Início Site Página 49

Na 51ª Abav Expo, Gol e Air France-KLM celebram uma década de parceria com novos destinos e serviços 

0

Manuel Flahault, Diretor Geral da Air France-KLM na América do Sul, e Danillo Barbizan, diretor de Canais de Vendas da Gol, destacam a ampliação de voos e melhorias nos serviços com parceria entre companhias

Por Paulo Atzingen e Zaqueu Rodrigues, da ABAV Expo

Presentes na 51ª Abav Expo juntas, o Grupo Air France-KLM e a Gol Linhas Aéreas celebram 10 anos de parceria, que se estenderá por mais uma década com foco  na ampliação de conexões e novos serviços. “É uma parceria próspera que traz muitos benefícios aos nossos clientes”, sublinha Manuel Flahault, Diretor Geral da Air France-KLM na América do Sul, em entrevista ao DIÁRIO durante a sua participação na feira de turismo que ocupa o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, até o dia 28 de setembro.

“A GOL chega nesta 51ª Abav Expo para celebrar nossos 10 anos de parceria com a Air France-KLM e aumentar ainda mais nossa conexão com os públicos estratégicos – clientes corporativos e agências de viagem -, desenvolvendo novos negócios, capacitações e diálogos com todos eles”, comemora o diretor de Canais de Vendas da Gol, Danillo Barbizan, que conduziu nesta quinta-feira (26) o painel As Novas Rotas GOL: Conectando Sonhos ao Mundo”, apresentando os novos destinos e mercados que já foram iniciados em 2024 e que estão previstos para o restante do ano.

Barbizan explica que as companhias mantêm desde 2014 uma aliança estratégica na qual Clientes GOL têm acesso a voos de Air France e KLM para 28 países, e mais de 100 destinos com mais de 500 voos semanais. Por outro lado, ao chegar ao Brasil, os clientes da Air France-KLM têm à mão mais de 80 destinos em 7 países, com mais de 400 voos semanais operados pela GOL. Essa oferta será ampliada com a rota entre Paris (CDG) e Salvador (SSA), que começará a ser operada em outubro.

Multiplicando opções

A parceria combina diversidade de destinos e o melhor serviço possível, aponta o presidente do Grupo Air France-KLM na América do Sul. “Hoje estamos oferecendo mais de 40 destinos aqui no Brasil e também mais de 40 destinos na Europa. Com isso, estamos multiplicando as opções para os nossos clientes irem às principais cidades do Brasil e às principais cidades da Europa”.

Flahault ressalta que a parceria se reflete também na qualidade da experiência só viajante na aeronave,  no check-in, na troca de pontos de milhas… “Ela beneficia muito os clientes das companhias. Hoje, 19% dos passageiros que transportamos aqui no Brasil conectam com a Gol. 1 a cada 5 passageiros saem do Brasil por meio da nossa parceria. Estamos aumentando os voos e oferecendo um serviço melhorado”.

Airbus A350-900 - Foto - Divulgação Air France
Foto – Divulgação Air France

Salvador-Paris em destaque

Na 51ª Abav Expo, o executivo do Grupo Air France-KLM diz que uma das prioridades, além de reforçar o diálogo com o trade, é promover a nova rota Salvador-Paris, que será inaugurada em outubro com 3 voos semanais. “Atuamos de forma intensa nos últimos meses ao lado da GOL para que esse sonho se tornasse uma realidade, e estamos confiantes no sucesso da nossa nova rota, que, graças à nossa parceria, transportará não apenas o povo baiano mas também pessoas de outras regiões do país para o resto do mundo”.

O executivo também destaca na feira a ampliação das novas cabines business para São Paulo. “As novas cabines business são parte de um plano de desenvolvimento muito forte que temos aqui no Brasil para aumentar o número de voos. Em Fortaleza, por exemplo, vamos passar de 3 para 5 voos semanais. Em outubro, como citado, abrimos Salvador-Paris com 3 voos por semana. E adicionaremos mais 3 voos no Rio de Janeiro”.

“No ano passado lançamos as novas cabines business no Rio de Janeiro e fomos um dos primeiros destinos a operar com essas novas cabines da Air France. E agora vamos poder oferecer o mesmo serviço a partir do dia 31 de outubro com saídas de São Paulo. São 2 voos diários. As cabines com capacidade para 48 passageiros são Full flat, Full Access e Full Privacy. Elas contam com telas com mais de 17 polegadas e muita tecnologia”, detalha Flahault, que projeto um crescimento de até 80% no número de assentos do Grupo Air France-KLM em São Paulo.

Estande interativo e inclusivo

Na feira, o espaço do Grupo Air France-KLM e Gol congrega interação entre representantes das companhias e os visitantes fomentando negócios e conexões. Contém elementos inclusivos, que permitem o acesso mais amplo a pessoas com deficiência e conta com áreas de convivência, espaço para reunião e uma equipe de vendas para apresentar as novidades das companhias. Brindes e ativações também vão estar à disposição dos visitantes para melhorar a experiência.

LEIA MAIS:

Na 51ª Abav Expo, Aerolíneas Argentinas amplia conexões entre Brasil-Argentina

Na 51ª Abav Expo, Aerolíneas Argentinas amplia conexões entre Brasil-Argentina

0

Ivan Cadahia, Gerente Comercial da Aerolíneas Argentinas Brasil, projeta temporada de inverno 2025 histórica

*Por Cecília Fazzini e Zaqueu Rodrigues, da ABAV Expo

A presença da Aerolíneas Argentinas na 51ª Abav Expo, feira de turismo que acontece de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, marca um novo momento no intercâmbio turístico entre os dois países. É o que aponta ao DIÁRIO Ivan Cadahia, Gerente Comercial da Aerolíneas Argentinas.

“Estamos aqui na 51ª Abav Expo lançando novas rotas e o incrementando as frequências entre os dois países. A primeira novidade é que as Aerolíneas Argentinas já está de volta a Porto Alegre e já disponibilizou as vendas em todo o GDS para agentes de viagens de 5 voos semanais a partir do dia 3 de janeiro de 2025 entre Porto Alegre e Buenos Aires direto. Em julho de 2025 passaremos a 7 voos diários entre Porto Alegre e Buenos Aires”, revela Cadahia.

O executivo aponta que a ampliação de voos e novas rotas se estendem a outros estados. “Em Salvador, atualmente operamos 6 voos semanais até Buenos Aires. No dia 1 de janeiro passaremos a 7 voos, ou seja, voos diários. A partir de janeiro também implementaremos uma rota nova entre Salvador e Córdoba, com um voo semanal”.

A temporada de inverno 2025 está sendo comercializada com antecedência recorde pela Aerolineas Argentinas. A alta estação tem representado ocupação de 95% na cia. aérea, a exemplo de 2023 e 2024.

RJ e SP

No Rio de Janeiro, prossegue Cadahia, o número de voos a Buenos Aires passará de 24 semanais para 30 semanais em janeiro de 2025. “Também entraremos com um novo destino entre Rio de Janeiro-Córdoba com 4 voos semanais. Já Curitiba, que é também uma grande aposta nossa, passaremos de 5 voos semanais direto entre Curitiba e Buenos Aires para 6 voos semanais em janeiro. E, em julho de 2025, o previsto é operamos voos diários”.

Ivan Cadahia, Gerente Comercial da Aerolíneas Argentinas Brasil (Foto: DIÁRIO)
Ivan Cadahia, Gerente Comercial da Aerolíneas Argentinas Brasil (Foto: DIÁRIO)

A cidade de São Paulo, destino com a maior oferta de voos da Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires, saltará de 31 voos semanais hoje para 33 voos semanais em julho de 2025. A companhia permanecerá com 1 voo semanal entre São Paulo e Salt.

Recorde da Aerolíneas Argentinas no Brasil

Com a ampliação dos voos e novas conexões, em janeiro de 2025 a Aerolíneas Argentinas terá um recorde na quantidade de voos entre Brasil e Argentina, celebra Cadahia. “Passaremos a oferecer 112 voos semanais entre os dóis países operando com boing 737800 e 737800 Max”.

“Em todos os nossos voos Brasil- Argentina oferecemos duas cabines: classe econômica e a premium economy: essa segunda dispõe de oito assentos na parte da frente da aeronave. Somos a companhia aérea que opera com a maior quantidade de destinos dentro da Argentina e permanecemos com uma operação no Brasil e na América do Sul totalmente focada na chegada e saída do aeroporto central da cidade de Buenos Aires, que é Aeroparque”, destaca ele, apontando que o aeroporto oferece conexões imediatas para todas as cidades argentinas”.

O executivo conta que o agente de viagens é, historicamente, o principal canal de vendas da companhia. “Prestigiamos os agentes de viagens. A prova disso é que estamos aqui na 51ª Abav Expo com vários lançamentos em primeira mão para eles. O nosso foco é o agente de viagem, que representa entre 75% e 80% das nossas vendas”, agradece, ressaltando que a Aerolíneas oferece uma gama de benefícios por meio do programa de fidelidade Aerolíneas Plus.

LEIA TAMBÉM:

Na 51ª Abav Expo, GTA apresenta novas soluções tecnológicas

Magic City recolhe quase 400 quilos de lixo no CleanUp Day 2024

Em parceria com a Cooperpires e a comunidade, voluntários se mobilizaram para limpeza de ruas e conscientização ambiental

No último dia 24, o Magic City, complexo de lazer localizado em Suzano, SP, mostrou seu comprometimento com a sustentabilidade ao participar do #CleanUpDay, um evento global que reúne voluntários de 195 países em prol da limpeza de cidades, rios e comunidades. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial da Limpeza 2024.

Durante o mutirão, colaboradores do Magic City, membros da comunidade e a equipe da Cooperpires – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires – percorreram ruas próximas ao complexo, com luvas e sacos de lixo. O esforço resultou na coleta de 384 quilos de resíduos, superando a marca de 2023, quando foram retirados cerca de 300 quilos de lixo. A iniciativa não só promoveu a limpeza das vias, mas também buscou conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental.

Prefeitura de Suzano presente

Além do trabalho dos voluntários, a ação contou com a presença do secretário do Meio Ambiente de Suzano, Sadao Sakai, que destacou a relevância do evento. “É um momento de reflexão para que as pessoas compreendam a importância da manutenção da limpeza para a qualidade de vida. A participação de grandes empresas, como o Magic City, tem um impacto direto no comportamento das pessoas”, afirmou Sakai.

A líder voluntária do Instituto Limpa Brasil em Suzano, Cláudia Santos, também participou do mutirão e reforçou a importância da participação do setor privado em iniciativas como o CleanUp Day. “É importante que empresas privadas participem do CleanUp Day a fim de sensibilizar pessoas para que mudem suas mentalidades e se conscientizem”, declarou.

O lixo coletado foi devidamente separado e os materiais recicláveis foram encaminhados à Cooperpires, garantindo uma destinação correta e sustentável. Além dessa ação, o Magic City vem ampliando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade, como parte de sua estratégia ESG (Ambiental, Social e Governança).

O complexo, que é o parque aquático que mais cresceu na América Latina no último ano, planeja transformar a participação no CleanUp Day em uma tradição anual. Durante o mês de setembro, o Magic City estará aberto ao público todos os dias, oferecendo uma série de atividades de lazer. Mais informações estão disponíveis no site www.magiccity.com.br.

Serviço

Na 51ª Abav Expo, GTA apresenta novas soluções tecnológicas

0

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Celso Guelfi, presidente da GTA, destaca que a seguradora ampliou a cobertura

*Por Paulo Atzingen e Zaqueu Rodrigues, da ABAV Expo

Telemedicina, cobertura pet e acesso às Salas VIPs de Aeroportos são algumas das novidades que a Seguradora GTA (Global Travel Assistance) trouxe para a 51ª Abav Expo, tradicional feira de turismo da América Latina que acontece de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

“Essas novidades, frutos da nossa parceria com a Iza Seguradora, representam um crescimento anual de 20%. Eu acredito que, com a força de vendas que temos e toda a tecnologia implementada pela Iza, vamos ter um cenário muito interessante, tornando os nossos serviços mais abrangentes e rápidos”, celebra o presidente da GTA, Celso Guelfi.

Celso usa como exemplo a redução no tempo de reembolso em casos de emergências internacionais. “Um cliente que faz um atendimento por ele próprio em uma viagem internacional tem de 30 a 35 dias para ser reembolsado. Agora, com a nossa nova plataforma digital, com uso de inteligência artificial, reduziremos esse tempo para 20 dias. Ficou muito mais rápido”.

Equipe GTA na 51ª ABAV Expo - Foto: DT
Equipe GTA na 51ª ABAV Expo – Foto: DT

A cobertura também inclusive o investimento em telemedicina, explica Celso. “Importamos um pacote de tecnologia de Israel que conta com telemedicina, permitindo fazer uma leitura em tempo real dos sinais vitais como ritmo cardíaco, respiração, emoglobina, pressão arterial, bem-estar…”.

O executivo observa que telemedicina ajudará muito no atendimento médico. “É lógico que o caso precisar de hospital, como uma fratura, o médico encaminhará. Mas há casos que a telemedicina ajuda a evitar que o paciente perca tempo viajando para o hospital quando se poderia resolver por meio da telemedicina”.

Celso também adianta que a GTA está lançando a cobertura pet durante as viagens nacionais e internacionais e o acesso às Salas VIPs de Aeroportos do Brasil durante os embarques para viagens internacionais. “Estamos em um momento de expansão”, finaliza.

Chile Week: veja a programação do evento que começa dia 30 de setembro

0

Semana de negócios do Chile no Brasil acontece entre 30 de setembro e 4 de outubro nas capitais de SP, MG e DF e reunirá autoridades e lideranças chilenas com o objetivo de promover encontro e gerar oportunidades em setores como alimentos, bebidas, investimentos, turismo, mineração

Maior parceiro comercial do Chile na América Latina e 3º principal mercado de destinos de exportações chilenas no mundo, o Brasil sediará entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro a semana de negócios Chile Week nas cidades de São Paulo, Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Promovida pelo ProChile, instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile, a ação tem o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios entre os países nas áreas de alimentos, bebidas, investimentos, turismo e mineração.

Com uma agenda robusta, a abertura ocorrerá na capital paulista e contará com a presença de Sebastián Depolo Cabrera, embaixador do Chile no Brasil, Ignacio Fernandez, diretor geral de ProChile, além de Hugo Corales, diretor de ProChile São Paulo e representantes da indústria chilena e brasileira dos setores de turismo, marca país, agronegócio, alimentos e bebidas dentre outros.

“Mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo, o Brasil será foco de diversas ações promocionais em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, cidades onde a ProChile organizará conferências de negócios, seminários técnicos, visitas a centros de distribuição e supermercados, entre outras. Este ano, será realizada em São Paulo, a Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas onde empresas exportadoras chilenas se reunirão com potenciais compradores brasileiros para promover o comércio bilateral. “Atualmente, o Brasil é o terceiro principal destino das exportações chilenas, mercado que se consolida como o principal parceiro comercial da América Latina”, afirma Hugo Corales, diretor do ProChile no Brasil.

Valparaíso, no Chile (Foto: Pixabay)
Valparaíso, no Chile (Foto: Pixabay)

Programação SP – Chile Week

30 de setembro, segunda-feira, a partir das 12h30, São Paulo

As atividades do Encontro Chile-Brasil começam em São Paulo no dia 30 de setembro, às 12h30, com Almoço de Negócios no Tivoli Mofarrej Hotel com a presença do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; Embaixador do Chile no Brasil, Sebástián Depolo; Diretor Geral do ProChile, Ignacio Fernández; autoridades brasileiras; importadores; delegações empresariais do setor de alimentos e associações comerciais.

Às 15h, no mesmo local em SP haverá o seminário Fortalecendo a imagem país e expandindo oportunidades comerciais em colaboração com a FIESP e Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de mostrar as oportunidades comerciais entre os dois países.

Já às 16h haverá painel sob o tema “A Imagem do Chile no Mercado Brasileiro” a ser apresentado por Rossana Dresdner, Diretora Executiva, Fundação Imagem de Chile, com a presença das autoridades.

Às 16h20 será apresentado o painel Riscos e Oportunidades para o fortalecimento do Comércio Exterior entre Chile e Brasil no contexto da reconfiguração das cadeias globais de valor e da transição energética.

No horário das 16h40 será a vez do painel Conjuntura Econômica do Chile e do Brasil e Perspectivas para 2025, com a participação da FIESP e FGV. Esse painel será moderado por Selma Nunes, vice-presidente da Câmara de Comércio Chile Brasil.

Haverá ainda às 17h10 o workshop: Desafios e Oportunidades do Setor de Alimentação no Brasil a ser ministrado por María Gonzalez de VSV EuroGlobal, com o objetivo de analisar os desafios e oportunidades desse setor.

01 de outubro, terça-feira, a partir das 16h – São Paulo

Na data de 1º de outubro ainda em SP haverá a inauguração da Rodada de Negócios de Alimentos e Bebidas. A abertura da rodada contará com a participação do Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; do Embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; do Diretor Geral do ProChile, Ignacio Fernández.

A partir das 16h haverá masterclass sobre o Pisco do Chile, com a presença de autoridades agrícolas, importadores brasileiros e da delegação empresarial chilena de pisco. A condução da masterclass será feita por Víctor Venegas, bartender chileno de Eximia Bar localizado em São Paulo. Essa será uma oportunidade que o mercado brasileiro terá para conhecer melhor esse destilado chileno.

Ao final, haverá um jantar com a presença do Ministro da Agricultura, Embaixador do Chile no Brasil, do Diretor Geral do ProChile, autoridades brasileiras, importadores, delegação empresarial do setor de alimentos e entidades empresariais.

Programação Brasília e BH – Chile Week

3 de outubro – Programação Brasília

A agenda em Brasília (DF) começa dia 3 de outubro, às 9h, com Workshop sobre Turismo na Embaixada do Chile. Participam Sebastián Depolo, Embaixador do Chile no Brasil e também Verónica Pardo, Subsecretaria de Turismo.

No mesmo local, às 19h30, haverá o coquetel Chile Week Turismo.

3 de outubro – Programação Belo Horizonte

Em Belo Horizonte (MG), os trabalhos se darão também a partir de 3 de outubro. Às 8h30, no Espaço Vista, haverá acontece a inauguração da Semana Chile Brasil Belo Horizonte, com a presença de autoridades chilenas, do Diretor Geral do ProChile, autoridades brasileiras, delegação empresarial, associações comerciais, empresários brasileiros e imprensa. Serão abordados temas voltados à apresentação comercial #MadebyChileans

A partir das 12h30, haverá ainda almoço de negócios no mesmo local, com a mesma comissão.

Às 14h acontece a Rodada de Negócios de Soluções Globais, com a participação do diretor Geral do ProChile, delegação empresarial e empresários brasileiros.

Programação completa em https://info.prochile.gob.cl/chile-week-brasil-2024

Accor aposta em tecnologia para reduzir o desperdício de alimentos

Em celebração ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, comemorado em 29 de setembro, a Accor reafirma seu compromisso para redução do desperdício de alimentos em suas operações. O Grupo tem implementado estratégias e parcerias que visam reduzir o desperdício.

Uso da tecnologia como aliada para medição e redução do desperdício

Visando trazer inovação e eficiência para as práticas sustentáveis, a Accor está adotando soluções tecnológicas para medição e controle dos resíduos alimentares gerados em seus hotéis com objetivo de minimizá-los.

Para quantificar com precisão o desperdício de alimentos e cumprir com os padrões compartilhados globalmente, cada unidade da rede é incentivada a mensurar seus desperdícios utilizando softwares de gestão de sustentabilidade com inteligência artificial. Esta tecnologia torna mais fácil o processo dos hotéis para medir e monitorar seu desempenho em energia, água e pegada de carbono, para que possam acompanhar os impactos de suas iniciativas sustentáveis. Atualmente, 99% dos hotéis da região das Américas já utilizam a ferramenta integrada em suas operações e 37% medem o desperdício de alimentos a partir da ferramenta.

Outro exemplo é o uso da tecnologia Bioconverter para o processamento de 100% dos resíduos orgânicos gerados pelos hotéis, eliminando a necessidade de envio para aterros sanitários ou compostagem. Com a parceria, nove hotéis da rede no Brasil reduziram o descarte de cerca de 167 toneladas de resíduos orgânicos, eliminando a emissão equivalente a aproximadamente 265 toneladas de CO², de janeiro a setembro de 2024*. O Bioconverter utiliza processos mecânicos combinados com microrganismos que aceleram a decomposição da matéria orgânica, transformando os resíduos em efluente rico em nutrientes que pode ser descartado com segurança. Além de reduzir o volume de lixo, o sistema corta a emissão de carbono, gerando relatórios de sustentabilidade e operação em tempo real, o que facilita o monitoramento e a otimização dos processos.

Máquina biodisgestora Bioconverter - Foto: divulgação Accor
Máquina biodisgestora Bioconverter – Foto: divulgação Accor

Criatividade e sustentabilidade

A medição é uma etapa importante para quantificar os resíduos orgânicos, mas além disso, é fundamental exercitar a criatividade para propor inovações que impactem na redução do desperdício. Neste sentido, o hotel ibis budget São Paulo Paraíso foi o pioneiro em lançar um menu produzido com ingredientes reaproveitados. São nove opções de pratos, entre entradas, prato principal e sobremesa, tudo preparado com itens que normalmente seriam desperdiçados, como cascas e talos, resultando em pratos nutritivos e saborosos tanto para hóspedes quanto para visitantes, que podem adquirir refeições com custos acessíveis para consumo no local ou para viagem.

Cardápio sustentável do ibis budget São Paulo Paraíso, no Brasil - Foto: divulgação
Cardápio sustentável do ibis budget São Paulo Paraíso, no Brasil – Foto: divulgação

O ibis Styles San Isidro, no Peru, também implementou uma iniciativa similar com o lançamento de quatro pratos produzidos com reaproveitamento de ingredientes como cascas de alho, cebola e tomate, talos de brócolis, folhas de aipo, cascas de limão, resíduos de café, entre outros.

Prato produzido a partir do bagaço de café orgânico, no ibis Styles San Isidro, no Peru - foto: divulgação Accor
Prato produzido a partir do bagaço de café orgânico, no ibis Styles San Isidro, no Peru – foto: divulgação Accor

Outro exemplo de projeto inovador são os kits boas-vindas aos hóspedes produzidos com resíduos de café no hotel Pullman Rosario City Center, Argentina. A equipe do hotel identificou que uma xícara de café gera 21g de resíduo, o que resulta na geração de mais de 90 toneladas de resíduos de café ao ano no hotel. E como uma solução criativa para destinar esses resíduos com responsabilidade, o hotel criou a iniciativa de produzir esculturas feitas com café para entregar aos hóspedes um kit de boas-vindas totalmente único e personalizado.

Escultura produzida com resíduos de café no Pullman Rosario City Center, na Argentina - Foto: divulgação Accor
Escultura produzida com resíduos de café no Pullman Rosario City Center, na Argentina – Foto: divulgação Accor

Destinação responsável de alimentos

A Accor conta com uma parceria com a startup Food to Save para realizar o repasse de alimentos excedentes dos hotéis a preços reduzidos. Por meio de um aplicativo, o Food to Save disponibiliza sacolas com os alimentos excedentes para venda com 70% de desconto, incentivando ao consumo consciente e contribuindo para a redução do desperdício de alimentos. De janeiro a setembro de 2024, conseguimos evitar o desperdício de mais de 6 mil kits com alimentos que antes seriam descartados em nossos hotéis, eliminando a emissão equivalente a mais de 15 toneladas de CO² no meio ambiente.

No Chile, a rede possui parceria com a Good Meal também para realizar o repasse de alimentos excedentes das unidades do país. As vendas dos produtos são realizadas pela plataforma da startup em um raio de até 5 km para minimizar as emissões de carbono relacionadas no transporte. Até o momento, foram resgatados cerca de 900 kits que evitaram o desperdício de mais de 2 toneladas de alimentos que seriam descartados, equivalente a redução da emissão de 5,7 toneladas de CO².

O Grupo também apoia a startup socioambiental, Comida Invisível, que já atua no Brasil em algumas unidades desde 2022. Realizando o encaminhamento correto de alimentos excedentes dos hotéis para comunidades carentes. Só em 2024, mais 180 mil pratos de alimentos foram doados para cerca de 10 instituições do Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, evitando a emissão de 31 toneladas de CO².

Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy, comenta sobre o compromisso do Grupo para redução do desperdício de alimentos. “Na Accor, acreditamos que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar nossas metas de sustentabilidade, especialmente na redução do desperdício de alimentos. Estamos comprometidos em implementar soluções que não só minimizam o impacto ambiental de nossas operações, mas também inspiram nossos colaboradores e hóspedes a adotarem hábitos mais conscientes. Nosso objetivo é reduzir em 60% o desperdício de alimentos dos nossos hotéis nas Américas até 2030, e a tecnologia tem sido uma grande aliada nessa jornada, permitindo-nos medir, monitorar e agir com eficiência.”

Com essas iniciativas, a Accor avança para atingir sua ambição de neutralidade de carbono até 2050, integrando práticas sustentáveis e sensibilizando suas equipes e clientes sobre a importância de combater o desperdício de alimentos.

(*) Cálculo baseado na metodologia WARM model & GHG calculator da EPA Environmental Protection Agency – USA / ATERRO – MÉDIA 160 Km)

Museu de São Paulo ganha maquete exclusiva da TAP Air Portugal

0

TAP Air Portugal doa maquete de avião ao Museu Catavento em São Paulo

A TAP Air Portugal doou uma maquete antiga ao renomado Museu do Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo. A peça representa uma de suas aeronaves no modelo Airbus A340, com matrícula CS-TOD, que iniciou as operações na TAP em abril de 1995.

Em 2023, a maquete passou por uma reforma e foi transformada no modelo A330-900 — utilizado pela companhia aérea atualmente. A maquete possui 2 metros de comprimento, medindo da cauda ao nariz, e uma envergadura de 1,90 metros, da ponta das asas. Ela também conta um pouco da história recente da empresa no Brasil, que se tornou a principal companhia aérea internacional a ligar o Brasil a Portugal.

Cerimônia de entrega

A cerimônia oficial de entrega acontece no dia 24 de setembro de 2024. A maquete ficará exposta de forma permanente no acervo do museu, um dos principais centros culturais e educativos da cidade.

A maquete, que antes ocupava um lugar de destaque na entrada do escritório da TAP Air Portugal em São Paulo, passará a integrar a coleção do Museu Catavento, espaço dedicado à ciência, tecnologia e cultura, e que faz parte da rede de museus do Governo do Estado de São Paulo.

TAP Air Portugal doa maquete de avião ao Museu Catavento em São Paulo - Foto: Divulgação
TAP Air Portugal doa maquete de avião ao Museu Catavento em São Paulo – Foto: Divulgação

“Estamos muito felizes em contribuir para o enriquecimento cultural do Museu Catavento com esta doação. A TAP tem uma longa história de conexão com o Brasil, e a presença desta maquete no museu simboliza nosso compromisso com a preservação da história e o fortalecimento dos laços entre Portugal e o Brasil” afirma Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas.

Museu do Catavento – exposições interativas e educativas

O Museu Catavento é um dos principais museus interativos de ciência e tecnologia do Brasil. Localizado no Palácio das Indústrias, em São Paulo, é conhecido por suas exposições interativas e educativas, atraindo visitantes de todas as idades. A inclusão da maquete da TAP Air Portugal adiciona um novo elemento ao acervo, permitindo ao público um vislumbre da história da aviação comercial e sua importância no cenário internacional.

A TAP Air Portugal tem uma longa tradição de voos entre Portugal e Brasil, e a maquete simboliza essa ponte histórica e cultural entre os dois países. Agora, no Museu Catavento, visitantes poderão apreciar de perto uma réplica de uma aeronave que já cruzou os céus conectando dois países.

Durante o período do Verão Europeu, a TAP oferece 96 voos semanais, uma média de 14 por dia, com saídas de 11 capitais em todo o país. Um número recorde de voos que reafirma a TAP como a mais importante Companhia Aérea Internacional a ligar o Brasil à Europa; a Companhia Aérea europeia mais brasileira.

A TAP foi eleita, por 10 anos consecutivos, a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelo World Travel Awards em reconhecimento ao seu serviço de excelência. Além disso, recebeu o MICE Award como Melhor Companhia Europeia.

A Companhia voa diretamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 11 cidades do Brasil (13 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP conecta diretamente à Europa.

51ª ABAV EXPO: razão e paixão, economia e arte, pedra e luz

Com tanto tempo na economia do turismo posso cravar que a solenidade de abertura da 51ª ABAV Expo 2024 nesta quarta-feira (25) em Brasília foi um misto de razão e paixão, economia e poesia, há muito tempo não experimentada. As solenidades têm se tornado mais um desfile de novidades tecnológicas com muita espuma, discursos e pouca essência. Ontem não.

Com tanta insensibilidade e superficialidade pulando das telinhas e telonas posso afirmar que a abertura da 51ª ABAV Expo ontem à noite em Brasília nos transportou para um mundo mais fiel à realidade – frutos talvez de tanta epidemias, guerras, enchentes e queimadas – e que ofereceu por isso mais autenticidade, sensibilidade e mais arte.

Por Paulo Atzingen (de Brasília)*

Digo isso porque o mesmo peso de autoridades presentes, de governador do Distrito Federal a ministros da Esplanada, de presidente da Embratur a presidentes de várias autarquias, o mesmo peso dessas autoridades foi compensado por uma apresentação de violino que fez arrepiar os cabelos.

A ornamentação dos espaços e, principalmente, a iluminação do palco com velas, ofereceu um ar mais lúdico, mais acolhedor e mais verdadeiro.

Os organizadores, o próprio time da Associação Brasileira das Agências de Viagens e a Promo – empresa contratada para montar o espetáculo ofereceu a cerca de 800 convidados a dose certa desse equilíbrio entre pedra e sonho, força bruta e força neutra, análise e poesia.

Brasília por seu simbolismo de engenharia e arquitetura é hoje a casa dos centenas de agentes de viagens na realização de seu maior evento. Originalmente é dele e para ele que se realiza, há 54 anos, esse misto de feira e convenção, encontro e congresso.

São os agentes de viagens, esses profissionais que trabalham com o real e o imaginado, com o projeto e a realização dele é que – originalmente – foi idealizado essa ABAV. Se vieram outros interesses não cabe aqui.

E por serem eles, os agentes de viagem, a base de toda essa roda da fortuna dos sonhos, a base dessa meca de perspectivas de novos horizontes, creio que a solenidade de abertura de ontem foi feita pensando neles.

O recado foi dado logo no início da solenidade com os violinistas tocando Renato Russo e Capital Inicial, músico e banda, sinônimos de Brasília.

Músicos, violinistas que trouxeram à memória dos congressistas versos como esse:

“Mudaram as estações
E nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre sempre acaba (…)”

(Por Enquanto -Legião Urbana)

Ou esse:

“Meu caminho é cada manhã

Não procure saber onde vou

Meu destino não é de ninguém

Eu não deixo os meus passos no chão.

(“Primeiros Erros, Capital Inicial)

Da engenharia de Lúcio Costa, o que projetou Brasília, e da arquitetura de Oscar Niemeyer, o que sonhou Brasília, posso afirmar que é a primeira abertura de ABAV em que o organizadores acertaram a mão entre a pedra e a luz.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

LEIA TAMBÉM:

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional: “O turismo tem uma força muito grande”

Azul Viagens registra 120% em vendas em São Paulo

0

Operadora de Turismo da Azul consolida sua atuação na capital paulista com mais de 300 agências de viagens cadastradas e ações de capacitação para profissionais de Turismo

Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, registrou um crescimento expressivo de 120% nas vendas em São Paulo em 2024, em comparação ao ano anterior. Esse desempenho robusto reflete o foco da operadora em expandir suas operações e melhorar ainda mais os serviços e produtos oferecidos ao público paulista, consolidando sua presença na capital.

Com uma presença sólida no mercado de São Paulo, a Azul Viagens opera voos dedicados para 11 destinos turísticos populares como Aracaju, Porto Seguro, Caldas Novas, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Recife, Santos Dumont, Comandatuba e Natal. Entre os destinos mais procurados pelos Clientes paulistanos, Maceió lidera, seguido de Recife + Porto de Galinhas e Porto Seguro.

Para a alta temporada de verão, a Azul Viagens aumentará em 140% o número de voos dedicados, oferecendo 2.764 voos no período de 7 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. Esse aumento mais que dobra a operação em comparação com o verão anterior, quando foram realizados 1.142 voos. Todos os voos são comercializados pelos canais oficiais da Azul, oferecendo mais opções para os Clientes que desejam aproveitar os destinos turísticos mais desejados do Brasil.

A Azul Viagens também fortalece sua presença física em São Paulo com lojas espalhadas pela capital e conta com mais de 350 agências de viagens cadastradas. Essa infraestrutura combinada com o crescimento constante das vendas, posiciona a operadora como uma das líderes do setor turístico na região.

Para estreitar o relacionamento com os agentes, a Azul Viagens promoveu recentemente uma série de roadshows na capital, reunindo mais de 100 agentes em eventos realizados nos hotéis Intercity Paulista, Intercity Anhembi e Intercity Tatuapé. Os encontros reforçaram as ofertas de voos dedicados, tarifas especiais e o programa “Agente Tá On”, além de oferecer um espaço para ouvir as necessidades do setor.

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional: “O turismo tem uma força muito grande”

0

Anfitriã da 51ª Abav Expo, Ana Carolina Medeiros afirma que é preciso acreditar muito no que o agenciamento pode proporcionar para o Brasil

por Cecília Fazzini, Zaqueu Rodrigues e Paulo Atzingen (De Brasília)*

A 51ª Abav Expo, um dos principais palcos do turismo na América Latina, iniciou nesta quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a sua tradicional solenidade de abertura com a presença de autoridades, lideranças do mercado turismo e convidados.

Em conversa com o DIÁRIO, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, pontuou que a feira deste ano, que ocupa de 26 a 28 de setembro o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital Brasília, será memorável para os participantes.

A 51ª Abav Expo conta com mais de 1500 expositores representando os principais segmentos do turismo, 150 compradores nacionais e internacionais convidados, 60 capacitações na Abav Talks e uma estimativa de receber 30 mil visitantes nos três dias de evento.

Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, o evento retorna a Brasília após 22 anos. A realização da feira no Distrito Federal é extremamente importante, apontou Ana Carolina Medeiros.

“É a capital da política brasileira, das principais decisões do que a economia vai fazer, de onde investir. Estamos aqui com os três poderes. Isso é muito importante para mostrarmos o melhor do turismo para que percebam e vejam o quão o setor é importante”, destacou ela.

Para Medeiros, o turismo tem potencial para representar muito mais dos atuais 8% do PIB do Brasil. “Esse número pode ser muito maior, porque o turismo é uma economia rápida, limpa, que gira imediatamente e que dá empregabilidade, que dá receita”.

Potencial de Brasília

A presidente da Abav Nacional também destacou o potencial de Brasília como destino turístico. “A importância de trazermos a feira para cá não é só pelo público emissor. Brasília tem condições de ser uma grande capital receptiva. Brasília é linda, tem uma arquitetura maravilhosa e uma gastronomia diferenciada. É um destino que tem várias nacionalidades”

A presidente da Abav observa um cenário de expansão do turismo brasileiro. “As pessoas estão percebendo que o turismo é muito importante. O turismo feito com responsabilidade e inteligência faz o país, o estado e a cidade enriquecerem e aumentarem a qualidade de vida para as pessoas”.

“Turismo tem uma força muito grande”

A presidente da Abav Nacional afirma que o país está entendendo que o turismo tem uma importância muito grande para a economia. “Através do turismo a gente pode ter mais capacitação e muita empregabilidade. A gente vê bastante investimento tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada em equipamentos turísticos”.

“O turismo tem uma força muito grande. Eu sempre me surpreendo positivamente que a força da Abav é sempre maior do que a gente imagina que seja. A Abav tem essa liderança. Temos que acreditar cada vez mais na Abav e no poder do agenciamento para o desenvolvimento do turismo e do Brasil”, sublinha Ana Medeiros

SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro | Visitação para o público em geral: 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h