terça-feira, dezembro 16, 2025
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ABAV Expo 2025 lança espaço exclusivo voltado ao turismo de luxo

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Novo espaço ABAV Exclusive, dedicado ao turismo de luxo, durante a ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros
Novo espaço ABAV Exclusive, dedicado ao turismo de luxo, durante a ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros

Nova área do evento tem acesso limitado nos primeiros dias 

Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT

A ABAV Expo 2025 apresenta uma novidade voltada ao público interessado em turismo de luxo : o ABAV Exclusive, um espaço inteiramente dedicado ao tema e às experiências personalizadas de alto padrão. O novo ambiente fica no pavilhão 4 e foi criado para atender às crescentes demandas do mercado nacional e internacional, reunindo fornecedores selecionados e compradores estratégicos.

Ambiente do ABAV Exclusive reúne marcas e destinos premium na ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros
Ambiente reúne marcas e destinos premium na ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros

O ABAV Exclusive conta com pontos de atendimento de marcas e destinos premium, além de receber 20 compradores convidados especialmente do segmento de luxo. Durante os dois primeiros dias do evento, o espaço será voltado exclusivamente a reuniões de negócios. Já no último dia da feira, os visitantes terão acesso mediante inscrição prévia.

“Tudo no ABAV Exclusive terá elevado padrão para atender a um nicho cada vez mais seletivo. O mercado de luxo se aprimora dia a dia e nós estamos antenados às mais recentes tendências para atender a esse público da melhor forma possível. São demandas e produtos específicos de alto valor agregado, que reúnem experiências do mais alto nível para viajantes exigentes,” afirmou Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

Espaço ABAV Exclusive destaca o segmento de luxo na ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros
Espaço destaca o segmento de luxo na ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros

Hotéis Windsor preparam comemoração dos 40 anos e consolidam modernização

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Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis, durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro - Foto: Cecília Fazinni
Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis, durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro - Foto: Cecília Fazinni

O ano de 2026 promete ser de celebração para Rede Windsor – hoje com 17 hotéis de três a cinco estrelas –  sendo 15, na cidade do Rio de Janeiro e dois,  em Brasília.

Por Cecília Fazzini, do Rio de Janeiro*

Além de comemorar quatro décadas, o grupo planeja consolidar a recente modernização de algumas de suas unidades e contabilizar os bons resultados, obtidos como o atual crescimento do Turismo na capital fluminense. Presente na ABAV EXPO 2025 – que se realiza até sexta-feira (10), no Rio Centro, na Zona Oeste do Rio – também se somam aos planos apresentados ao trade pelos hotéis intensificar o treinamento de seus colaboradores.

Vitor Almeida, gerente de Marketing da rede Windsor, em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO durante o evento, considera que o passo à frente dado com o retrofit das unidades em 2025 requer que a mão-de-obra – hoje um total de 3.800 funcionários – esteja ainda mais preparada, a fim de proporcionar uma experiência de hospedagem completa. “Queremos não apenas contemplar a expectativa e exigências do cliente, mas adicionar valor ao produto e motivar nossa gente com o orgulho de servir”, salienta.

Windsor Plaza Brasília. Crédito- Juliano Colodetti.
Windsor Plaza Brasília. Crédito- Juliano Colodetti.

Se enveredar pelo ‘pulo do gato’, o receituário dos hotéis Windsor se norteia em, afirma o executivo, manter a qualidade da hotelaria tradicional  e ao mesmo tempo fazer investimentos em tecnologia, assegurar inteligência de mercado, manter um time comercial sênior e serviços que alguns players do mercado dispensaram para enxugar a operação. “A rede continua com serviço 24 horas, a figura do ‘Capitão Porteiro’, além de conservar as características da hotelaria olho no olho, conhecer as preferências do hóspede, um atendimento humanizado”.

Revitalizar estruturas

De acordo com Almeida, uma das estratégias do negócio tem sido dar um novo ritmo à revitalização e a reforma de suas unidades, e a mais recente aconteceu no Windsor Plaza Brasília. O hotel, segundo ele “queridinho da capital federal” teve a fachada reformulada e ganhou vidros espelhados e as suítes receberam isolamento acústico, entre outras melhorias. O investimento se explica pela demanda aquecida tanto por parte do segmento corporativo, quanto pela agenda de entretenimento, shows internacionais e eventos esportivos que ocorrem na cidade. Outros dois hotéis Windsor que há um ano passaram por atualização em suas estruturas foram as unidades cariocas situadas nos bairros do Leme e da Barra da Tijuca – ao lado do Centro de Convenções da rede que tem capacidade para 7.000 pessoas.

Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis, durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro - Foto: Cecília Fazinni
Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis, durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro – Foto: Cecília Fazzini

Cenário animador com o crescimento da demanda, em especial no Rio, contribui, conforme o gerente de Marketing, para novos aportes. “Quando há sinais do poder público de estimular o desenvolvimento do Turismo e do setor de evento, o resultado é certo para toda a cadeia de negócios”.

Responsabilidade social

A sensibilização para causas sociais fazem parte do figurino da rede As ações se dividem em três projetos. O “Praia Para todos” é a democratização do espaço da praia para pessoas que têm mobilidade reduzida. “Durante o verão criamos eventos para gerar oportunidade para cadeirantes e banhistas com deficiência para irem à praia”, explica Almeida. O segundo programa visa atender pessoas com vulnerabilidade social, como menores, mulheres entre outros. E completa a veia de compromisso com a comunidade, a partir da parceria estabelecida com o SENAC, para inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, que são inscritos em cursos diversos e inseridos nos quadros de colaboradores dos hotéis. “Como estamos alinhados aos princípios do programa de desenvolvimento sustentável da ONU, as iniciativas são muito relevantes, daí o olhar mais atento para a comunidade”, frisa.

Fachada do Windsor Guanabara Hotel, localizado no centro do Rio de Janeiro, referência em hospedagem para turismo e eventos corporativos. – Foto: Divulgação / Windsor Hoteis

Windsor Guanabara: tradição e gastronomia  

Situado no coração do Rio, ao lado da Catedral Metropolitana e a poucos minutos do Aeroporto Santos Dumont, o Windsor Guanabara foi o primeiro hotel inaugurado pela Rede Windsor Hoteis. Não apenas a localização, mas a unidade se guia pelo fator referência: em hospitalidade, eventos e gastronomia. Ao todo são 544 acomodações entre apartamentos e suítes.  O espaço destinado a eventos inclui salões moduláveis, com um auditório para até 500 pessoas, para atender encontros corporativos.

A gastronomia também ocupa lugar de destaque. Todas as sextas-feiras, das 11h30 às 15h, o restaurante do hotel oferece a tradicional feijoada carioca, que se tornou um dos atrativos mais procurados por hóspedes e visitantes. O buffet inclui mais de dez opções de carnes, acompanhamentos variados, saladas frescas e sobremesas típicas, exaltando a culinária brasileira em um ambiente acolhedor.

Piscina do rooftop do Windsor Guanabara Hotel oferece uma das vistas mais privilegiadas do centro do Rio. – Foto: Divulgação / Windsor Hoteis

Expedia TAAP fortalece parceria com agentes de viagem na ABAV Expo 2025

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Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP no Brasil, reforça a importância do contato direto com agentes durante a ABAV Expo 2025 - Foto: divulgação
Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP no Brasil, reforça a importância do contato direto com agentes durante a ABAV Expo 2025 - Foto: divulgação

Durante a ABAV Expo 2025, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro, o Expedia Travel Agent Affiliate Program (TAAP) marca presença com o objetivo de estreitar laços com os agentes de viagem brasileiros e reforçar sua atuação no país. A empresa estará no estande 08, localizado na Rua EO do Pavilhão Senac.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Com uma proposta de relacionamento mais próximo e personalizado, o Expedia TAAP investe em estratégias voltadas para fortalecer a parceria com os profissionais do setor, indo além da oferta tecnológica. “Nosso negócio vai além da tecnologia, ele é impulsionado por pessoas apaixonadas por apoiar os agentes de viagem”, destaca Luciana Melo, diretora do Expedia TAAP no Brasil. “Estamos comprometidos em estar próximos de nossos parceiros, seja por meio da participação ativa em eventos do setor ou pelo suporte contínuo, para que eles sempre se sintam valorizados e fortalecidos”, complementa.

Expansão e suporte personalizado

Para ampliar o suporte aos agentes, o programa reforçou sua equipe local, agora presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Natal e Campinas. A iniciativa busca oferecer um atendimento mais ágil e personalizado, acompanhando o ritmo de crescimento do turismo nacional.

Os resultados já são expressivos: entre janeiro e agosto de 2025, o Expedia TAAP registrou um aumento de 82% nas novas adesões de agentes em comparação ao mesmo período de 2024.

Tecnologia e atendimento 24 horas

A plataforma oferece aos agentes acesso a mais de 3 milhões de propriedades, 110 locadoras de veículos e 500 companhias aéreas em todo o mundo. O atendimento no Brasil conta com uma equipe dedicada e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Entre as ferramentas que garantem eficiência estão o Agente Virtual e o Live Agent Chat, além de recursos de inteligência artificial que otimizam processos e oferecem recomendações personalizadas.

Com expectativa de reunir mais de 40 mil participantes e 2 mil marcas expositoras, a ABAV Expo reafirma seu papel como uma das principais feiras de turismo do Brasil — e o Expedia TAAP aproveita o evento para fortalecer seu compromisso com o mercado nacional.

Serviço

  • Evento: ABAV Expo 2025
  • Data: 8 a 10 de outubro de 2025
  • Local: Riocentro – Rua EO / Estande 08, Pavilhão Senac – Rio de Janeiro (RJ)
  • Mais informações: www.abavexpo.com.br

Sobre o Expedia TAAP

O Programa de Afiliados para Agentes de Viagens (TAAP) da Expedia, divisão do Expedia Group, é uma plataforma global de reservas que conecta agentes de viagem a um portfólio com milhões de opções de hospedagem, voos, pacotes, aluguéis de carro e experiências. Criado para capacitar agências de viagens com tecnologia de ponta e amplo inventário global, o Expedia TAAP segue comprometido em impulsionar o crescimento do setor com tarifas competitivas e suporte abrangente.
Mais informações: www.expediataap.com.br

Como garantir férias tranquilas com ajuda do seguro certo

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Planejar com antecedência e contratar seguros adequados é a melhor forma de garantir férias seguras e sem imprevistos - Foto: Freepik
Planejar com antecedência e contratar seguros adequados é a melhor forma de garantir férias seguras e sem imprevistos - Foto: Freepik

Com o fim do ano se aproximando e as férias escolares à vista, muitas famílias já começam a se organizar para viajar. Seja para curtir o verão nas praias, relaxar no campo ou explorar novos destinos, o período é marcado por deslocamentos, reencontros e a expectativa de dias de descanso. Estradas lotadas e aeroportos cheios reforçam a importância de um bom planejamento para que tudo saia como o esperado.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Mas planejar vai muito além de reservar hospedagem e comprar passagens. Garantir segurança e tranquilidade também faz parte do roteiro — e é nesse ponto que os seguros se tornam aliados indispensáveis.

O seguro viagem é o mais conhecido, pois cobre despesas médicas, extravio de bagagem, cancelamentos e outros imprevistos. Em alguns países, inclusive, ele é obrigatório para entrada de turistas. Já o seguro residencial é essencial para quem deixa a casa vazia, oferecendo proteção contra furtos, incêndios e danos estruturais. E, para quem vai pegar a estrada, é fundamental revisar o seguro automotivo, que assegura assistência em casos de acidente, pane ou necessidade de guincho.

Segundo Gustavo Bentes, presidente do Sincor-MG, “as férias são um momento de descanso e alegria, mas também exigem responsabilidade. O seguro é uma forma de cuidado e prevenção, que garante tranquilidade para que as famílias possam aproveitar esse período com segurança, sabendo que estarão protegidas diante de qualquer eventualidade.”

As coberturas e os preços variam conforme a seguradora, por isso é importante pesquisar e consultar corretores de confiança. Com um bom planejamento e as apólices adequadas, é possível curtir o fim de ano sem sobressaltos. Cuidar da casa, do carro e da viagem é uma forma de preservar o bem-estar e garantir que as férias fiquem marcadas apenas pelas boas lembranças.

ABBTUR premia Paraíba pela gestão estadual do turismo em 2025

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Alex Albuquerque, presidente da ABBTUR, ao lado de Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), e Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), durante a entrega do Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025 - Foto: Governo da Paraíba
Alex Albuquerque, presidente da ABBTUR, ao lado de Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), e Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), durante a entrega do Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025 - Foto: Governo da Paraíba

A Paraíba voltou a se destacar no cenário nacional do turismo. O Estado foi reconhecido na categoria Gestão Estadual do Turismo durante o Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da SETDE-PB

A premiação, entregue na noite de terça-feira (8), homenageou a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), Rosália Lucas, e o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, pelo trabalho de fortalecimento e promoção do destino paraibano no Brasil e no exterior.

A indicação foi feita pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR), entidade que reúne gestores de todo o país. O prêmio reconhece a eficiência das políticas públicas implementadas pelo Governo da Paraíba, com foco em inovação, integração e sustentabilidade.

Reconhecimento nacional e gestão integrada

“Receber esse prêmio é motivo de muita alegria e gratidão. Ele simboliza o esforço conjunto de uma equipe comprometida com o desenvolvimento do turismo e da economia da Paraíba, e reflete o trabalho e os investimentos do Governo do Estado, sob a liderança do governador João Azevêdo e do vice-governador Lucas Ribeiro, na promoção, estruturação e valorização do nosso destino. Seguimos motivados a fazer o turismo da Paraíba ir ainda mais longe”, afirmou Rosália Lucas.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, também comemorou a conquista, destacando o reconhecimento nacional das ações realizadas em parceria com a SETDE.

“Esse prêmio reforça que a Paraíba vem trilhando o caminho certo, com planejamento, integração e ações efetivas de promoção e fortalecimento do nosso destino. É o resultado de um trabalho coletivo, de uma gestão que acredita no potencial do turismo como vetor de desenvolvimento”, disse.

O troféu entregue aos vencedores foi produzido artesanalmente na Paraíba, com escamas de peixe, simbolizando a força e a criatividade da arte local — um gesto que uniu os homenageados às raízes culturais do Estado.

A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, ao lado de Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), e Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025, em Brasília (DF) - Foto: Governo da Paraíba
A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, ao lado de Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE), e Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento 2025, em Brasília (DF) – Foto: Governo da Paraíba

Paraíba consolida protagonismo no turismo brasileiro

Além da premiação, a Paraíba foi o Destino Patrono do evento, reforçando o protagonismo do Estado nas políticas públicas de incentivo e estruturação turística.

Com a conquista, a Paraíba consolida sua posição como referência nacional em planejamento, inovação e integração das políticas de turismo, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico sustentável e o avanço do setor em nível nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo da Paraíba

Chef Filipe Ducasse assina novo menu do Obeijú em Campinas

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Restaurante Obeijú, em Campinas, apresenta novo menu inspirado na Sintropia - Foto: divulgação
Restaurante Obeijú, em Campinas, apresenta novo menu inspirado na Sintropia - Foto: divulgação

O restaurante Obeijú, localizado no I Am Design Hotel Campinas — administrado pela Hotelaria Brasil — apresenta um novo menu que valoriza os sabores, biomas e tradições do Brasil. Inspirada na filosofia da Sintropia Brasileira, a proposta combina ancestralidade, biodiversidade e técnica contemporânea, traduzindo a essência de uma cozinha moderna com raízes profundas no país.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Assinado pelo chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da marca Sintropia Brasileira, em parceria com a equipe do Obeijú, o cardápio convida os clientes a uma jornada gastronômica que percorre o sertão nordestino, a Amazônia, Minas Gerais e chega até Campinas. Cada prato reflete uma experiência que transforma memórias afetivas em criações sofisticadas e cheias de identidade.

“Queremos que cada visita seja uma viagem pelos sabores e territórios do nosso país. Resgatamos técnicas tradicionais e as reinterpretamos de forma autoral, com equilíbrio entre sabor, identidade e experiência”, afirma o chef Ducasse.

Chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da Sintropia Brasileira e responsável pelo novo menu do restaurante Obeijú, no I Am Design Hotel Campinas - Foto: Instagram @obeijurestaurante
Chef Filipe Ducasse Pinheiro, fundador da Sintropia Brasileira e responsável pelo novo menu do restaurante Obeijú, no I Am Design Hotel Campinas – Foto: @

O gerente-geral do hotel, Bruno Chagas, destaca que o novo menu é uma celebração da cultura e da hospitalidade brasileiras. “É uma alegria oferecer aos nossos hóspedes e visitantes uma experiência única, que combina sabor, sofisticação e a riqueza dos ingredientes locais.”

Entre os destaques estão o Itabebé (cupim cozido lentamente, mousseline de mandioca com queijo meia cura e farofa crocante de castanha de caju), o Maré (risoto do mar com camarões, lula e mexilhões, finalizado com o molho Yemanjá, criação do chef Laurent Suaudeau), o Chorizo de Sol (corte serenado na casa, que remete ao sabor do sertão) e o Pirarucu à Moda da Casa (servido com legumes salteados, batatas noisettes e manteiga de garrafa).

O menu valoriza ingredientes regionais e produtores locais, como queijos artesanais do Pé do Morro Japi, mandioca, banana-da-terra, pescados amazônicos e frutas brasileiras como cupuaçu e manga. O uso de produtos sazonais reforça o respeito à natureza e a conexão com a diversidade cultural do país.

A experiência vai além do sabor, unindo apresentação cuidadosa, harmonização com a carta de bebidas e um ambiente acolhedor que une sofisticação contemporânea e brasilidade. Cada prato é uma viagem sensorial pelo Brasil, guiada por técnica, emoção e afeto.

O novo menu estreia em outubro de 2025, disponível no jantar e nos almoços de fim de semana e feriados. Embora não seja obrigatória, a reserva é recomendada para grupos e datas especiais. O tíquete médio varia entre R$ 120 e R$ 150 por pessoa, conforme a escolha dos pratos e bebidas.

Mais informações: @obeijurestaurante e @iamdesigncampnas.

Unedestinos fortalece promoção de destinos como vetor estratégico para o turismo

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Entrevista com Toni Sando, presidente da Unedestinos, durante a ABAV Expo 2025 – Foto: Simone Barros
Toni Sando, presidente da Unedestinos – Foto: Simone Barros

Presidente da entidade conversou com o DT durante a ABAV Expo 2025, no Riocentro 

Por Simone Barros, @viagemelifestyle – colaboradora do DT

A União Nacional de Convention & Visitors Bureaux (CVBs) e Entidades de Destinos (Unedestinos) é uma organização não governamental que reúne 48 Visitors Bureaux em 17 estados brasileiros. A associação comemora esse ano a expansão de sua base e algumas realizações voltadas para o fortalecendo da captação de eventos nos diversos destinos.

Nos últimos anos, a entidade tem assumido papéis cada vez mais estratégicos no cenário nacional. Em março de 2025, a Unedestinos lançou o Observatório de Eventos, uma plataforma colaborativa on-line voltada para prospecção de eventos, com objetivo de dar suporte aos bureaux associados.

Na área de capacitação, a associação realiza um encontro anual com representantes de seus associados para discussões sobre marketing , liderança , e estratégias de promoção. Outro ponto comemorado pela entidade é a continuidade de cooperação técnica junto à Embratur.

Toni Sando, presidente da Unedestinos, destacou em entrevista ao DT que “desde seu início, a proposta da Unedestinos, que tem a sua criação há 10 anos, era uniformizar a atuação da representatividade e gerar network entre os profissionais do setor. Esse ano foi muito especialmente positivo porque é o reflexo de como o Brasil está indo. Hoje foi divulgado o dado de que já atingimos os 7 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil.  Isso é produto de um trabalho conjunto, tanto público quanto privado”.

Para o presidente da entidade a consolidação da força do associativismo foi um ponto forte nesse ano. “O turismo e o setor de eventos seguem aquecidos no País. Já superamos todas as metas do ano. Estamos otimistas com o que está por vir, e vamos seguir como uma entidade forte e atuante. Os conventions bureaux estão muito amadurecidos quanto a sua atuação e responsabilidade. “, destaca Sando.  E completa: “a proposta da Unedestinos é estimular os bureaus para aue sejam protagonistas dos destinos. Como cada bureau representa diversos setores da economia, ele consegue fortalecer o destino através da parceria e do envolvimento com demais setores.”

Bahia ultrapassa marca histórica com crescimento expressivo de turistas internacionais

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turistas internacionais
Somente em setembro, desembarcaram no estado 15.940 turistas internacionais, o que representa um crescimento de 29,6% em c comparação ao mesmo mês do ano passado (Crédito: divulgação)

Turistas internacionais movimentaram a Bahia de forma inédita em 2025. Nos primeiros nove meses do ano, o estado nordestino registrou 149.648 visitantes estrangeiros, número que já supera o total acumulado de todo o ano anterior — um salto de 58% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 94.703 chegadas.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Somente em setembro, desembarcaram no estado 15.940 turistas internacionais, o que representa um crescimento de 29,6% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados, consolidados por Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal, confirmam a escalada consistente da Bahia no cenário global de viagens.

Segundo Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado, esse resultado reflete a estratégia adotada pelo governo baiano, que combina infraestrutura, qualificação profissional, promoção internacional e a expansão da malha aérea. “A tendência é de continuidade nesse ritmo ascendente, especialmente com a retomada de rotas como a do Panamá e a chegada de novas frequências internacionais no verão”, afirma.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforça a importância da atuação integrada entre os entes públicos e o setor privado. Para ele, o desempenho da Bahia é também um reflexo da sua singularidade cultural. “A diversidade do Brasil pulsa com força ali: na música, na história, na espiritualidade e na gastronomia. O mundo está descobrindo – ou redescobrindo – a Bahia”, diz.

Turistas internacionais: crescimento em mercados estratégicos

A Argentina lidera o ranking de emissões com 68.130 turistas internacionais, número 69,3% superior ao de 2024. Portugal aparece em segundo, com 15.366 visitantes e aumento de 50,37%. Em seguida, vêm Uruguai (13.547, +23,96%), França (11.465, com alta de 216%) e Itália (9.500, +48,93%).

Os dados reforçam o posicionamento da Bahia como um dos destinos brasileiros com maior projeção no mercado externo. Com planejamento contínuo e ações articuladas de promoção, o estado consolida sua vocação como porta de entrada de turistas internacionais que buscam experiências autênticas, sensoriais e sofisticadas.

Wyndham Garden e Espaço Immensità investem em tecnologia e sustentabilidade

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Espaço Immensità e Wyndham Garden Nortel investem em melhorias e reforçam compromisso com experiência do hóspede e público de eventos - Foto: Comunicação / Wyndham
Espaço Immensità e Wyndham Garden Nortel investem em melhorias e reforçam compromisso com experiência do hóspede e público de eventos - Foto: Comunicação / Wyndham

O Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel e o Espaço Immensità, situados no principal polo de eventos e congressos da América Latina, estão passando por um amplo processo de modernização. O investimento, estimado em R$ 1 milhão, tem como meta aprimorar o conforto dos hóspedes e visitantes, fortalecer a infraestrutura para grandes eventos e consolidar o complexo como referência em hospedagem e convenções na zona norte paulistana. As melhorias devem ser concluídas até janeiro de 2026.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Entre as intervenções em andamento estão a substituição das cortinas blackout, proporcionando maior conforto térmico e acústico nos apartamentos; a modernização do sistema de iluminação, garantindo eficiência energética e sofisticação; além da renovação dos tetos dos banheiros e a troca dos televisores por modelos mais modernos e interativos.

A modernização também abrange a área de eventos. Integrado ao hotel, o Espaço Immensità passa por atualizações contínuas para atender demandas de empresas e organizadores de congressos, convenções e eventos sociais de grande porte. A meta é reafirmar o empreendimento como hub estratégico para quem participa das feiras e congressos nos arredores — especialmente no Expo Center Norte e no Distrito Anhembi.

“Estamos empenhados em oferecer uma experiência ainda mais completa e diferenciada para nossos hóspedes, principalmente aqueles que vêm a São Paulo em razão de grandes eventos. Esses investimentos reforçam nosso compromisso em alinhar conforto, tecnologia e eficiência às expectativas de um público cada vez mais exigente”, afirma Dalmo Valim, gerente geral do Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel.

Com 345 apartamentos e um dos maiores centros de convenções da cidade, o hotel se consolida como um dos empreendimentos mais preparados da região para receber visitantes que buscam unir hospedagem de qualidade e estrutura de eventos de alto padrão. O Espaço Immensità, anexo ao hotel, comporta até 3 mil pessoas simultaneamente.

Sobre o Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel

Localizado na zona norte da capital paulista, o Wyndham Garden é referência em hotelaria voltada a negócios, eventos e lazer urbano. Possui 345 apartamentos e infraestrutura completa, além do Espaço Immensità, centro de eventos anexo com capacidade para até 3 mil pessoas. O hotel combina serviço de excelência, tecnologia e localização estratégica, próximo ao Expo Center Norte e ao Distrito Anhembi. Operado pela Trul Hotéis, destaca-se pela gestão eficiente e foco na experiência do hóspede.

Sobre o Espaço Immensità

Primeiro empreendimento do Brasil a receber o Certificado de Alta Qualidade Ambiental (AQUA n° 001), o Espaço Immensità é referência em sustentabilidade e inovação. Promove o Prêmio Consciência Ambiental, que reconhece iniciativas corporativas em prol do meio ambiente — com a quinta edição prevista para 2026.

Celso Guelfi, presidente da GTA, fala sobre o Medical Credit Card na ABAV Expo

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Celso Guelfi, presidente da GTA, apresenta novidades e perspectivas de crescimento durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro - Foto: Paulo Atzingen
Celso Guelfi, presidente da GTA, apresenta novidades e perspectivas de crescimento durante a ABAV Expo 2025, no Rio de Janeiro - Foto: Paulo Atzingen

No primeiro dia da ABAV Expo 2025, realizada no Rio de Janeiro, o Diário do Turismo conversou com Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance, uma das principais empresas de seguro viagem do país. Em um setor cada vez mais digitalizado, a companhia aposta em tecnologia, rapidez e inovação para garantir eficiência no atendimento e novas soluções para o viajante.

Entre os lançamentos apresentados no evento está um cartão virtual que promete eliminar um dos principais desafios enfrentados pelos passageiros de cruzeiros: o reembolso de despesas médicas a bordo. Além disso, Guelfi destacou novas parcerias estratégicas e compartilhou as perspectivas de crescimento da empresa para o próximo ano.

Confira a entrevista concedida ao jornalista Paulo Atzingen, editor do Diário do Turismo, durante a feira.

Inovação para o viajante em alto-mar

Entre as principais novidades apresentadas pela GTA na ABAV, está o cartão virtual de crédito, criado para evitar que passageiros de cruzeiros tenham que arcar com despesas médicas a bordo e aguardar o reembolso após o retorno.

Celso Guelfi explicou que, atualmente, quase todos os atendimentos realizados pela empresa já são pagos diretamente aos prestadores, sem custo imediato para o cliente. “Hoje, 98% dos nossos atendimentos são realizados por meio da nossa central. Nós atendemos o nosso passageiro, organizamos o atendimento, mandamos para o hospital, para uma clínica, para o médico — ou seja, nós pagamos a conta sem que ele tenha que fazer o desembolso”, disse.

No entanto, ele observa que os cruzeiros funcionam de forma diferente. “O navio faz o atendimento dentro da sua estrutura, mas cobra do passageiro. A conta é paga na hora do check-out, e eles não fazem acordo conosco para pagamento direto”, explicou.

Para contornar o problema, a GTA desenvolveu uma solução inovadora. “Criamos um cartão virtual de crédito, o Medical Credit Card. O passageiro faz o atendimento, envia a documentação pelo nosso aplicativo, e em 24 horas nós creditamos o valor no cartão virtual. Com esse crédito, ele paga a conta diretamente. É exatamente isso que acontece.”

Parceria tecnológica com a IZA impulsiona eficiência

O avanço digital da GTA também está diretamente ligado à parceria com a IZA, uma insurtech que tem contribuído para acelerar os processos e a transformação tecnológica da empresa.

Segundo Guelfi, a parceria, firmada há cerca de um ano, trouxe ganhos significativos em agilidade e qualidade de atendimento. “É um avanço tecnológico, um avanço de serviço. E isso se deve a esse acordo de parceria que fizemos com a IZA. A IZA é uma empresa que vem com muita tecnologia, rapidez e velocidade — e o que a gente precisa é isso: atendimento bom, rapidez, velocidade.”

O executivo ressaltou que a integração entre as equipes das duas empresas permitiu maior eficiência nos sistemas internos e no acompanhamento de sinistros, fortalecendo o compromisso da GTA em oferecer respostas cada vez mais rápidas aos viajantes.

Descontos e novas parcerias

Além do cartão virtual e da parceria tecnológica, a GTA firmou novas alianças estratégicas voltadas ao consumidor final. Uma delas é com a Protec Bag, empresa especializada em proteção de bagagens, que oferece desconto exclusivo aos clientes da GTA.

“Firmamos um acordo junto à Protec Bag, que dá R$ 20 de desconto na proteção de bagagem no aeroporto. Isso representa algo em torno de 18% a 19% de desconto para quem despacha uma mala e faz a envelopagem”, explicou Guelfi.

Outra novidade é o benefício voltado ao uso do cartão E5, voltado para ligações internacionais. “Trazemos um desconto de 20% já no primeiro carregamento, e o benefício continua nas recargas seguintes”, destacou.

Perspectivas otimistas para 2025 e 2026

Ao fazer um balanço do desempenho de 2025 e projetar o próximo ano, o presidente da GTA mostrou confiança, mesmo diante de um cenário internacional desafiador. “Nós já estamos entrando no terceiro quarto do ano e dentro de todas as nossas expectativas e metas. Claro que não contávamos com um conflito tão duradouro em Israel e nem com toda essa situação que está acontecendo hoje com os Estados Unidos, que atrapalha um pouco tudo isso.”

Apesar das adversidades, os resultados superam as projeções. “Nós temos três metas dentro da empresa: uma de número de passageiros, outra de agências ativas compradoras e outra de faturamento. Eu fico muito de olho nessas três situações — porque eu preciso melhorar, manter ou aumentar o número de passageiros; preciso ampliar o número de agências compradoras; e o faturamento é consequência disso”, afirmou.

O balanço é positivo: “Estamos acima do segundo dígito nas três metas.”