Tecpar e Invest Paraná assinam acordo para atrair investimentos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Invest Paraná assinaram nesta segunda-feira (16) um acordo de cooperação para fortalecer a atração de empresas de base tecnológica para o Paraná. A assinatura do termo foi na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
EDIÇÃO DO DIÁRIO
O objetivo do acordo é formalizar o trabalho conjunto que é feito desde o início de 2019, e somar esforços entre as duas instituições, que podem complementar os seus programas para atrair investimentos ao Estado, com oportunidades para empresas paranaenses e para aquelas que querem se instalar no Paraná.
A Invest Paraná, por exemplo, administra o programa Paraná Competitivo, para inserir o Estado na agenda dos investimentos locais, nacionais e internacionais e contempla uma série de medidas, como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional, com objetivo de tornar o Paraná mais atrativo para novos empreendimentos.
O Tecpar, por sua vez, é gestor de parques tecnológicos, instrumento de estímulo a investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fomentado pelo Governo do Estado, e também conta com o programa de Living Lab, que vai transformar o seu câmpus em um ecossistema de inovação aberto, um laboratório para testar ideias de serviços ou produtos tecnológicos e avaliar a sua eficiência.
De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a atuação das duas instituições é complementar. “O trabalho desenvolvido no Tecpar e na Invest Paraná tem um foco em comum: atrair empresas que promovam o desenvolvimento do Estado, com geração de novas oportunidades de emprego e aumento de renda da população paranaense”, disse Jorge Callado. Segundo ele, o acordo de cooperação vem para formalizar a parceria entre as instituições, que já atuam em conjunto para atender as demandas do Governo do Estado.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirmou que o acordo formaliza um trabalho já desenvolvido pela Invest Paraná, de ser uma vitrine aos investidores de oportunidades para projetos conjuntos com instituições do Governo do Estado, como o Tecpar. “Em todas as missões, nacionais e internacionais, a Invest Paraná apresenta o Tecpar como uma oportunidade de investimentos no Estado”, disse. “O acordo credencia esse trabalho e formaliza uma aproximação que já é feita desde o início do ano, com foco no desenvolvimento econômico do Paraná”, destaca Bekin.
Márcio Nunes, secretário estadual da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, ao qual a Invest Paraná está vinculada, salienta que os órgãos, secretarias e empresas do Governo do Estado trabalham juntos para o desenvolvimento do Paraná. “Esse acordo é um exemplo de parceria para apoiar o crescimento das empresas e, desta forma, gerar emprego e renda, melhorando a vida dos paranaenses”, ressalta.
O acordo de cooperação prevê ainda que a Invest Paraná irá enviar ao Tecpar projetos com similaridade à área de atuação do instituto e que o Tecpar, por sua vez, manterá a Invest Paraná atualizada sobre possíveis parcerias que possam ser efetivadas, com a finalidade de realizar o acompanhamento de empresas e promover a atração das companhias para o estado.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura do acordo os diretores do Tecpar, Lindolfo Luíz Junior, da Diretoria de Novos Negócios e Relações Institucionais, e Rafael Rodrigues, da Diretoria de Indústria e Inovação.

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Bayard Do Coutto Boiteux*O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas....

Prefeito de São Sebastião oficializa Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy

Nesta sexta-feira (5), o prefeito do município de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou o decreto que regulamenta o Plano de Manejo da Área de...

União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho

A União Europeia só abrirá totalmente as fronteiras internas no final de junho e começará a suspender as restrições a viagens fora do bloco...

Accor amplia programa Plant for the Planet agora para a Colômbia

Para reforçar seu objetivo com a preservação ambiental e preocupação com os insumos que utiliza em seus hotéis, a Accor anuncia no Dia Internacional...

Grupo Iberostar inicia reabertura de hotéis e reforça segurança sanitária

De forma escalonada, a reabertura de uma seleção de hotéis do Grupo Iberostar acontece a partir da segunda quinzena de junho garantindo protocolos de...

GOL aprova acordo coletivo em prol da preservação de empregos e caixa da Companhia

A GOL Linhas Aéreas acaba de aprovar um acordo coletivo inédito com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), cujos objetivos primordiais são a manutenção...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias