Produção menor do Airbus A380 pode indicar fim do superjumbo

A Airbus anunciou um corte drástico na produção de seu principal avião, o superjumbo A380, reconhecendo que a demanda ficou abaixo das projeções originais e levantando a possibilidade de que o maior avião de passageiros do mundo venha a ser prematuramente descontinuado.

O ritmo de fabricação do avião double-deck será reduzido em mais da metade a partir de 2018, para um avião por mês, revelou a Airbus na terça-feira (12).

A empresa comunicou o corte surpresa, que contrasta com o sucesso do restante da linha, poucas horas depois de atrair diversas grandes encomendas para seu popular jato A320, de corredor único, no Salão Aeronáutico de Farnborough, no Reino Unido.

O A380, que encara um fim quase inevitável após apenas uma década de operação comercial, nunca cumpriu as aspirações da Airbus e a empresa desistiu há tempos de recuperar os 25 bilhões de euros (US$ 28 bilhões) gastos no desenvolvimento.

A demanda evaporou nos últimos anos com o lançamento de jatos bimotores mais ágeis, deixando a Emirates, de Dubai, como única empresa aérea a adotar a aeronave gigante plenamente.

Após prever que as empresas aéreas comprariam 1,2 mil aviões gigantes em duas décadas, a Airbus teve que se contentar com uma realidade muito mais modesta.

Entregou apenas 193 aviões A380, deixando 126 encomendas por cumprir, embora parte delas provavelmente nunca se materialize, e diz que a redução planejada no ritmo deixará a produção futura “em linha com a entrada de pedidos atual”.

Posição perigosa

Mesmo com a busca da Airbus por reduzir os custos do programa para permitir que o A380 continue viável em níveis de produção mais baixos, a severidade do corte planejado no ritmo sugere que o programa está à beira de um declínio terminal.

A taxa de equilíbrio de 27 entregas atingida em 2015 deve ser cortada para 20 no ano que vem, mas ainda são oito unidades a mais que o total que a Airbus está contando a partir de 2018, o que coloca o modelo em posição perigosa, independentemente da declaração do chefe da unidade de jatos, Fabrice Brégier, de que “o A380 está aqui para ficar”.

A maior empresa aérea de longa distância do mundo, que construiu seu modelo de negócio em grande parte em torno do A380, vinha pressionando por uma versão atualizada para proteger as operações do superjumbo por uma década ou mais. (Bloomberg)

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Hotel espacial deve entrar em funcionamento em 2027

    A empresa norte-americana Orbital Assembly Corporation (OAC), da Gateway Foundation, pretende dar início às obras do primeiro hotel espacial do mundo, que será construído...

    Começa o ExploreGB virtual com mais de 350 compradores globais

    Foi aberto nesta segunda-feira (1º) o principal encontro anual do trade turístico da Grã Bretanha, o ExploreGB, que acontece no mundo virtual pela primeira...

    Bondinho Pão de Açúcar presenteia carioca no aniversário do Rio

    Em comemoração ao aniversário do Rio, que acontece neste 1º de março,  o Bondinho Pão de Açúcar está com ingressos a R$ 48 (adultos)...

    Wyndham Olímpia Royal: referência em protocolos, dá segurança ao hóspede e ao colaborador, afirma o GG Nilton Camillo

    A primeira rede hoteleira internacional que se instalou em Olímpia (SP) foi a Wyndham Hotels implantando na região uma cultura de excelência em hospitalidade....

    Vila Galé reúne 2.5 mil colaboradores em sua convenção em versão digital

    O Grupo Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (1º) a sua convenção anual que, pela primeira vez, reúne todos os 2.500 colaboradores de Portugal e...

    Latam proíbe alguns tipos de máscaras a partir desta segunda-feira (1º)

    A companhia aérea Latam decidiu proibir o embarque de passageiros que estiverem usando alguns tipos específicos de máscaras. Segundo a empresa, a medida segue as regras dos...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Open chat