SITA inova a aceleração de controle de tráfego aéreo com novo boeing

Continua depois da publicidade

A SITA está acelerando a inovação nas comunicações de ATC (air traffic control, em inglês, controle de tráfego aéreo, em português) como parte do programa ecoDemonstrator da Boeing 2019, juntamente com os principais parceiros do setor, incluindo a NASA e a Etihad, cia área cliente da SITA de longa data.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

O programa testa tecnologias pioneiras e promissoras que visam solucionar os desafios do setor de transporte aéreo para companhias aéreas e passageiros, além de melhorar a sustentabilidade. O programa mais recente implementou as tecnologias a bordo de um Boeing 777 e testa um total de 50 projetos diferentes.

Veja também as mais lidas do DT

O envolvimento da SITA no programa destaca a força de seu portfólio SITA FOR AIRCRAFT, que conecta aeronaves, fornecendo serviços que permitem a comunicação entre aeronaves, sistemas terrestres, ATC e outros operadores.

A SITA está trabalhando em colaboração com a Honeywell para otimizar a transmissão de informações digitais entre pilotos, ATC e centros de operações aéreas (AOCs, sigla em inglês para airline operations centers) usando o Internet Protocol Suites (IPS). A tecnologia ajuda no projeto da Boeing de testar soluções que se concentram no aprimoramento das operações e segurança de voo, com o potencial de melhorar drasticamente as comunicações ATC e as trocas de dados de ponta a ponta.

Após a conclusão de testes bem-sucedidos, a migração dos protocolos ACARS (sigla em inglês para Aircraft Communication Addressing and Reporting System) para o IPS poderia beneficiar as companhias aéreas, oferecendo sinergia nos principais canais de comunicação, bem como compatibilidade de rede e segurança aprimorada.

O teste da SITA desses recursos, por meio da iniciativa ecoDemonstrator da Boeing, tem um papel importante a desempenhar no cenário de conectividade terra-ar de hoje e na crescente pressão nos protocolos de comunicação tradicionais.

A implementação faz parte do trabalho da SITA para desenvolver um ecossistema de comunicações multilink de aeronaves, como líder mundial em IPS. O ponto central dessa abordagem é a capacidade da SITA de integrar várias redes, proprietárias e de terceiros, permitindo fallback contínuo e um sistema vital que inspira confiança em todo o setor.

Mike Sinnett, vice-presidente de estratégia de produtos e desenvolvimento futuro de aviões da Boeing Commercial Airplanes, disse: “É emocionante dar as boas-vindas à SITA a bordo do nosso 777 ecoDemonstrator de estréia para enfrentar alguns dos desafios vividos pelas operações das companhias aéreas e pelo controle de tráfego aéreo. Esta é uma área chave na avaliação das tecnologias que tornarão nossos céus mais seguros e eficientes para a Boeing e para o setor em geral.”

Dominique El Bez, vice-presidente de produto e estratégia SITA FOR AIRCRAFT, disse: “Reforçar a segurança e a otimização de vôo continuam sendo prioridades para as companhias aéreas e os gerentes de tráfego aéreo. É por isso que a SITA está trabalhando para criar e otimizar um ecossistema de comunicações multilink. Trabalhando com o Boeing ecoDemonstrator para testar essas soluções mais rapidamente e com maior fidelidade, esperamos continuar desenvolvendo nossas soluções completas e resistentes a falhas para melhorar as comunicações das aeronaves, independentemente da rede de satélites ou plataforma de conectividade.”

O SITA FOR AIRCRAFT é um dos três domínios de especialização da SITA, ao lado da SITA AT AIRPORTS e da SITA AT BORDERS. Esses domínios de especialização reúnem as soluções e serviços de tecnologia da SITA com profundo conhecimento dos processos e sistemas da indústria.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade