Morre Tasso Gadzanis, aquele que acreditou na força do turismo

Continua depois da publicidade

As dezenas de adjetivos para descrever a figura de Tasso Gadzanis, que morreu nesta terça-feira (22) em São Paulo, talvez sejam incompletos. O DIÁRIO ouviu vários amigos que emocionados o descreveram assim: Figura emblemática no turismo, pessoa icônica. Um sujeito brilhante, sensível, viajado, intelectualizado toda vida. Um gentleman, um homem do bem…

por Paulo Atzingen*


Tasso foi um excelente negociador, dizem os amigos ouvidos pelo DT. Ele transitava por todos os setores, seja nas feiras da Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV, entre os agentes de viagens, seja na cúpula do poder, em Brasília, nos governos estaduais, nas Câmaras setoriais… Sempre com boas ideias, uma pessoa ponderada, muito representativa e de fácil acesso.

Ex-presidente da Abav Nacional e Abav-SP, vice-presidente da SP Turis, presidente do SPCVB (São Paulo Conventions Visitors Bureau), e presidente do Skal, Tasso vai deixar saudade por seu jeito bonachão, conciliador. Bonachão, conciliador, mas atuante. É um dos poucos que lutou pela regulamentação da atividade do agente de viagem.

Tasso acreditava no setor do turismo, tanto que chegou a se candidatar a deputado estadual, e buscou apoio no setor de viagens e turismo. No entanto, não alcançou êxito porque faltava mesmo – e ainda falta – uma união setorial, qualificada para efetivamente atuar como uma bancada em defesa do turismo, como fazem outros setores. Mas ele acreditava – e todos os amigos reforçam isso – que um dia o trade turístico iria tomar consciência de sua força.

Veja também as mais lidas do DT

Embate terrível

Conheci Gadzanis no Riocentro, durante um Congresso Nacional de Turismo da Abav. Repórter, participava do encontro na grande plenária do centro de convenções. À época se discutia a relação conflituosa – entre as companhias aéreas e os agentes de viagens naquele quesito chamado percentual de comissionamento. Havia mais de 800 agentes de viagens naquela plenária que era presidida por Tasso. A época – por volta de 2005 – aquele embate terrível começava e duraria por muitos anos: comprar bilhetes diretamente nos sites das companhias aéreas sem pagar nenhum centavo ao agente de viagem. Os profissionais das agências reivindicavam seus direitos conquistados ao longo dos anos, o clima era de tensão naquele Riocentro.

Os cortes nas comissões dos agentes, em especial as comissões dos voos internacionais eram radicais e a palavra de ordem era que o agente de viagem tinha que reivindicar direitos…Gadzanis estava pressionado, mas respondia as perguntas dos centenas de agentes com uma calma de monge budista.

Precisava encontrar um título para minha reportagem e não tinha ideia dada a enxurrada de assuntos, reclamações, denúncias, demandas desencontradas que os próprios profissionais apresentavam em suas postulações. Até que um agente, lá no fundo, perguntou ao presidente:

– Senhor Tasso, em que pé está o assunto do corte das comissões das companhias aéreas para nós, os agentes de viagem?

Tasso, pegou o microfone, tentou identificar o agente de viagem lá atrás do grande ambiente oval e sua resposta ecoou pelos quatro cantos do Riocentro:

– O assunto está deitado!

A sinceridade de Tasso não permitia embromation. A capacidade de síntese, se encontrava com o humor e a perspicácia de Tasso para dizer que, em outras palavras, as Companhias Aéreas eram as donas dos bilhetes e cabia a elas a decisão.

Já tinha o título da minha matéria:

“Presidente da Abav diz que comissão está deitada em berço esplêndido”

É essa a lembrança bem humorada que tenho de Tasso Gadzanis. Obrigado, Tasso, vai com Deus em sua viagem.


*para esse texto foram ouvidos os amigos: Lisandra Martins, Aristides Cury, Caio Luiz de Carvalho, Luiz Henrique Miranda, Luiz Francisco de Sales.

*Tasso era egípcio e teve um AVC. Morreu aos 84 anos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade