Roma limita voos e complica deslocamento de passageiros. Número de mortos aumenta

Continua depois da publicidade

O anúncio do encerramento do aeroporto Ciampino, em Roma,a partir de sábado, e a limitação a um terminal do Fiumicino, a partir da próxima terça-feira, era uma notícia esperada em Itália, país em quarentena coletiva desde segunda-feira (9) e que na quinta-feira  (12) ultrapassou a barreira dos mil mortos causados pelo Covid-19.

O número de mortos no país em decorrência do novo coronavírus subiu para 1.809

De Eduardo Andreassi (Correspondente em Roma)

Veja também as mais lidas do DT

A entidade decidiu aplicar “um plano para reduzir as operações nos terminais de passageiros de Fiumicino e Ciampino”, após os “múltiplos cancelamentos” de voos para e da Itália anunciados pelas companhias aéreas que operam nos dois aeroportos da capital.

Usado em especial pela Ryanair e pela Wizz Air, esse aeroporto já foi fechado a partir de sexta-feira à noite, confirmou um porta-voz.

O Terminal 1 de Fiumicino, para voos nacionais, onde também operam a Alitalia e a KLM-Air France, fechará a partir de terça.

Na segunda-feira, Fiumicino e Ciampino anunciaram a introdução de medidas preventivas para todos os passageiros que viajam, medida reservada até agora para as chegadas, entre elas a verificação de temperatura de todos os que partem para países fora da área de Schengen.

A Itália é o país da Europa mais afetado pela pandemia de coronavírus, o número de mortos no país em decorrência do novo coronavírus subiu para 1.809 e mais de 12.000 casos no país, de acordo com o balanço mais recente.

 

A Air France suspendeu todos os voos para a Itália, de 14 de março a 3 de abril, e a British Airways cancelou todas as suas conexões com a península desde terça. Todos os voos da Espanha e de Portugal para a Itália foram suspensos até 25 de março.

Mais drástica, a companhia Air Canada anunciou a suspensão de seus voos para a Itália, a partir de quarta-feira e até 1º de maio.

Voos

A Alitalia, maior companhia aérea do país, anunciou a suspensão de voos domésticos e internacionais, a partir desta segunda-feira, 9, no principal aeroporto de Milão.

A Latam, que opera sete voos semanais entre Guarulhos e Milão, adotou a mesma medida desde a semana passada, facilitando a remarcação, reembolso e oferecendo outras opções de voo aos clientes atingidos.

As duas companhias são as únicas que operam voos diretos entre o Brasil e a Itália. Os voos que tem Roma como origem ou destino não foram afetados. Outras importantes companhias aéreas europeias, como Lufthansa, KLM e Air France, também reduziram suas operações na Itália.

Com a extensão do decreto de restrição de circulação para toda a Itália, a operação das companhias aéreas poderá ser ainda mais reduzida nos próximos dias.

Ao menos 16 países da Europa e da Ásia já estabeleceram restrições totais ou parciais para voos e passageiros provenientes ou que fizeram conexão na Itália nos últimos dias.

Portugal suspende voos para todo o território italiano por causa do coronavírus. TAP, assim como a Ryanair já cancelaram voos de Lisboa para Roma.

Veja como fica a posição das Cias. Aéreas 

Gol: “Até o momento não há recomendações para evitar os destinos operados pela Gol no Brasil, nos Estados Unidos ou nos países da América do Sul e América Central.

Latam: a empresa anunciou um corte de 30% na capacidade de voos internacionais.

Azul: assim como a Latam, a empresa anunciou um corte de 30% na capacidade de voos internacionais.

Air China: diz que permite a alteração ou cancelamento para as passagens adquiridas antes do dia 28 de janeiro sem custo adicional.

KLM: mantém a posição de que clientes só podem solicitar reembolso em caso de voos cancelados ou com atraso de mais de três horas. A empresa informou que está realizando mudanças operacionais diariamente conforme as atualizações referente ao surto de coronavírus.

American Airlines: voos de Dallas para São Paulo serão suspensos entre 19 de março e 3 de junho. Viagens de Los Angeles para São Paulo ficam interrompidas entre 19 de março e 24 de outubro. A empresa pede para que procure seus canais de comunicação sobre alterações em relação a passagens.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade