Com o avanço da imunização entre as faixas etárias mais jovens, os brasileiros começam a retomar os planos que foram paralisados com o surgimento da pandemia. Entre eles, o desejo de viajar aparece em maior grau e entidades do setor veem retorno com otimismo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A busca por empréstimos para viagens apresentou crescimento de 307% em junho de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com dados referentes à base de usuários da FinanZero, fintech de empréstimos online, de cerca de 4 milhões de clientes.
Veja também as mais lidas do DT
Já no comparativo mês a mês, a alta mensal apontada para a busca de crédito por conta de viagens foi de 15% em relação ao mês anterior. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no mesmo mês, as empresas aéreas registraram alta de 16,2% no número de passageiros no comparativo com o mesmo período de 2020. O percentual é equivalente a mais de 4,2 milhões de pessoas que voaram pelo país.
Além da remarcação de viagens já planejadas antes da pandemia, há também o desejo de voltar a viajar após o período de isolamento. Outra crescente com a mudança de hábitos dos brasileiros e com a atualização do mercado é a possibilidade de realizar o trabalho remoto a partir de outros ambientes que não são mais, unicamente, a casa do colaborador.
A razão é compatível com a média de idade dos cidadãos que buscaram pelos empréstimos, de 34 anos. Dentre eles, 41,40% trabalham em empresas privadas e 53,9% estão no Sudeste. No período, o valor médio solicitado foi de R$ 7.128,71, sendo registrada uma renda média de R$ 3.352,04 .
Liberações sanitárias refletem comportamentos do consumidor
Outro dado que chama atenção é o aumento de 146% na busca de empréstimo para a realização de festas. A informação chega em um período de reabertura de alguns ambientes e de estimativas para a liberação de público em eventos em algumas localidades. Assim, com a hipótese de que estas datas sejam cumpridas, os brasileiros, possivelmente, devem se planejar para a retomada das festas.
Focos em outras áreas
O levantamento também destaca o aumento na procura por crédito para o suporte em estudos e saúde. Respectivamente, as áreas apresentaram crescimento de 144% e 131% em junho de 2021 no comparativo YoY (year over year).
Em meio a pandemia, o aumento da preocupação com a saúde no geral é uma realidade da população. No campo dos estudos, porém, há as urgências nas atualizações de mercado e renovações de carreiras com o período de isolamento e a evolução da área tecnológica e pessoal com as adesões do trabalho remoto.
Negócio próprio (132%), Investimentos (122%), Dívidas (122%), Renovação da casa (103%), Compras (88%) e Estética (76%) fecham os dez primeiros motivos para os pedidos.
Sobre a FinanZero
Fundada em 2015 com o objetivo de facilitar a busca por empréstimo online, a FinanZero é um correspondente bancário online. A partir do perfil do cliente, a fintech busca por empréstimos com instituições financeiras parceiras e envia propostas pré-aprovadas para ajudar os clientes a comparar as melhores condições de crédito.