Saguão do Aeroporto Santos Dumont tem exposição do Museu Nacional

Continua depois da publicidade

A mostra leva o nome de “Nas Asas da Ciência – um voo pelas Ilhas Cagarras”.

Edição DIÁRIO com agências

A exposição é uma realização coletiva, entre o Museu Nacional/UFRJ (MNRJ), em parceria com a Infraero, o ICMBio, o Projeto Ilhas do Rio, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Colônia de Pescadores Artesanais de Copacabana, contando com o apoio das empresas Ecossis e Emob. A exposição é gratuita e pode ser visitada no Saguão de Desembarque do Aeroporto.

Veja também as mais lidas do DT

O objetivo da ação é levar aos passageiros e visitantes do Aeroporto Santos Dumont conhecimento sobre uma das mais emblemáticas Unidades de Conservação do Rio de Janeiro, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras).

A exposição tem cerca de 50 exemplares de diferentes espécies e grupos zoológicos da Coleção Didático-Científica da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ, como caranguejos, conchas, corais, esponjas e estrelas-do-mar. Serão apresentados também modelos de artefatos arqueológicos, como machados de pedra polida e cerâmicas, que registram a presença indígena Tupiguarani no local desde o Século XV. Textos, fotos, vídeos, mapas, maquetes e um painel interativo integram a exposição.

O MONA Cagarras é uma Unidade de Conservação (UC) federal de proteção integral, criada em 2010, fica ao sul da Praia de Ipanema e abriga espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção e também novas para a ciência.

O Monumento é composto por quatro ilhas (Cagarra, Palmas, Comprida e Redonda) e duas ilhotas (Filhote da Cagarra e Filhote da Redonda), mais a área marinha nos 10 m de raio de cada uma, formando um mosaico de ambientes terrestres e marinhos com 708 espécies da fauna e da flora identificadas nos ecossistemas de Restinga, Mata Atlântica e Costão Rochoso.

A exposição fica no Aeroporto Santos Dumont até 20/02/22.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade