mantemos avaliações acima da média em plataformas como Booking, Expedia e Google. Ampliamos nossa capacidade em 24%, com novas suítes modernas, incluindo uma exclusiva para lua de mel, muito procurada para as cerimônias que realizamos aqui. Recentemente, inauguramos um espaço kids de 440 m², com monitores especializados, e o Restaurante Magnólia, perfeito para eventos gastronômicos. Mantemos uma ampla estrutura de lazer, com piscinas, saunas, pizzaria com forno à lenha e sessões de yoga aos domingos.

Hotel & Golfe Clube dos 500

Tecnologia – Digitalização e humanização do atendimento

A tecnologia tem sido uma aliada fundamental para aprimorar a experiência do hóspede. Utilizamos um sistema operacional nacional integrado ao nosso motor de reservas. Realizamos avaliações online em tempo real durante a hospedagem, resolvendo qualquer demanda de imediato. Também investimos no atendimento personalizado nas redes sociais, com respostas humanizadas e atenção especial às interações.

Gastronomia – Novidades e tendências

Nossa gastronomia é um diferencial. Trabalhamos com o regime de pensão completa (FAP) e não cobramos pelas crianças até 10 anos hospedadas com os pais. O Restaurante Di Cavalcanti oferece uma experiência gourmet, com pratos criativos e apresentação refinada. Para momentos especiais, temos o Restaurante La Cave, um espaço exclusivo com 20 lugares e serviço menu confiance, ideal para celebrações intimistas. Nosso orgulho é a carta de vinhos, feita em parceria com a Grand Cru, destacando rótulos nacionais de vinícolas brasileiras de prestígio.

Futuro do hotel – Novidades e investimentos previstos

Temos grandes planos para os próximos anos. Em 2025 e 2026, reformaremos duas alas de suítes, com renovação completa de mobiliário e equipamentos. Também estamos construindo um museu permanente de carros antigos, que será um atrativo cultural único. Além disso, vamos ampliar nossa estrutura de eventos, com novos espaços para congressos e seminários. Acreditamos que hotéis precisam se reinventar constantemente. Com essas mudanças, continuaremos oferecendo experiências excepcionais aos nossos hóspedes, gerando satisfação para sócios, investidores e clientes.

Hotel & Golfe Clube dos 500
José Ozanir: “Temos grandes planos para os próximos anos. Em 2025 e 2026, reformaremos duas alas de suítes, com renovação completa de mobiliário e equipamentos “

Maracatu Rural em Nazaré da Mata (PE): uma resistência que atravessa gerações

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Em Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, fomos em busca de um carnaval encantado. E encontramos.
Por Paulo Atzingen, com fotos de Canindé Soares, de Recife*

Nem só de trios elétricos, camarotes privados e blocos de rua vive o Carnaval Pernambucano. Junto a tudo isso, encontramos a fonte do Maracatu Rural, que nos remete a uma alegria original, quase primitiva, perdida entre as matas e os canaviais de Pernambuco.

Chegamos a Nazaré da Mata, a 68 quilômetros de Recife, e fomos recebidos por uma onda multicolorida de personagens encantados que representam o Maracatu na sua versão rural. Eles seguiam em seus grupos até a praça principal da cidade, onde ocorria a grande concentração. Mas o deleite não era apenas visual. O som envolvente de vários instrumentos musicais — zabumba, tambores, gonguê — acompanhava os grupos, criando uma atmosfera única.

Ao lado de meu amigo e fotógrafo Canindé Soares, seguíamos a correnteza de personagens do Maracatu de Nazaré da Mata: vaqueiros usando roupas de veludo e chapéus com fitas coloridas, representando a vida rural, destaque para o caboclo de lança, escondido atrás de uma grande massa de fitas e cores, sempre em movimento.

Maracatu Rural
O ponto alto da festa foi em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Nazareth (Crédito: Canindé Soares)
Maracatu Rural
Ao lado de meu amigo e fotógrafo Canindé Soares, seguíamos a correnteza de personagens do Maracatu de Nazaré: vaqueiros usando roupas de veludo e chapéus com fitas coloridas (Crédito: Canindé Soares)

Maracatu Rural e o ponto alto

O ponto alto da festa foi em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Nazareth, onde um palco foi instalado para receber os maracatus e a governadora Raquel Lyra, que viria prestigiar a celebração. E veio.

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Duarte Borba, explicou ao Diário do Turismo as bases desta festa:

“Aqui na Zona da Mata a gente tem com mais força o Maracatu Rural, ou também chamado de Maracatu do Baque Solto. Este maracatu surgiu aqui na Zona da Mata Pernambucana e está muito relacionado com a nossa cultura canavieira, com os engenhos da cana-de-açúcar, no final do século XIX”, detalhou.

Ela também destacou a diferença entre essa manifestação e o Maracatu Nação, também chamado de Baque Virado, predominante na região metropolitana de Recife e Olinda.

“Lá eles têm o cortejo do rei e da rainha, fazendo referência ao coroamento de reis e rainhas africanos. Já o Maracatu Rural tem uma relação territorial muito forte com a Zona da Mata Pernambucana”, afirmou.

Maracatu Rutal
A governadora Raquel Lyra viria prestigiar a celebração. E veio (Crédito: Canindé Soares)

Uma manifestação cultural que encontra a essência

O que vivemos em Nazaré da Mata foi um manifesto pacífico diante do carnaval moderno e tecnológico que acontece em outras partes do Brasil. Um grito silencioso pela preservação da memória sem a parafernália do carnaval modernizado.

A batida das zabumbas, tambores, gonguês e a entoação de versos no formato de cordel nos transportam para outro tempo.

“É o Maracatu tradicional, de onde ele surgiu”, completou Renata Borba. “Aqui em Nazaré da Mata, o Maracatu acontece em seu próprio território, no seu próprio cenário. É um patrimônio imaterial feito por seus detentores e fomentado pelo poder público”, destacou.

Maracatu Rural
“Novos grupos nascem o tempo todo. Isso mostra que esses saberes estão sendo transmitidos e apropriados pelas novas gerações. Isso é muito importante”, disse Renata Borba (Crédito: Canindé Soares)

Novas gerações abraçam o Maracatu

Segundo o Mapa Cultural de Pernambuco, o estado possui 102 grupos de Maracatu.

“Novos grupos nascem o tempo todo. Isso mostra que esses saberes estão sendo transmitidos e apropriados pelas novas gerações. Isso é muito importante”, finalizou Renata Borba.

O músico Mestre Siba, do grupo Estrela Brilhante, também ressaltou o impacto social da manifestação.

“O Maracatu Rural é um manifesto da força popular, da capacidade do povo de se renovar, se reestruturar e ser resiliente”, afirmou.

E foi em meio ao desfile dos grupos que tive um insight: quando se entende a força das pessoas por trás dessas pesadas fantasias, com tecidos brilhantes, bordados detalhados, lantejoulas e até pedras semipreciosas, começa-se a compreender a verdadeira alma do Maracatu.

Maracatu Rural
O Maracatu Rural é um manifesto da força popular, da capacidade do povo de se renovar, se reestruturar e ser resiliente”, afirmou mestre Siba (Crédito: Canindé Soares)
Maracatu Rural
Outro elemento emblemático é o cravo na boca do Caboclo de Lança. “Ele serve como proteção espiritual e para afastar maus espíritos”, contou Mestre Anderson.

Mestre Bi: o impacto do Maracatu na comunidade

Nazaré da Mata é um dos principais polos dessa cultura, e Mestre Bi (Lesildo José dos Santos), um dos grandes nomes da tradição, falou sobre o impacto do Maracatu na cidade.

“Atualmente, temos 18 maracatus em atividade. O Maracatu tem uma importância enorme para a comunidade, pois tira pessoas das drogas e gera renda para a economia local”, destacou.

Ele também apontou a renovação constante do movimento.

“Se você observar, já tem crianças de dois anos participando, colocando arrumação. Daqui a dez anos, o Maracatu estará ainda mais forte, pode acreditar”, afirmou.

Mestre Bi, no entanto, fez um alerta:

“O Maracatu precisa de mais apoio. É uma atividade que exige muito investimento, mas arrecada pouco. Precisamos de uma política de fomento para que o Maracatu funcione o ano inteiro”, enfatizou.

“A gente agradece o apoio financeiro do governo, mas esperamos que ele cresça ano a ano”, concluiu.

 

Os símbolos e elementos do Maracatu Rural

O Diário do Turismo conversou com Mestre Anderson Miguel, do Maracatu Cambinda Brasileira, para entender melhor os elementos que compõem essa manifestação cultural.

“O Maracatu tem vários personagens, cada um com sua importância. O Caboclo de Lança é o guerreiro e guardião do Maracatu”, explicou.

A vestimenta do Caboclo de Lança pode pesar entre 30 e 50 quilos, dependendo dos materiais utilizados.

“O chapéu usado por eles é feito de palha e isopor, decorado com fitas de papel celofane. A cor predominante da fita segue a ‘guia’ religiosa: amarelo para Oxum, azul para Oxóssi, vermelho para Xangô, entre outras”, descreveu.

Outro elemento emblemático é o cravo na boca do Caboclo de Lança.

“Ele serve como proteção espiritual e para afastar maus espíritos”, contou Mestre Anderson.

Com 107 anos de existência, o Maracatu Cambinda Brasileira tem 150 componentes e sua sede fica na zona rural de Nazaré da Mata.

O Maracatu tem vários personagens, cada um com sua importância (Crédito: Canindé Soares)
“A gente sabe que manter o Maracatu não é fácil. Tudo que envolve a cultura popular exige esforço: seja no coco, no cavalo-marinho, na ciranda”, afirma mestre Anderson Miguel (Crédito: Canindé Soares)

Maracatu: espontaneidade e verdade

Nosso mergulho na cultura do Maracatu Rural termina quando nos despedimos de Nazaré da Mata. Um misto de alegria e espanto me bateu no peito. Alegria porque ainda era segunda-feira de Carnaval e a próxima parada era Olinda. Espanto porque presenciara uma manifestação cultural na nascente. Tinha testemunhado as raízes dessa grande árvore chamada cultura pernambucana se expondo para a superfície, para fora da terra e mostrando a força do trabalho coletivo em seu mais alto grau de espontaneidade, amor e verdade.


*O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Canindé Soares viajaram a convite da Empetur

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Missão Oficial do RS aos Países Baixos: cooperação para a Gestão da Água e Resiliência Climática

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Missão Oficial do RS
A missão foi organizada pelo NBSO Porto Alegre*, com apoio da Embaixada do Brasil nos Países Baixos, reunindo lideranças estaduais e municipais, incluindo o governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo e o deputado federal Marcel van Hattem (Crédito: Maurício Tonetto / Secom - Governo do Rio Grande do Sul)

Missão Oficial do RS: entre os dias 21 e 27 de fevereiro de 2025, uma comitiva do Governo do Rio Grande do Sul esteve nos Países Baixos para uma intensa agenda de visitas técnicas e reuniões estratégicas focadas na gestão da água, resiliência climática e inovação urbana.

Por Waleska Schumacher, Haia – Países Baixos*

A missão foi organizada pelo NBSO Porto Alegre*, com apoio da Embaixada do Brasil nos Países Baixos, reunindo lideranças estaduais e municipais, incluindo o governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo e o deputado federal Marcel van Hattem, além de especialistas de órgãos como o DMAE**.

Mais do que uma visita técnica, essa missão representou um passo concreto para fortalecer a cooperação internacional, trazendo referências diretas para o Plano Rio Grande, iniciativa que busca reconstruir e tornar o estado mais preparado para eventos climáticos extremos.

O governador Eduardo Leite, que liderou a delegação, destacou:

“A experiência da missão foi muito positiva. O Room for the River foi o que mais me chamou a atenção ao longo dos dias. Vimos uma abordagem que, em vez de confrontar a água, cria espaços controlados para os rios se expandirem durante as cheias. É uma solução que, numa primeira observação, faz sentido para nossa realidade no Rio Grande do Sul.”

“Claro que precisamos considerar as diferenças. Os holandeses investiram bilhões em seus sistemas de proteção. O Delta Works levou mais de 40 anos para ser concluído. São obras de gerações, financiadas por um compromisso de Estado que atravessa governos.”

Missão Oficial do RS
Visita às comportas Maeslantkering, sistema de proteção contra inundações (Crédito: Maurício Tonetto / Secom – Governo do Rio Grande do Sul)

Room for the River: Um Novo Olhar para a Gestão das Águas

As visitas a Veessen-Wapenveld em Nijmegen mostraram que a estratégia do Room for the River pode ter aplicabilidade no Rio Grande do Sul, adaptada à nossa realidade. Mas também ficou claro que grandes projetos exigem investimentos contínuos, planejamento de longo prazo e governança integrada.

Essa abordagem inovadora permitiu que os holandeses evitassem enxurradas catastróficas, garantindo que a água fosse redirecionada de forma controlada, em vez de represada rigidamente. No Brasil, onde as enchentes têm se tornado mais frequentes e devastadoras, esse modelo pode ser um caminho viável para minimizar impactos e melhorar a segurança das cidades.

O governador reforçou a urgência de agir, mas com responsabilidade:

“No Plano Rio Grande, estamos incorporando esses aprendizados. Algumas soluções podem ser implementadas rapidamente, enquanto outras exigirão mais tempo e recursos. O importante é seguirmos com determinação, sem perder o foco no objetivo final.”

Além disso, foi debatida a importância de considerar questões ambientais e sociais. Os holandeses demonstraram que um planejamento bem executado não apenas mitiga riscos, mas também valoriza espaços urbanos e melhora a qualidade de vida da população.

Missão Oficial do RS
Bruno Vanuzzi (DMAE), Governador Eduardo Leite, Prefeito Sebastiao Melo, Embaixador Fernando Simas Magalhaes, Diplomata Felipe Ferreira Marques (Crédito: Maurício Tonetto / Secom – Governo do Rio Grande do Sul)

Governança e Integração: Lições para o RS

O prefeito Sebastião Melo destacou que a recuperação do estado e da capital precisa ser um esforço conjunto entre os três níveis de governo. Durante a missão, percebeu que os holandeses não apenas compartilham suas experiências, mas também querem aprender com os desafios brasileiros. Além disso, ficou evidente que a integração entre órgãos governamentais, universidades e setor privado resulta em projetos mais eficientes e duradouros.

Outro ponto essencial observado foi a governança participativa. Na Holanda, a gestão hídrica envolve comunidades locais na tomada de decisões, garantindo que as soluções sejam realistas e sustentáveis. Esse modelo pode ser inspirador para o Rio Grande do Sul, onde muitas áreas vulneráveis enfrentam desafios históricos relacionados à ocupação irregular e à falta de infraestrutura adequada.

O governador Eduardo Leite reforçou a necessidade de coordenação:

“Não podemos nos dar ao luxo de errar neste momento. Cada decisão tomada agora vai impactar a vida dos gaúchos por décadas. Por isso, fomos buscar conhecimento com quem tem experiência comprovada, para adaptar à nossa realidade o que funciona.”

Missão Oficial do RS
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e o Governador Eduardo Leite (Crédito: Maurício Tonetto / Secom – Governo do Rio Grande do Sul)

A Importante Atuação da Embaixada do Brasil

A Embaixada do Brasil nos Países Baixos teve um papel essencial na missão, tanto no apoio institucional quanto na construção de uma agenda produtiva e estratégica.

O Embaixador Fernando Simas Magalhães, anfitrião da delegação em Haia, reforçou a importância desse trabalho conjunto:

“Brasil e Países Baixos têm uma longa história de cooperação, e esta missão reforça o compromisso mútuo em enfrentar desafios comuns. Trabalhamos para facilitar encontros estratégicos, possibilitando a troca de experiências em gestão hídrica e planejamento urbano resiliente.”

Além de viabilizar reuniões técnicas de alto nível, a Embaixada também aproveitou a ocasião para promover o vinho gaúcho, destacando-o como símbolo da recuperação comercial do estado e de sua riqueza cultural. Durante a recepção oficial na Embaixada, a delegação brasileira pôde apreciar a qualidade e tradição do vinho do Rio Grande do Sul em terras holandesas, reforçando seu potencial para o mercado europeu.

O diplomata Felipe Ferreira Marques, que acompanhou de perto a missão, destacou:

“Mais do que um exercício diplomático, essa missão foi uma demonstração concreta de que o apoio internacional, aliado a esforços internos, pode acelerar a recuperação do Rio Grande do Sul e prepará-lo para um futuro mais resiliente e sustentável.”

Missão Oficial do RS
Visita às comportas Maeslantkering, sistema de proteção contra inundações (Crédito: Maurício Tonetto / Secom – Governo do Rio Grande do Sul)

O Papel do NBSO Porto Alegre na Missão

O Netherlands Business Support Office (NBSO) Porto Alegre foi essencial na articulação da missão, garantindo uma conexão eficiente entre os especialistas neerlandeses e a delegação gaúcha.

O diretor da NBSO, Caspar van Rijnbach, destacou:

“Mais do que uma missão técnica, esta foi uma oportunidade de criar conexões duradouras entre especialistas, governos e empresas. Os desafios climáticos exigem soluções baseadas na experiência e na inovação, e estamos aqui para fortalecer essa troca de conhecimento.” 

Missão Oficial do RS
Governador Eduardo Leite apresentando o Plano Rio Grande para os Paises Baixos (Crédito: Maurício Tonetto / Secom – Governo do Rio Grande do Sul)

Missão Oficial do RS: Ações Concretas

A Missão Oficial do Rio Grande do Sul aos Países Baixos foi um passo importante para fortalecer a gestão das águas, a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável no estado. A troca de conhecimentos com os holandeses demonstrou que soluções inovadoras e planejamento de longo prazo são essenciais para mitigar os impactos das enchentes e criar cidades mais seguras. Além disso, a missão consolidou novas parcerias institucionais e comerciais, reforçando que o futuro do Rio Grande do Sul depende de cooperação, investimento e visão estratégica. Agora, cabe a todos os envolvidos transformar esses aprendizados em ações concretas para um estado mais forte e preparado para os desafios do clima.

RS deve evitar mais uma catástrofe

No dia 02 de maio de 2024, publiquei um post no Instagram fazendo um apelo ao Governador do Estado para que viesse conhecer de perto o sistema de administração das águas na Holanda. Sempre me impressionei e respeitei a forma como os holandeses lidam com a água, transformando desafios em soluções sustentáveis e inovadoras.

Naquele momento, muitos me criticaram e outros entenderam minha visão de futuro. Certamente, meu sonho não foi o motor principal para que este encontro acontecesse, mas dentro do que pude, fiz o que estava ao meu alcance. Como meu pai me disse uma vez:

“Tu jogaste ao universo, e agora ele está acontecendo.”

Ver o meu Brasil e o meu estado, o RS, avançarem e o bem-estar de todos os brasileiros que sofrem com as catástrofes é um dos maiores sonhos que tenho. E sei que esse sonho não é só meu.

Agradeço ao NBSO Porto Alegre, à Embaixada do Brasil nos Países Baixos, ao Governo Holandês e a toda a comitiva do RS que esteve presente nesta missão. Vocês tornaram realidade aquilo que um dia eu apenas sonhei.

*Waleska Schumacher é editora de enologia e integra a FIJEV – Federation of Wine and Spirit Journalist and Writers – Seu site é www.waleskashumacher.com/