Rio de Janeiro abre edital mirando a retomada cultural

Continua depois da publicidade
Um dos setores mais impactados pela pandemia de coronavírus, Cultura enfrenta os período mais dramáticos da sua história no país

Edição DIÁRIO com agências

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, o edital Retomada Cultural RJ 2, com investimento de R$ 40 milhões.

A iniciativa integra o Pacto Cultural RJ, que visa estimular o fomento à cultura em todo o território fluminense. Serão selecionadas 800 produções artísticas.

Veja também as mais lidas do DT

As inscrições estarão abertas a partir da próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, e permanecendo durante 45 dias.

A inscrição é para pessoas jurídicas de direito privado, podendo ser microempreendedores individuais estabelecidos no estado, com efetiva existência e comprovada atuação na área cultural há, pelo menos, dois anos e que estejam adimplentes com o estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Retomada Cultural RJ vai premiar projetos no valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.ndência

O edital divide-se em duas categorias. Na Categoria A serão aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já estreadas ou inéditas, realizadas no estado do Rio de Janeiro. A categoria inclui espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.

A Categoria B é voltada para projetos relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica e social ao bicentenário da Independência do Brasil. As propostas têm de fazer menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos e podem ter conotação histórica ou de memória cultural, sempre relativos ao bicentenário da Independência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade