Renomada chef sul-africana dará aula de gastronomia na periferia de São Paulo

Continua depois da publicidade

Autora independente, palestrante do Tedx e chef de cozinha que também se dedica a trabalhos sociais, Nompumelelo Mqwebu vem ao Brasil para participar de evento em São Paulo promovido pelo South African Tourism, órgão de turismo da África do Sul, representado no Brasil pela TI Comunicações. Como parte da programação, Mqwebu dará uma aula especial em escola de gastronomia localizada na periferia da cidade. A chef já esteve no Brasil em maio de 2019 para participar do Festival África do Sul, realizado no Hotel Grand Hyatt.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

A sul-africana Mqwebu trabalha promovendo a divulgação da autêntica cozinha africana com ingredientes nativos e sua vinda ao Brasil pretende, mais uma vez, tratar das qualidades, temperos, cores e sabores das comidas feita na África do Sul e no continente africano como um todo. Mqwebu é também autora e seu livro de estreia, “Pelos olhos de uma chef africana”, venceu as categorias “Primeiro livro” e “Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards, em 2017. A aula na periferia de São Paulo acontecerá na sede do Gastronomia Periférica, no dia 10 de setembro, das 18h00 às 22h00, na Rua Cabo Estácio da Conceição, 176 CIEJA – Campo Limpo.

Veja também as mais lidas do DT

O Gastronomia Periférica é um negócio social que visa provocar transformação através da gastronomia preparando moradores da periferia para trabalhar no mercado de forma autônoma ou empreendendo. Segundo dados divulgados pelo projeto, anualmente o setor de bares e restaurantes gera 250 mil empregos no país. “Não existe cozinha japonesa, italiana ou árabe sem gastronomia periférica”, ensina o Projeto, “afinal, em todos os restaurantes existe pelo menos alguém da periferia trabalhando”.

A periferia de São Paulo, onde mora metade da população da cidade, tem números peculiares. A expectativa de vida de um morador periférico, por exemplo, é de 23 anos a menos do que um morador das áreas nobres e , segundo o mapa da desigualdade, a periferia vive em um Brasil similar ao da década de 1950. Apesar do esquecimento e da invisibilização, a periferia pulsa, vibra, produz conhecimento, tecnologia social e cultura. “É nóis por nóis”, diz a comunicação do Periferia Gastronômica, cujo trabalho inclusivo visa diminuir desigualdades entre centro e periferia e capacitar moradores a trabalhar em um dos mercados que mais geram emprego no país.

Fazem parte do projeto social Adélia Rodrigues, psicóloga e educadora emocional, e Edson Leite, chef de cozinha, assistente social e fundador da iniciativa.  Os cursos promovidos pelo Gastronomia Periférica têm duração de 6 meses e comportam 20 alunos cada.

A vinda da chef sul-africana Mqwebu tem como objetivo estreitar as relações entre África do Sul e Brasil e abrir as portas para que mais brasileiros possam se aprofundar em conhecimentos gastronômicos africanos e sul-africanos e, de quebra, conhecer os sabores da África do Sul.

Sobre a chef Nompumelelo Mqwebu

Autora independente, palestrante do Tedx e chef no restaurante sul-africano Mpumes African Cuisine, Nompumelelo Mqwebu é uma empreendedora que viaja pelo mundo melhorando suas habilidades. Treinada localmente e internacionalmente, ela foca suas energias em promover e advogar pelo destaque para a autêntica cozinha africana, com ingredientes nativos. Seu livro de estreia, “Pelos olhos de uma chef africana”, venceu as categorias “Primeiro livro” e “Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards 2017.

Buscando promover a experiência local de seu país, Nompumelelo lançou recentemente uma agência de turismo na qual os visitantes viajam pela África do Sul através de sua rica gastronomia. Ela foca em ter como fornecedores produtores locais, de cidades como Joanesburgo, Alexandra e outras da região, buscando dar oportunidades também a mulheres. Os menus são sazonais e sob disponibilidade. Ela também trabalha com mentoria de jovens chefs na área de gastronomia.

Sobre o Gastronomia Periférica

O Gastronomia Periférica é um negócio social que visa provocar e transformar através da gastronomia construindo diferentes ferramentas de conscientização sobre desperdício e aproveitamento total dos alimentos, gerando possibilidades de empreender e conectando pessoas. O projeto tem como meta promover o direito universal à inclusão social e cultural de jovens e adultos vulneráveis socialmente.

Para mais informações: https://www.southafrica.net/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade