Pesquisa indica Viracopos como aeroporto mais bem avaliado

Continua depois da publicidade

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é o terminal mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa de satisfação do passageiro divulgada na quinta-feira (29) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

A pesquisa foi feita entre os meses de outubro e dezembro do ano passado e ouviu 12.992 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos que respondem por 95% da movimentação em todo o país – Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.

Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros utilizados em avaliações internacionais como tempo de espera no check-in, oferta de transporte público, restituição de bagagem e limpeza dos banheiros.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com a SAC, o nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro, 5%. Desde que passou a ser realizada, no primeiro trimestre de 2013, esta é a primeira vez que um aeroporto concedido conquista o patamar de aeroporto mais bem avaliado do país.

Os números revelam que o aeroporto de Viracopos registrou média 4,29. Entre os itens mais bem avaliados estão a eficiência dos funcionários do check-in, com nota média 4,86; cordialidade, com nota 4,84; e tempo de fila na imigração e no guichê, com notas 4,82 e 4,49, respectivamente.

Logo atrás de Viracopos ficaram os aeroportos de Recife (4,28) e Curitiba (4,27). Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Salgado Filho, em Porto Alegre, completam a lista dos cinco primeiros, com médias 4,19 e 4,16, respectivamente.

O último colocado na pesquisa foi o aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,48, atrás do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), o mais movimentado do país, e que obteve nota 3,73.

Para o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, os números representam “o primeiro testemunho oficial de que os aeroportos que foram concedidos estão se esmerando para melhor atender o passageiro”.

Desde que passou a ser feita, a pesquisa já ouviu 145.962 passageiros. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o passageiro ter passado por todas as etapas da viagem. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade