Rio de Janeiro abre edital mirando a retomada cultural

Um dos setores mais impactados pela pandemia de coronavírus, Cultura enfrenta os período mais dramáticos da sua história no país

Edição DIÁRIO com agências

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou nesta quarta-feira, dia 3 de novembro, o edital Retomada Cultural RJ 2, com investimento de R$ 40 milhões.

A iniciativa integra o Pacto Cultural RJ, que visa estimular o fomento à cultura em todo o território fluminense. Serão selecionadas 800 produções artísticas.

As inscrições estarão abertas a partir da próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, e permanecendo durante 45 dias.

A inscrição é para pessoas jurídicas de direito privado, podendo ser microempreendedores individuais estabelecidos no estado, com efetiva existência e comprovada atuação na área cultural há, pelo menos, dois anos e que estejam adimplentes com o estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O Retomada Cultural RJ vai premiar projetos no valor de R$ 50 mil para ações nas áreas culturais de música, dança, teatro, circo, audiovisual, leitura e literatura, museu e memória, patrimônio cultural, artes plásticas e visuais, moda e gastronomia.ndência

O edital divide-se em duas categorias. Na Categoria A serão aceitas ações presenciais de circulação de obras artísticas e produções culturais já estreadas ou inéditas, realizadas no estado do Rio de Janeiro. A categoria inclui espetáculos, apresentações, performances, shows, mostras, festivais, exposições, instalações, exibições e eventos.

A Categoria B é voltada para projetos relacionados à criação, desenvolvimento, elaboração e produção de obras artísticas cuja temática faça referência histórica e social ao bicentenário da Independência do Brasil. As propostas têm de fazer menção a valores, fatos reais, momentos simbólicos e podem ter conotação histórica ou de memória cultural, sempre relativos ao bicentenário da Independência.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT