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Ainda dá tempo de se inscrever no Concurso de Fotografia do Museu do Futebol

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O tema da edição 2024 do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol é a Várzea e o Futebol que está presente por todos os cantos do Brasil; 20 fotógrafos profissionais e/ou amadores receberão prêmios em dinheiro

Pouco importa se o campo é gramado, cimentado ou de terra batida. O que vale é estabelecer onde fica o gol e o lado de cada time. O futebol amador, também conhecido como várzea, rachão, racha ou pelada será o tema do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol 2024.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo abriu as inscrições no dia 02 de setembro e encerra na próxima segunda-feira, dia 30. A participação é gratuita e o formulário está disponível aqui.

Mais sobre o concurso

O concurso é aberto para fotógrafos profissionais ou amadores, residentes no Brasil. Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, inclusive menores de 18 anos, desde que com a anuência de um responsável legal. Todos concorrem na mesma categoria e os 20 primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, entre R$ 500,00 e R$ 2 mil.

Os participantes devem encaminhar apenas imagens do futebol de várzea, seja ele protagonizado por mulheres, homens ou crianças. Vale também o futebol adaptado e outras formas de manifestação do jogo em campos periféricos, urbanos, rurais ou em meio a florestas. As fotografias devem ser realizadas em território nacional.

As imagens não precisam ser inéditas, mas de autoria de um único fotógrafo. Os jurados vão selecionar os vencedores a partir de critérios como originalidade, qualidade técnica, abordagem do tema, estética e domínio da técnica fotográfica.

Com o tema A Várzea e o Futebol, a expectativa dos organizadores é de que os participantes capturem a paixão pelo esporte de maneira genuína, em diferentes espaços, como acontece no dia a dia.

Expectativa

Nesta edição do concurso os organizadores esperam superar a marca de inscrições do ano passado. Em 2023 o Museu do Futebol recebeu 222 fotografias, de 11 estados brasileiros, sob o tema Brincar de Futebol.

As imagens selecionadas reforçaram a presença do esporte na socialização de pessoas de todas as idades, em diferentes contextos geográficos, um retrato da popularidade do futebol no Brasil.

O fotógrafo José Medeiros, do Mato Grosso, ficou na primeira colocação com a imagem de uma criança indígena fazendo um chute de bicicleta no rio. O segundo lugar foi para Rogério Sousa Silva e o terceiro para Levi Bianco.

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Visit Rio fortalece parcerias na 51ª ABAV Expo: “Novos conteúdos e ideias”

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Reunião com a Unidestinos e participação no lançamento da campanha ESG da Embratur estão na agenda do Visit Rio na 51ª ABAV Expo, que acontece até este sábado, dia 28, em Brasília

O Visit Rio marca presença na ABAV Expo 2024, de 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Com a expectativa de reunir cerca de 30 mil visitantes e mais de 1,5 mil marcas expositoras, o evento — realizado durante o Dia Mundial do Turismo — se consagrou como um ponto de encontro importante para grandes acordos de negócios que impulsionam o setor na América Latina.

Representando o destino, a diretora-executiva do Visit Rio, Roberta Werner, estará no estande da Brasil Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos), onde participará de reuniões estratégicas de relacionamento. “Além do networking e das atualizações que o evento proporciona, a feira, que ocorre durante o Dia Mundial do Turismo, acaba sendo uma oportunidade para reencontrarmos amigos e parceiros que nos acompanham ao longo dessa jornada”, afirma Roberta.

Foco nos agentes de viagens

Luiz Strauss, presidente do Conselho Curador do Visit Rio e ex-presidente da ABAV-RJ, ressaltou a importância da ABAV Expo para o setor e a troca de experiências entre profissionais. “A ABAV sempre foi um espaço importante para o desenvolvimento do turismo. A participação no evento nos permite trazer novos conteúdos e ideias para enriquecer nosso trabalho. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com agentes de viagens, que desempenham um papel fundamental na promoção dos destinos”, afirmou Strauss.

O Visit Rio também participará do lançamento da campanha ESG da Embratur, voltada para a promoção de práticas sustentáveis no turismo. “Essa é uma iniciativa acertada da Embratur, que certamente vai inspirar o trade a adotar ações mais conscientes e integradas com as práticas globais de ESG, promovendo um desenvolvimento turístico responsável”, comenta.

Um dos destaques da ABAV Expo 2024 é a abertura ao público final no sábado (28), quando será possível explorar as principais novidades do setor. A edição anterior, que celebrou os 50 anos da ABAV, foi realizada no Rio de Janeiro, cidade que voltará a sediar o evento em 2025, em data ainda a ser anunciada no fim do evento, assim como os destinos das próximas edições.

Panorama da ABEAR revela contribuição da aviação comercial brasileira para o PIB

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Com formato 100% digital, publicação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas apresenta novos indicadores. Dados de 2024 revelam que demanda e oferta doméstica já superam os números pré-pandemia

A aviação comercial brasileira contribuiu, em 2023, com R$ 81 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país. O número representa um aumento de 3,8% em relação a 2022, quando o setor somou R$ 78 bilhões de contribuição para o PIB brasileiro. É o que revela o novo Panorama da Aviação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Em formato 100% digital e com dados inéditos sobre o setor aéreo, o Panorama foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (26) na ABAV Expo 2024, a maior feira de turismo da América Latina, realizada entre 26 e 28 de setembro, em Brasília.

O cálculo do PIB considera a soma de bens e serviços da aviação comercial nacional. Em 2023, o setor aéreo também foi responsável por dinamizar R$ 34,7 bilhões em salários e R$ 25,4 bilhões em tributos arrecadados. O montante de salários em 2022 foi de R$ 34,2 bilhões, enquanto o valor coletado em tributos foi de R$ 21,3 bilhões.

Empregos formais

Com base nos dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a publicação da ABEAR revela ainda que a aviação comercial possuía 52.214 empregos formais em 2023, um aumento de 7,69% em relação a 2022, quando o número de vagas somava 48.485.

Uma novidade do novo Panorama ABEAR é o acesso a dados estaduais nos indicadores de PIB, empregos, salários e tributos pagos. A partir desses indicadores é possível constatar, por exemplo, que o número de empregos do setor aéreo em Alagoas, Amapá, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal está acima da média nacional de 1% do total de postos de trabalho, considerando a soma de 990 mil empregos diretos, indiretos, induzidos e catalisados pelo setor em todo o país em 2023. Em São Paulo, o setor aéreo representa 1,61% do total de empregos do estado, ultrapassando a marca de 300 mil ocupações.

Novo Panorama

Antes publicado anualmente em formato impresso e PDF, o novo Panorama passa a ser atualizado periodicamente, incluindo o que há de mais novo em matéria de dados. No lançamento, a plataforma já conta com números disponibilizados para alguns indicadores até junho de 2024.

“Desde as primeiras publicações, o Panorama se tornou uma referência sobre a aviação comercial brasileira, contribuindo para a compreensão do cenário e dos desafios do setor que gera emprego, renda, bem-estar social, negócios e riquezas, e é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.

Segundo a ABEAR, o novo Panorama traz uma consulta interativa que mostra, desde 2012, a variação do câmbio, do preço do querosene de aviação (QAV), do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e da tarifa média do bilhete aéreo. Os dados apontam, por exemplo, que, de janeiro de 2018 a junho de 2024, o câmbio teve uma variação de 67,9% e o QAV, 48,5%.

Diferentemente desses indicadores, a tarifa média real aumentou 11% no período, o que reflete os esforços das companhias aéreas em não repassar a pressão dos custos para os consumidores. Atualmente, o patamar de assentos ofertados pelas companhias aéreas já é 5,9% superior ao observado no primeiro semestre de 2019. Cabe destacar ainda que cerca de 60% das despesas das empresas aéreas são dolarizadas, e o QAV impacta aproximadamente 40% dos custos do setor.

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Na 51ª ABAV Expo, Vital Card prioriza transparência e destaca novidades

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Com 24 anos de mercado, a Vital Card participa da 51ª ABAV Expo com a certeza de que está no caminho certo: mantendo um ‘casamento’ duradouro com sua garantidora, lançando produtos exclusivos e alcançando excelentes índices nos dados da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados)

Por Cecília Fazzini, de Brasília

Integrante do Grupo Schultz, a empresa de seguro viagem Vital Card, se faz presente em todo o Brasil e já tem em seu portfólio mais de 10 milhões de clientes. Com um estande próprio, a seguradora apresenta o resultado de sua expertise de mais de duas décadas de atuação.

Em entrevista ao DIÁRIO durante a 51ª ABAV Expo, em Brasília, Rafael Turra, diretor da Vital Card, destacou o atual momento da corporação e quais os pilares essenciais para manter a marca fortalecida mesmo em um mercado tão competitivo. Ana Santana, Diretora Geral das Empresas Schultz, também participa. Acompanhe!

ABAV Expo surpreendendo

“Está sendo uma feira muito boa pra gente. Estamos revendo vários clientes e conseguindo encontrar novos. Está bem interessante, pois está vindo também o público local, o trade do entorno. Estamos conseguindo encontrar várias empresas Centro-Oeste, o pessoal de Goiânia, de Brasília”, revela Rafael Turra.

Ana Santana, Diretora Geral do Grupo Schultz, também dá seu parecer. “Estamos recebendo muitos dos nossos agentes do Brasil. Já veio gente do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina. O Brasil está se encontrando aqui em Brasília. Os parceiros fornecedores estão visitando, trazendo novidade. Nós também trouxemos novidades, os agentes estão interessados”.

De acordo com Ana, a Schultz está com ótimas perspectivas em seu estande próprio e também no estande em que participa junto com Curitiba, divulgando um novo produto do Paraná, um roteiro rodoviário pelo Estado.

Parceria duradoura

Segundo Turra, o principal ponto que a Vital Card traz para a feira é a conscientização de quem é a seguradora garantidora da operação, ou seja, quem está por trás da empresa. “No nosso caso é a American Life. Uma parceria que já tem sete anos, uma parceria exclusiva, e esse é o nosso lastro de garantia para os passageiros que essas agências vão vender. No mercado seguro é muito comum que as empresas a cada ano trocam de seguradora, e a gente não, a gente tem uma posição diferente. Temos uma parceria muito sólida com a nossa garantidora”, afirma o executivo.

“Um casamento, quando é bom, ele dura. A gente construiu uma relação muito boa com a American Life. Eles nos permitiram trabalhar o nosso produto e nos dão essa segurança na regulação de sinistro e da garantia financeira”, diz Rafael Turra.

O diretor do seguro-viagem da Schultz pontua que a gestão construída ao longo dos anos é muito positiva. “Se você acessar o painel de estatísticas da SUSEP, uma das melhores taxas de sinistralidade** do mercado é a da Vital. O menor índice de reclamação da seguradora da SUSEP também é o nosso”, coloca ele, lembrando que estes são dados abertos, os quais qualquer pessoa pode acessar.

Rafael Turra, diretor da Vital Card, e Ana Santana, diretora geral da Schultz (Foto: DIÁRIO)
Rafael Turra, diretor da Vital Card, e Ana Santana, diretora geral da Schultz (Foto: DIÁRIO)

Viajante conectado

Quando o assunto é novidade, Turra conta que um produto lançado faz pouco tempo tem chamado a atenção das agências e do consumidor – um eletronic chip para acesso à web. “Um diferencial que a gente está trazendo é que sempre que o passageiro emitir um seguro viagem para a Europa ou pros Estados Unidos, vai ganhar grátis um chip eletrônico para o celular dele, que não é mais aquele chip físico. Ele já vai sair do Brasil conectado com a internet”, ressalta.

Ele explica como funciona a venda do chip na prática. “É um pacote de 1 GB válido por sete dias. No nosso portal a agência pode ampliar esse pacote mediante pagamento. O agente pode vender o pacote adicional e a mesma comissão que ele tem no seguro viagem, ele vai ter nesse pacote”, concluir o executivo.

Confira complementação da matéria nas edições posteriores do DIÁRIO.

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Roteiro exalta a riqueza do afroturismo em Brasília

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Tour Brasília Negra oferece imersão na cultura afro-brasileira, visitando pontos históricos e culturais da capital

Neste sábado (28), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a Me Leva Cerrado promove uma edição especial do seu roteiro Brasília Negra, uma experiência que revela a riqueza da história afrocentrada na capital federal. O passeio oferece aos participantes a chance de conhecer locais históricos e culturais que celebram a contribuição da população negra para a formação de Brasília.

Tour Brasília Negra (Foto: Juliana Botão)
Tour Brasília Negra (Foto: Juliana Botão)

Detalhes

Com início às 9h, o roteiro inclui visitas a espaços como o Museu Vivo da Memória Candanga, a Galeria dos Estados, a Praça dos Orixás e o baobá, árvore sagrada de origem africana. Conduzido pela guia de turismo Bianca D’Aya, o passeio tem início na Praça Zumbi dos Palmares e proporciona uma imersão em narrativas afro-brasileiras muitas vezes esquecidas, abordando personalidades negras, cultura e religiosidade afro-brasileira.

O evento acontece durante a 51ª ABAV Expo, que será realizada em Brasília entre os dias 26 e 28 de setembro, reunindo grandes players do mercado turístico. Ao final do passeio, os participantes poderão escolher ser deixados no Conic (SDS) ou na ABAV Expo.

(Foto: Daniel Noble)
(Foto: Daniel Noble)

O roteiro é uma parceria da agência Me Leva Cerrado com a plataforma de afroturismo Guia Negro, reforçando o compromisso em resgatar as histórias que não estão nos livros e oferecer uma nova perspectiva sobre a capital. As reservas podem ser feitas pelo Sympla.

Tour à Vinícola Jabuticabal

  • Data: 28 de Setembro
  • Horário: 09h
  • Ponto de encontro: Praça Zumbi dos Palmares, SDS – Asa Sul
    Valor: R$ 130,00 mediante reserva no Sympla
  • Informações: @melevacerrado ou (61) 99644-4383

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[Vídeo] Lancha naufraga na Praia do Sangava, no Guarujá

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A Marinha do Brasil informou que os 15 passageiros e um tripulante foram resgatados e nenhum deles ficou ferido. O caso aconteceu no Guarujá, na Praia do Sangava

Uma lancha com 15 passageiros e um tripulante naufragou no Guarujá, no litoral de São Paulo. O incidente aconteceu na Praia do Sangava. 

Ainda não se sabe mais detalhes sobre a causa do naufrágio. As informações estão sendo apuradas pelas autoridades locais. O grupo de 15 passageiros e um tripulante foi resgatado por embarcações que estavam na região. De acordo com nota da Marinha do Brasil, ninguém ficou ferido. 

A Marinha do Brasil também afirmou que a lancha tinha cadastro regular na Capitania dos Portos em São Paulo (CPSP). Além disso, ela estava dentro da capacidade de pessoas permitidas a bordo.

O acidente aconteceu no último domingo (22). A Marinha também informou que não houve registro de poluição hídrica resultante do afundamento. Confira o link abaixo do Youtube da TV Cultura Litoral:

 

Comunicado: incêndio mantém Parque da Chapada dos Veadeiros fechado

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Parquetur segue orientação do ICMBio e mantém o parque fechado 

A Parquetur, concessionária que presta o serviço de apoio ao visitante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, informa que, por orientação do ICMBio, o parque seguirá fechado à visitação neste dia 27 de setembro, sexta-feira, em razão do trabalho de combate ao incêndio que ocorre próximo à Vila de São Jorge.

Mais de 60 brigadistas do ICMBio, do IBAMA e voluntários estão atuando dia e noite para controlar o incêndio e proteger a Chapada. Além disso, também já foram lançados 21.450 litros de água por um helicóptero equipado com Bambi Bucket, dispositivo projetado para combate aéreo ao fogo.

A Parquetur ressalta o papel fundamental de todos os brigadistas e profissionais que estão na linha de frente desta operação e que, pelo trabalho incansável, merecem o nosso apoio e reconhecimento.

Pedidos de mais informações relacionadas ao incêndio deverão ser encaminhados à Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Oficial de Informações Públicas, Nayara Stacheski – nayara.stacheski@icmbio.gov.br.

Todos os ingressos adquiridos para esta data poderão ser reagendados ou cancelados pelos canais de atendimento da Parquetur.

A Parquetur e o ICMBio reforçam o compromisso com a segurança das pessoas, da fauna e da flora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Saiba mais no site.

Primeiro dia da 51ª ABAV Expo recebe público de 9 mil pessoas

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Primeiro dia da 51ª ABAV Expo recebe público de 9 mil pessoas. Agentes de viagem são quase metade dos visitantes.

Evento que acontece no Centro Internacional de Convenções Brasil (CICB), até o próximo sábado (28), marca a volta à capital federal, após 22 anos. Ana Carolina Medeiros, Presidente da ABAV Nacional fez a primeira prévia, em coletiva à imprensa nesta 5ª feira (26), ao afirmar que a ABAV Expo se consolida como o maior encontro B2B do setor no País.

Em sua avaliação, trata-se de um espaço exclusivo para profissionais do trade, que no primeiro dia corresponderam a 43% dos visitantes. Esse comparecimento, de acordo com a dirigente, decorre do intensivo trabalho realizado pelas 27 ABAVs regionais. As caravanas, das mais diversas partes do País, chegaram à Brasília sobretudo por via aérea. A conta é que o fluxo de interessados nas novidades em produtos, destinos e novas tecnologias da feira, contribua com a previsão de injetar R$ 30 milhões na economia da cidade.

Abav Expo
Ana Medeiros, em seu pronunciamento (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Games aproximam o comprador

A formatação da feira apresentou inovações como a utilização de games para atrair ainda mais a atenção do público para as novidades dos expositores. A dirigente adiantou que só no primeiro dia foram entregues cerca de 1.300 prêmios.

Os compradores internacionais, sendo 30 à convite da Embratur e 30 trazidos de seus países de origem pela ABAV Expo. “Queremos incrementar negócios com o trade nacional, mas também com os buyers internacionais”, acrescenta Medeiros.

A ABAV Talks – área de conteúdo oferecida ao agente – repete a vocação para capacitar o agente e traz temas como governança pública; Lei geral doTurismo, Reforma Tributária e muitos outros temas de interesse do Turismo.

A Jornada 2030 foi o tema mais inovador pelo contexto atual de confirmar o compromisso com o turismo responsável. Bandeira, inclusive, que ABAV incorpora e mantém em sua pauta permanente. “Temos que cuidar dos nossos destinos turísticos”, convocou a dirigente.

Coletiva foi realizada no auditório Alvorada no Centro Internacional de Convenções Brasil (CICB)

Para o subsecretário de Turismo do Distrito Federal, Franklin da Cruz, Brasília sedia o evento de braços abertos e recepciona o Brasil com suas várias culturas, sintetizadas nos destinos presentes. “O turismo é uma atividade econômica transversal. Que a ABAV Expo seja um divisor de águas para fortalecer o setor”, adicionou.

A realização do evento em Brasília teve como um dos principais defensores o presidente da ABAV-DF, Levi Barbosa. Ele concordou que a figura central, seja para fazer networking, se aproximar de fornecedores ou se atualizar, é o agente de viagens. Frisou continuar no aguardo que, itinerante, a feira retorne mais vezes à Brasília.

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Tendências do turismo, experiência bem estruturada e sustentabilidade entram na pauta da ABAV

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Entrega personalizada e atenção aos visitantes fazem a diferença para pequenos negócios desse mercado

Para 86% das pessoas, o que mais importa em uma viagem são as experiências. Pensando nessa oportunidade, os pequenos negócios devem estar preparados para atender à demanda do consumidor. É o que aponta pesquisa realizada pelo Sebrae e o TRVL LAB – um laboratório de inteligência de mercado em viagens – visando conhecer melhor o mercado do turismo de experiência no Brasil. O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (26) durante o Abav Talks, momento de debates durante a 51ª Abav Expo, maior evento do mercado do setor na América Latina.

Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae, participou do painel e ressaltou a necessidade de um olhar mais apurado para as necessidades do cliente. “Turismo de Experiência não é turismo de luxo, de coisas caras, mas é um turismo focado na atenção aos viajantes e de proporcionar uma entrega personalizada dos produtos e seus destinos”, afirmou.

A coordenadora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Agostin, trouxe outros dados da pesquisa para o bate-papo: a grande maioria (67%) dos entrevistados quer viver momentos de relaxamento; 57% dos ouvidos têm interesse em fazer passeios pela natureza e ecoturismo; metade acha as experiências muito caras e prefere fazer as atividades em grupos menores. Outro número interessante é que 77% das pessoas utilizam o Instagram para descobrir as experiências.

“As experiências podem agregar valor à atuação dos pequenos negócios. Elas agregam valor ao ticket médio, trazem oportunidades de gerar um cliente mais satisfeito, mais visibilidade para o destino e receita adicional”, apontou. “O turismo de experiência tem um poder de transformação e de despir as pessoas de preconceitos”, analisou Renata. “A pessoa aprende, convive, respeita e volta transformada da viagem. É um fator que temos discutido com os pequenos negócios.”

Representando a empresa Receptivo de Charme, que atua com rotas de experiência no Ceará, Wendell Gomes contou como o pequeno negócio tem feito para conquistar cada vez mais clientes. “Buscamos nas comunidades o que elas têm de diferencial para que o turista possa vivenciar em cada um desses lugares”, disse. “Os visitantes ficam impactados e dizem que vivenciaram momentos que jamais poderiam imaginar”, explicou Wendell.

Energia e Sustentabilidade

A coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, coordenou outra discussão no Abav Talks, desta vez sobre a necessidade de medidas mais sustentáveis para as micro e pequenas empresas (MPE). “Para nós, é importante que os negócios possam crescer, e o tema da sustentabilidade e do consumo de energia são pilares para que os empreendedores possam continuar no mercado, além de reduzir custos”, frisou.

Durante o bate-papo, foi apresentado um serviço gratuito sobre o Mercado Livre de Energia e outras soluções energéticas disponíveis no país [www.sebrae.com.br/energia]. “Toda atividade econômica precisa de energia para operar. Para as pequenas empresas, o alto custo no consumo de energia é uma dor”, apontou a coordenadora do Polo de Energias Renováveis do Sebrae, Carol Moraes, do Sebrae. “Por meio de diferentes ações, capacitamos, geramos um diagnóstico da fatura de energia e fazemos até uma visita à empresa para orientar quais os grandes vilões e como podem diminuir o consumo”, completou.

O Mercado Livre de Energia, que já recebeu mais de 12,8 mil novos consumidores neste ano – em sua grande maioria micro e pequenas empresas –, também foi tema no debate. Lara Vieira, CPO (Chief Product Officer) e sócia do Grupo Eneergia, ressaltou a necessidade de os donos dos pequenos negócios estarem atentos às novas possibilidades de contratação. “Abre a oportunidade para escolherem a energia que vão utilizar no empreendimento. Essa oportunidade já existia para empresas de maior porte e, agora, com a ampliação, dá uma maior liberdade em relação ao preço”, comentou.

A produção própria de energia, com a implantação de placas fotovoltaicas, tem permitido uma redução de gastos na faixa de 80% para o empreendedorn Mário Gisi, da Clemens Chocolate, fábrica do Distrito Federal que utiliza cacau orgânico na elaboração dos seus produtos. “Quando a gente empreende, sempre pensa na questão financeira, mas temos que pensar no impacto disso no mundo. É uma economia significativa e que me enche de orgulho por contribuir também dessa forma”, assegurou.

Sobre o evento

O Sebrae está na 51ª ABAV Expo, apoiando pequenos negócios dos seis biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal – até o sábado (28). A expectativa do evento é atrair 30 mil visitantes de todo o Brasil e de mais de 20 países.

Azul Viagens anuncia 4 voos saindo de Salvador na alta temporada

Na capital baiana, os pacotes mais vendidos pela operadora de Turismo têm como destino Orlando (EUA), hotéis na Linha Verde e Recife com Porto de Galinhas

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, anunciou quatro voos dedicados saindo de Salvador (BA) para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; BH Airport, em Belo Horizonte; Viracopos, em Campinas; e João Suassuna, em Campina Grande, na Paraíba. Neste modelo de operação, a Azul Viagens garante tarifas operadoras e assentos que fortalecem as cidades tanto como origem quanto destino.

Além dos voos, a empresa realizou um roadshow na cidade, voltado para os agentes de viagens parceiros. “Nos eventos, lembramos os voos dedicados e as tarifas operadoras. Mas também falamos sobre campanhas, reforçamos o Agente Tá On e ouvimos as necessidades dos agentes. É um evento de relacionamento com agências estratégicas”, afirmou Ricardo Bezerra, Gerente Comercial Sênior na Azul Viagens.

De acordo com a operadora de Turismo, os pacotes preferidos dos soteropolitanos, entre janeiro e agosto deste ano, foram Orlando (EUA), hotéis na região da Linha Verde e Recife com Porto de Galinhas. Hoje, Salvador conta com uma loja própria da Azul Viagens
e diversas outras cadastradas.

Voos dedicados na alta temporada

A Azul Viagens terá um aumento de 140% dos seus voos dedicados para a alta temporada de verão, com 2.764 voos no período entre 7 de dezembro de 2024 até 2 de fevereiro de 2025. Com isso, a Companhia mais que dobra a sua operação em comparação com o ano passado, quando teve 1.142 voos dedicados para a Azul Viagens, que também são comercializados nos canais oficiais da Azul.

O interior do estado de São Paulo e Minas Gerais serão os grandes destaques entre as origens dos voos, serão 656 operações saindo de cidades como Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP) e Bauru
(SP), representando 24% dos voos totais. acessíveis, o que aquece a demanda e estimula ainda mais a venda de pacotes”, comenta Ricardo.

Já entre os destinos, novamente as cidades do litoral do Nordeste receberão o maior fluxo de turistas, serão 1.339 voos para a região, 48% dos voos do período, com destaque Maceió (AL), Recife (PE), Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e João Pessoa
(PB).