Pássaros do Nordeste cantam louvores que ultrapassam a cúpula das árvores

Continua depois da publicidade

Entre as árvores e ramos e galhos de um sertão nordestino o andarilho das altitudes, Eliseu Thomae volta à carga. Ele envia à redação uma série de fotos de pássaros de todas as espécies. Selecionamos algumas. São cristas vermelhas em peitos amarelos que rivalizam com plumagens azuis e bicos pretos afiados e duros como o carbono. Araras azuis, bem-te-vis e papagaios verdadeiros integram o banquete de cores.

por Paulo Atzingen (direto da cidade de concreto)


Pássaros são os seres viventes com a agilidade inconfundível do lampejo. Seu instinto voador desloca-se em um segundo e a precisão do clique é como um tiro no escuro.

Veja também as mais lidas do DT

Vejam o cardeal do Nordeste: apareceu sobre uma cerca próximo ao domínio dos homens e foi clicado fora da liturgia da mata. O que será que pensa essa cabecinha vermelha? Deu um impulso que o enfiou nas brenhas da renda verde da árvore. Quem clicou, clicou.

O papagaio verdadeiro não admite ser confundido com nenhuma outra ave. É bilíngue e esconde-se atrás do arbusto e fala ora a língua dos homens, ora a língua dos anjos. Xinga os fotógrafos mas usa a língua dos ares e ninguém o entende. Ainda bem.

O papagaio verdadeiro é bilíngue e esconde-se atrás do arbusto e fala ora a língua dos homens, ora a língua dos anjos

O bem-te-vi, o caboclinho verdadeiro, o corrupião, todos esses, têm cristas salientes quando cantam e mesmo quando calam, mas não escandalizam pois são tão elegantes que parecem que usam terno e gravata e saem de um culto dominical onde o louvor é tão belo – e alto – que ultrapassa a cúpula das árvores e chega ao céu.

Plumagens em cores que não estão na paleta

De todas as fotos saltam plumagens em cores que ainda não estão na paleta. Tons e meio tons que não respeitam o intrincado mundo acadêmico – que luta em colocar nomes em tudo – e pena para entender (e gravar) o chilrear desses voadores que deixam, quem os fotografa, mudos.

Tons e meio tons que não respeitam o intrincado mundo acadêmico que luta em colocar nomes em tudo

O curió, a arara-azul e o caburé anunciam que a natureza é que dá as cartas lá no sertão do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Eles são a própria natureza. Não se abatem na estiagem e cantam inconfundíveis emprestando à quem tem sede uma gota de chuva e a quem tem fome um pedaço de pão.

O bem-te-vi quando canta anuncia a gravidez de uma mulher, conta a lenda

Dentre todas as aves nordestinas que Thomae clicou, faltou uma que não é tão linda não. Tem plumagem cinza e esbranquiçada, mas ganhou notoriedade com a música do Rei do Baião. É moradora das caatingas e das grotas próximas às nascentes e seu canto meio estridente faz alegria dos ornitólogos de plantão. Falo aqui da Asa Branca, que bateu asas do sertão.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade