Pista Claudio Coutinho e Trilha do Morro da Urca são revitalizadas

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Uma Parceria Público-Privada tornou possível a adoção e a recuperação, pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, de uma área verde de mais de 38 mil metros quadrados onde estão inseridos dois espaços queridos pelos cariocas e visitantes da cidade: a Pista Claudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca.

A iniciativa faz parte das ações que marcam os 10 anos da criação do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar (MoNa), Unidade de Conservação declarada pela UNESCO como Paisagem Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. Trata-se também de um dos cartões postais mais conhecidos do mundo e que exerce valioso papel ambiental na conservação da paisagem e da Mata Atlântica.

Veja também as mais lidas do DT

A trilha do Morro da Urca passou por melhorias visíveis ao longo de toda a sua extensão, tornando-se mais adequada à visitação. Logo no início, o trajeto ganhou um ponto de apoio, sinalização ecológica educativa e um mirante para a contemplação da paisagem próximo à chegada ao Morro da Urca, além de decks e passarelas de madeira. Também foram feitas obras de drenagem de águas pluviais e toda a flora que margeia o trajeto foi recuperada.

As intervenções foram realizadas de forma gradativa para que não fosse necessária a interdição dessas importantes áreas. Todos os projetos elaborados pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar foram submetidos à análise e aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação Parques e Jardins, de acordo com o que foi estabelecido no Termo de Adoção.

Já a Pista Claudio Coutinho teve sua entrada revitalizada e recebeu novos guarda-corpos que se somaram aos já existentes, que foram totalmente recuperados. A sinalização ao longo da via foi outro ponto de destaque do projeto e ganhou conteúdo educativo, criando no visitante a consciência sobre a importância da preservação ambiental.

Pista

Inaugurada pelo Exército Brasileiro no final da década de 1980, a Pista Claudio Coutinho está localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha. Com 1,25 km de extensão, circunda o Morro da Urca e é cercada pela Mata Atlântica. O local é aberto ao público diariamente, das 6h às 18h, horário de fechamento dos portões localizados na entrada da pista e de acesso ao Morro da Urca. No horário de verão o fechamento ocorre uma hora mais tarde, às 19h.

Trilha

A caminhada começa na Pista Cláudio Coutinho e tem a entrada sinalizada por placas. É um belo passeio entre a montanha e o oceano, com rica vegetação. A subida começa íngreme e segue assim até o platô entre as duas montanhas, local de onde se tem uma bela vista do bairro da Urca e da enseada de Botafogo.

A duração média da subida é de 40 minutos. Embora seja uma trilha curta, é necessário bom preparo físico e calçado adequado. Não é recomendado subir a trilha em dias chuvosos pois o terreno fica escorregadio.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade