Passageiros indisciplinados: Brasil tem mais de 1 caso diário

Continua depois da publicidade

De acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o número de passageiros indisciplinados cresceu nos últimos anos

No dia 03 de fevereiro, um episódio inacreditável marcou o voo de passageiros em Salvador. Na ocasião, duas famílias brigaram durante um voo da GOL que partiria de Salvador (BA) rumo à Congonhas (SP). Conforme outros passageiros que presenciaram a confusão, o motivo para a discussão, que depois se transformou em agressão física, com tapas e puxões de cabelo, foi uma troca de lugares. 

Ainda, os comissários interviram e junto à outros passageiros, tentaram separar os envolvidos, mas não conseguiram de imediato. Mas, depois que a situação foi controlada, 15 pessoas foram retiradas do avião, com a ajuda da Polícia Federal, após pedido da GOL. Com toda essa situação, o voo partiu com cerca de 1h de atraso.

Veja também as mais lidas do DT

Mas, essa situação não é isolada. Isso porque a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) fez um levantamento que mostra que suas associadas registraram mais de 1 caso por dia de passageiros indisciplinados, entre 2019 a 2022.

Casos de passageiros indisciplinados cresceram nos últimos 4 anos

Inclusive, somente no ano passado, foram 585 ocorrências, um recorde em quatro anos. Por sua vez, em 2021, foram 434 eventos; depois, 222 registros em 2020, no auge da pandemia, e 304 em 2019. Dessa forma, de 2019 a 2022, a média anual foi de 386,2 registros.

“Esses dados trazem à tona um problema que tem preocupado empresas aéreas, autoridades aeronáuticas e aeroportos em todo o mundo, pois os casos vêm crescendo assustadoramente e geram impactos negativos em toda a cadeia do transporte aéreo”, explicou Eduardo Sanovicz, o presidente da ABEAR. 

“Quando há um caso de passageiro indisciplinado, além do prejuízo aos passageiros daquele voo, há o efeito em toda a malha aérea. Com atraso dos voos seguintes, impacto no tráfego aéreo e no gerenciamento de tripulação (pilotos e comissários), só para citar alguns exemplos”, apontou.

É importante dizer que dos 585 eventos de passageiros indisciplinados no ano passado, 9% envolveram agressões físicas leves ou mais violentas. Isso representa um aumento de 2 pontos percentuais ante 7% de 2021. Desses, 36% ocorreram durante o voo e 64% em solo.

Ainda, do total de casos registrados, 42% ocorreram em solo, 32% em solo na aeronave e 26% durante o voo.

Regulamentação no Brasil e o que já ocorre no mundo

A ABEAR participa de um grupo de trabalho criado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para analisar o tema e tem pleiteado mais rapidez na definição de regras claras para o gerenciamento dos casos.

Assim, incluindo punições mais severas e que podem contemplar multas, indenização dos prejuízos e, para os casos mais graves, a proibição de voar.

Ainda, para Sanovicz, a manutenção dos níveis de segurança da aviação é a prioridade: “assim como tem sido feito pelo resto do mundo, é vital que haja uma regulamentação que inclua os casos em solo e puna principalmente os casos mais graves. Estamos colaborando com a ANAC nesse sentido, apresentando todos os dados e fatos dos últimos anos”, acrescentou.

Com o crescimento dos casos de indisciplina a bordo em todo o mundo, empresas aéreas como Delta, American Airlines, United e Southwest têm suas próprias listas de passageiros proibidos de voar. Inclusive, na Europa, algumas empresas aéreas têm a mesma prática. Desde 2021, a agência reguladora americana, Federal Aviation Administration (FAA), possui política de ‘tolerância zero’ e aplica multas de até 37 mil dólares para os passageiros que atrapalham o funcionamento do transporte aéreo.

Dessa maneira, totalizando cerca de US$ 7 milhões de multas aplicadas, além de investigações criminais encaminhadas ao FBI. Por fim, segundo a agência, essa política reduziu os casos em mais de 60%.

Para saber mais, acesse o estudo da ABEAR na íntegra.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade