Parques municipais de São Paulo abrem a partir desta segunda-feira (13)

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Paulo irá reabrir 70 (59 urbanos, 5 naturais e 6 áreas de preservação) dos 108 parques municipais nesta segunda-feira (13) com horário reduzido e medidas de restrição. O anúncio dos protocolos para reabertura foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva de imprensa on-line na última quinta-feira (9)

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Segundo o prefeito Bruno Covas, os parques deverão funcionar de segunda a sexta-feira e com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada dos parques, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários que funcionam dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento”, explicou Covas.

Veja também as mais lidas do DT

Para os parques atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento serão diferenciados: abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo terão horário diferenciado, das 6h às 16h. Também serão reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana: todos serão fechados nos fins de semana, para evitar aglomerações.

O protocolo, elaborado por técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), define regras claras para o cumprimento das leis vigentes durante a pandemia, restringindo o uso dos parques para evitar aglomerações. Assim, atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estarão liberadas, respeitado o uso de máscara e o distanciamento social.

Qualquer outra atividade que promova aglomeração está temporariamente suspensa, como eventos e esportes coletivos (uso de quadras e campos) e entrada de equipamentos para essa prática. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também serão restritos. Já os sanitários permanecerão abertos.

Para melhor controle físico nos parques, haverá restrição no número de portões de acesso, sinalização de piso em áreas que promovam fila para o cumprimento do distanciamento social e reorganização das áreas de consumo de alimentos das lanchonetes, conforme protocolos setoriais.

As regras de higiene vão além do uso de máscaras: será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido. Nesses parques, a limpeza dos sanitários será intensificada. Em alguns parques que possuem áreas gramadas, há projeto de marcação para que o distanciamento social seja cumprido. Alguns deles receberam o recurso, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, com auxílio da iniciativa privada.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade