Secretaria de Estado de Cultura e Turismo lança Selo Cozinha Mineira em Tiradentes

Continua depois da publicidade

Na ocasião, também foi apresentado o programa Renovar, do município de Tiradentes, e o programa de TV ‘Juntos na Cozinha’.

EDIÇÃO DO DT com agências

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico, fez o lançamento na cidade de Tiradentes, na última segunda-feira, 21/02, do Selo da Cozinha Mineira, “marca” do projeto do Inventário da Cozinha Mineira, que visa reconhecer a cozinha mineira como patrimônio cultural de Minas Gerais.

Veja também as mais lidas do DT

Como destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a iniciativa é uma ação fundamental para fortalecer o turismo cultural em Minas e estimular projetos ligados à economia criativa no estado. “A Cozinha Mineira está relacionada ao turismo cultural, nessa transversalidade entre os dois segmentos. Em Minas, 71% do turismo é cultural, e essa é uma característica que nasce aqui em Tiradentes, gênese da nossa liberdade”, disse o secretário.

Oliveira ressaltou que a criação do Selo leva para todo o território o trabalho da Secult em valorizar a história e tradição de Minas Gerais. Para o secretário, o Selo Cozinha Mineira é uma importante ferramenta para consolidar as tradições mineiras, suas políticas públicas, e transformar sua cozinha em um patrimônio cultural de todos os mineiros. É um projeto que une os mineiros enquanto forma identitária, que os difere de outros povos, porque tem um sabor, um tempero, uma culinária totalmente diversa, diferente e originária dos biomas da terra brasileira.

NOVAS PARCERIAS: PROJETO RENOVAR

No mesmo dia, também com apoio da Secult, a Prefeitura Municipal de Tiradentes lançou o Projeto Renovar, que tem como um de seus principais objetivos reposicionar o destino turístico da cidade como polo gastronômico nacional e internacional, com base na reputação da cozinha mineira tradicional e contemporânea instalada no município. O Sebrae/MG, o Circuito Trilha dos Inconfidentes e a Universidade Federal de São João del-Rei são parceiros da Prefeitura no projeto, que vai desenvolver uma série de estudos sobre o potencial do turismo na região.

Além do Selo, Programa Renovar, de Tiradentes, e programa de TV ‘Juntos na Cozinha’ foram apresentados ao público presente – Foto: Divulgação.

Como explica o secretário de Turismo de Tiradentes, Christian Silveira, o Renovar tem vários sentidos, mas o principal é aperfeiçoar-se e tornar-se melhor. Tiradentes é um dos principais indutores do turismo no Brasil e em Minas Gerais, mas precisa se atualizar e inovar, para não ficar parada no tempo, além de renovar de trazer turismo sustentável e desenvolvimento econômico para o município. Saiba mais sobre esta inciativa AQUI.

PROGRAMA “JUNTOS NA COZINHA”

Na ocasião do lançamento do Selo Cozinha Mineira, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas, apresentou a proposta do programa de culinária “Juntos na cozinha”, produzido em parceria com a TV Diversa. O programa passa a ser exibido a partir de 26 de fevereiro, às 12h, pela TV Diversa de Juiz de Fora, que é transmitida em cerca de 70 cidades da região central, sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais, e Barra Mansa e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O programa foi apresentado pelo presidente da EMC, Sergio Rodrigo Reis, e pelo diretor-geral da TV Diversa, Giovanio Aguiar.

“Juntos na Cozinha” é um programa de culinária que convida os telespectadores a vivenciarem experiências fáceis e descomplicadas no manuseio dos alimentos em suas próprias casas. A intenção é mostrar que a cozinha é um lugar democrático e que qualquer pessoa pode se aventurar pelo universo da culinária. O programa será presentado pela chef Raquel Novais, que foi uma das semifinalistas da 3ª edição de amadores do Master Chef Brasil, e tem como foco a alimentação saudável e afetiva e a relação sustentável com os alimentos, privilegiando ingredientes frescos, orgânicos e pequenos produtores.

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual do projeto Cozinha Mineira, desenvolvida pela Árvore Comunicação, de Belo Horizonte, será aplicada nas publicações e documentos oficiais, no site e nas redes sociais do projeto. O logotipo será desdobrado em um selo que deve ser utilizado por instituições e estabelecimentos comerciais que se tornarem parceiros do esforço de promoção e salvaguarda da Comida Mineira. A equipe do projeto pretende licenciar o selo para utilizá-lo em futuras campanhas de divulgação, em peças como fachadas de estabelecimentos, aventais, copos, toalhas, pratos, embalagens de produtos e utensílios, entre outras possibilidades.

TIRADENTES: “CIDADE DA COZINHA MINEIRA”

Um dos trunfos do reposicionamento de Tiradentes como polo gastronômico é o pedido, já em análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), de concessão do Selo Brasileiro de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, para o conjunto de produtos e serviços que compõem a gastronomia do município. O Selo foi instituído pelo INPI em 2021 para valorizar e destacar produtos e serviços tipicamente brasileiros reconhecidos por sua origem ou procedência.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Christian Silveira, no caso de Tiradentes, o selo foi solicitado não para um serviço ou produto específico, mas para a gastronomia local, o que é inédito. Para subsidiar o pedido, a prefeitura enviou um estudo produzido pela UFSJ que comprova a notoriedade do município como polo gastronômico, um dos requisitos para a concessão do selo.

Além da obtenção do selo do INPI, que deve oficializar Tiradentes como “cidade da cozinha mineira”, o projeto Renovar prevê, ainda para 2022, outras ações de planejamento, gestão e promoção do turismo local, como a produção do inventário da oferta turística; a produção de estudo que avaliará as condições de acessibilidade e de mobilidade entre as atrações turísticas; pesquisa de tendências e vocação turística, e ações de divulgação e revitalização da marca da cidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade