São Paulo: Conheça 10 praias onde as águas salgada e doce se encontram no Litoral Norte

Continua depois da publicidade

Segundo o ditado: “não é água com açúcar que acalma, é água de sal”, com isso, o Litoral Norte de São Paulo tem mais de duzentos motivos para relaxar seus visitantes.

Ainda assim, a Região Turística composta pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, é também um paraíso para quem busca um banho de água doce em São Paulo

Afinal, são diversas opções de cachoeiras e rios que se tornam verdadeiros refúgios em meio ao cenário de mar, areia e Mata Atlântica.

Veja também as mais lidas do DT

Melhor ainda: nas cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte de São Paulo, esses elementos se unem criando um cenário único que encanta seus visitantes.

Bertioga

Praia de Guaratuba

Situada entre os rios Guaratuba e Itaguaré, a praia tem mar aberto com águas cristalinas e calmas. A cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, forma um cenário tranquilo ideal pra as famílias em seus oito quilômetros de faixa de areia.

Praia de Itaguaré (foto: Diego Barchiega)

Praia de Itaguaré

Também localizada a 20 quilômetros do centro de Bertioga, Itaguaré tem três quilômetros de extensão, integra o Parque Estadual da Restinga de Bertioga e se divide em duas por uma enorme falésia. Com mar de ondas fortes, indicado para surfistas, o lugar também oferece como atrativo o encontro do mar com o rio que dá nome à praia, onde é possível praticar canoagem ou stand up paddle.

Caraguatatuba

Praia da Mococa

Localizada entre as praias da Cocanha, ao sul, e Tabatinga, ao norte, a Mococa tem cerca de um quilômetro de extensão, conta com areias monazíticas (com uma concentração maior de minerais pesados) e mar calmo, ideal para banhistas e a prática do caiaque, que pode ser alugado no local. A costeira, próxima à foz do Rio Mococa, no lado norte da praia, é ideal para a prática de mergulho livre. Além disso, a praia da Mococa é também o local mais próximo da Ilha do Tamanduá, muito procurada por praticantes de pesca esportiva e mergulho livre.

Praia de Capricórnio, Lagoa Azul Caraguatatuba (foto: divulgação)

Praia de Capricórnio/Lagoa Azul

A Praia de Capricórnio, ao norte de Caraguatatuba, oferece a oportunidade de aproveitar a água salgada e cristalina do mar, e também a água doce da Lagoa Azul. Banhada pela foz do Rio Jetuba, esse é um dos cartões-postais da cidade. A seis quilômetros do centro, a lagoa natural de água doce é separada do mar por bancos de areia branca que completam o cenário paradisíaco.

São paulo
Praia de Castelhanos em Ilhabela (foto: divulgação)
Ilhabela

Praia de Castelhanos

No lado leste, voltada a mar aberto, Castelhanos é a maior praia de Ilhabela, com aproximadamente 1,7 quilômetro de extensão. É ideal para o surfe, abriga uma comunidade caiçara, restaurantes, bares e campings rústicos, além de um ilhote e dois riachos que deságuam no mar. A praia é acessível apenas por meio de veículos 4×4, bicicletas e barcos.

Praia de Jabaquara

Distante 17 km do centro histórico, a praia é uma das mais famosas de Ilhabela. Seu acesso é fácil por terra ou mar. Sua faixa de areia pequena abriga dois riachos, sendo que um deles forma uma lagoa de água doce e fresca. Além disso, as águas cristalinas com tons turquesa e belas pedras do lado direito completam o cenário que podem ser vistos de cima a partir de um mirante logo na chegada.

São Sebastião

Praia de Barra do Una

Barra do Una, situada a 57 quilômetros do Centro Histórico de São Sebastião, reúne trilhas pela mata atlântica, rio que deságua no mar e águas cristalinas. A faixa de areia branca e águas claras atrai surfistas no lado sul e famílias com crianças na península esquerda, onde o Rio Una se encontra com o mar. Ali, caiçaras e visitantes tomam banho de água doce e praticam stand up paddle e caiaque.

Praia de Barra do Sahy

Com apenas 1,5 quilômetro de extensão, a praia de Barra do Sahy tem areia branca e fofa. Localizada a 46 quilômetros do Centro Histórico, fica entre as faixas de areia da Baleia e Praia Preta e é cercada pela Mata Atlântica. No canto direito da praia, há rochedos no mar que formam uma piscina natural, e, do outro lado, o rio Sahy. Ali, no canto esquerdo da praia, há ainda a capela do bairro, implantada em local privilegiado, na margem esquerda do rio. Na foz do rio Sahy, há barcos de passeio que vão às Ilhas e Montão de Trigo.

Praia do Puruba (foto: divulgação)
Ubatuba

Praia de Puruba

Na parte norte de Ubatuba, a praia se destaca pelo rio Puruba, que leva até a faixa de areia. Antes de chegar à praia de tombo de cerca de 1,5 quilômetro, é preciso atravessar o trecho de água doce. De manhã, quando a maré ainda está baixa, é possível fazê-lo caminhando, e na volta, quem não quiser tomar um banho de água doce pode atravessar de canoa, em serviço oferecido pela comunidade local.

Praia de Itamambuca

Também na parte norte da cidade, a praia é conhecida por ser um dos principais points dos surfistas nessa região. Porém, nem só os esportistas têm vez por lá. Situada dentro de um condomínio, com ampla estrutura de hospedagem e serviços, a praia conta ainda com uma piscina natural formada pelas águas do rio Itamambuca, famoso cartão postal regional.

Conheça essas e outras experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

Para descobrir estes e outros passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências 

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Faltaram algumas praias, como a praia da Fazenda em Ubatuba, seguramente uma das mais lindas do Brasil. Onde deságuam os rios Fazenda e Picinguaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade