Reino Unido começa a testar ‘passaporte covid’ para cinemas e eventos esportivos

Continua depois da publicidade

O governo britânico começará a testar, ainda em abril, o uso de “passaportes covid-19” em cinemas e eventos esportivos como parte da redução gradual de restrições no Reino Unido, onde metade da população adulta já foi vacinada com pelo menos a primeira dose.

Agências Internacionais (EFE)


Com esses atestados, as pessoas poderão comprovar que foram vacinadas, que têm um teste negativo para covid-19 ou anticorpos após vencer a doença, segundo a imprensa local.

Esses “passaportes” serão testados, entre abril e meados de maio, em eventos como a semifinal e a final da Copa da Inglaterra, um campeonato de bilhar que acontecerá em Sheffield, no norte da Inglaterra, e nos teatros.

A rede da BBC informou no último domingo que o sistema de saúde britânico (NHS) trabalha em um sistema que permite às pessoas demonstrar sua situação de saúde em relação à covid-19 por meio de um requerimento ou certificado em papel.

Veja também as mais lidas do DT

O governo, de acordo com a emissora, também consulta especialistas em ética para abrir exceções a esse documento no caso de pessoas que não podem receber a vacina.

No entanto, o governo britânico não quer que esse certificado seja usado para entrar em lojas que vendem produtos não essenciais, que reabrirão em 12 de abril, ou em transporte público.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, espera divulgar detalhes sobre o roteiro de redução da escalada nesta segunda-feira (5), especificamente o plano para autorizar viagens internacionais, já que atualmente está proibido viajar para o exterior de férias.

Segundo a mídia, as viagens ao exterior estarão sujeitas a um sistema de “semáforos”, em que cada país será listado em vermelho, amarelo ou verde, em função do risco de contágio e da situação das vacinas nesses destinos.

Pessoas que viajam para países em “verde” não terão que entrar em quarentena ao retornar ao Reino Unido, mas no caso de um território em “amarelo”, enquanto aqueles que já estiveram em um destino em “vermelho” terão que cumprir um período de isolamento de 10 dias em hotéis designados pelo governo.

O executivo proibiu a entrada de viajantes de países – incluindo América do Sul e África do Sul -, incluídos em uma lista “vermelha”, por medo da entrada de variantes brasileiras e sul-africanas.

De acordo com os últimos dados oficiais, no sábado (3), 10 mortes por covid-19 foram relatadas no Reino Unido e 3.423 novas infecções, enquanto mais de 31 milhões de pessoas receberam a primeira dose de uma vacina e mais de 5 milhões as duas doses da preparação .

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade