SITA: Iniciativas derrubam 48% emissões ambientais e resultam em neutralidade de carbono

Continua depois da publicidade

A SITA foi certificada como CarbonNeutral® traz soluções, serviços e programas que auxiliam no combate à poluição em toda a cadeia do setor aéreo

A sustentabilidade é um tema que representa uma das maiores urgências do mundo atualmente. Diante disso, foi criado o Dia de Combate à Poluição, comemorado em 14 de agosto com o objetivo de chamar a atenção das mais amplas esferas sociais para a importância de amenizar e reverter os danos ao meio ambiente. Consciente de seu papel frente a tais desafios, a SITA, fornecedora global de TI para o setor da aviação, apresenta soluções e programas que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria.

Programa Planet+

Reconhecendo a emergência climática, a SITA desenvolveu a iniciativa para gerenciar efetivamente e reduzir o impacto ambiental em todos os locais onde opera até 2022. O programa envolve fornecedores, clientes e indústrias, com o propósito de passar conhecimento sobre redução, reutilização, reciclagem e uso de energia renovável.

Veja também as mais lidas do DT

O programa Planet+ está organizado em três pilares: Travel Smart (Viagem Inteligente, em tradução livre), que visa reduzir a pegada de carbono decorrente de viagens de negócios; Office Smart (Escritório Inteligente, em tradução livre), que diminui as emissões de GEE (gases de efeito estufa) por meio da tecnologia de colaboração e energia renovável; e, por fim, o Planet Smart (Planeta Inteligente, em tradução livre) utiliza créditos de carbono para compensar as emissões remanescentes.

“Um ponto crucial, e que nos traz orgulho, da nossa jornada neutra em carbono é termos alcançado a redução de 48% nas emissões em 2020, comparado a 2019, resultando na certificação CarbonNeutral®, em 2021 – um ano antes da nossa meta inicial. Além disso, o nosso programa Planeta+ foi reconhecido pela ONU como um excelente exemplo de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Elbson Quadros, vice-presidente para a América Latina e Caribe, da SITA.

Empresa certificada como CarbonNeutral

Em 2021, a SITA alcançou o status CarbonNeutral® sob o Protocolo CarbonNeutral – padrão global líder para programas neutros em carbono. A empresa está comprometida com a redução dos impactos ambientais: os esforços, dos últimos anos, permitiram atingir a neutralidade de carbono não somente com antecedência à meta interna, mas também um ano à frente do objetivo do setor.

Em parceria com o RSK Group, líder global na entrega de soluções sustentáveis, a SITA obteve uma revisão abrangente das emissões relacionadas às operações e viagens de negócios. Com esses dados, foi possível tomar medidas para reduzir as emissões e construir locais de trabalho sustentáveis. As principais mudanças foram a adoção de energia renovável e tecnologia de baixo consumo; fortes práticas de gestão de resíduos e água; redução das viagens de negócios para reuniões internas, utilizando as tecnologias colaborativas e seleção de opções de viagens mais eficientes em termos energéticos.

Solução OptiFlight

O foco principal desta solução é ajudar os pilotos de aeronaves a economizar combustível durante todas as fases do voo. Isso é possível por meio dos recursos tecnológicos de big data, inteligência artificial e machine learning para dar suporte às operações de voos mais sustentáveis.

“Utilizando como exemplo uma das ferramentas do OptiFlight, o OptiClimp permite otimizar as decolagens dos aviões utilizando inteligência artificial e dados de condições climáticas. A ferramenta possibilita que as companhias aéreas economizem combustível, já que ela mapeia todos os fatores climáticos que podem influenciar diretamente na velocidade/força necessária para decolar, resultando na redução das emissões de CO2 em até cinco mil toneladas ao decorrer de 12 meses”, explica o executivo.

Linha de crédito sindicalizado voltada à sustentabilidade

A SITA assinou, em julho deste ano, uma linha de crédito rotativo no valor de US$ 400 milhões, vinculada à sustentabilidade, por um período mínimo de três anos. A operação tem como objetivo dar suporte às necessidades gerais dos negócios da empresa, como o desenvolvimento de novas soluções e estratégias para amenizar os desafios atuais e futuros do setor aéreo.

Essa solução é uma inovação para auxiliar os esforços de sustentabilidade da empresa, incluindo metas significativas de redução das emissões de gases de efeito estufa dos Escopos 1, 2 e 3 da SBTi – ou seja, as emissões diretas e indiretas resultantes das operações da companhia.

Para mais informações sobre as iniciativas da SITA, o último relatório de RSE e Sustentabilidade da empresa (em inglês) está disponível no link

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade