Tour 360° do DIÁRIO pela Europa: primeira parada – Oasys MiniHollywood

Continua depois da publicidade

Conhecer o parque temático Oasys MiniHollywood é viajar aos tempos do Velho Oeste em plena Espanha.

O DIÁRIO DO TURISMO em parceria com a VIP360 inicia neste verão europeu um ROAD TRIP percorrendo a Espanha, França, Andorra e Portugal. A primeira parada é no Deserto das Tabernas, no Oasys MiniHollywood, um parque temático que recria o Velho Oeste americano com espetáculos de acrobacias de cowboys, museus e zoo. O parque é administrado pelo grupo Senator – Hotels & Resorts.

POR Eric Afonso – VIP 360º com REDAÇÃO SP 

Veja também as mais lidas do DT

O Deserto das Tabernas possui paisagens únicas e é nele que fica o Oasys MiniHolywood, localizado no maior deserto da Europa, a 30 quilômetros de Almería. Aqui foram recriadas cenas de filmes lendários da história do cinema, como: Lawrence da Arábia – Cleópatra – O Bom, o Mau e o Feio,  A morte teve um preço, Indiana Jones e o Último Cruzada.

MERGULHE NO 360º – AMPLIE A TELA!

Oasys MiniHollywood
Foi o paraíso do cinema de Hollywood por duas intensas décadas, os anos 60 e 70.
Para suas cenas, atores ilustres como Clint Eastwood, Brigitte Bardot, Anthony Quinn, Claudia Cardinale, Alain Delon, Sean Connery, Raquel Welch, Orson Welles.

 

Museu do Cinema
Um espaço onde os visitantes encontrarão desde as invenções do cinema (o tempo antes da imagem em movimento) até o primeiro projetor com som (o fim do cinema mudo). A coleção é composta por 150 peças que vão desde pequenos e grandes projetores a lanternas mágicas, caleidoscópios, marionetes de sombras… São peças frágeis, produto do seu tempo, algumas das quais datam de 1800. E completando esta grande coleção há uma número de 213 cartazes (cartaz de cinema outdoor) de filmes de faroeste rodados em Almeria.

 

Museu dos Carros
As carruagens e diligências mais icônicas entraram na lenda de Gary Cooper, Clint Eastwood, Lee van Cleef, preservadas em perfeitas condições após seu uso em grandes produções cinematográficas.

 

Jardim de cactos
Seu nome original era Yucca City e foi desenhado por Carlo Simi para o filme de 1965 Death Had a Price, dirigido pelo italiano Sergio Leone. Ele tem sido usado para uma infinidade de filmes no gênero ocidental. Após a gravação de The Good, the Bad and the Ugly, os figurantes que participaram das filmagens decidiram comprar o set e apresentá-lo como atração turística. Após intensa restauração nas décadas de 1979 e 1980, nas quais casas e complexos danificados por tempestades foram reparados, repintados e remodelados, o parque foi reaberto como Oasys MiniHollywood. Em 1997, foi inaugurada uma reserva zoológica próxima à cidade. Atualmente, é operado pela rede de hotéis SENATOR HOTELS & RESORTS como Oasys MiniHollywood.

José Manuel, responsável o pela administração do parque, falou à reportagem:

DIÁRIO – Quantos turistas europeus são esperados este ano nos parques temáticos, considerando o fim da pandemia?
José MANUEL  – Após a pandemia, o parque recebeu em 2021 mais de 160 mil visitantes, bem abaixo dos mais de 200 mil visitantes antes da pandemia. Mas com o retorno das excursões, grupos escolares e empresas, estamos aumentando constantemente. Somos referência em lazer em família. O mercado de turismo doméstico representa aproximadamente 70% dos visitantes do parque Oasis Minihollywood e 30% dos visitantes que vêm de outros países.

O diretor José Manuel falou à reportagem
O administrador José Manuel falou à reportagem

DIÁRIO – Quantos anos tem o empreendimento?

José MANUEL – A Yucca City foi construída em 1965 para as filmagens do filme A morte teve um preço, segundO da trilogia do dólar americano de Sergio Leone.

Há quarenta anos o lugar foi adquirido por José Maria Rossell presidente do grupo SENATOR HOTELS & RESORTS. Hoje é chamado L’Oasys Minihollywood. Mantemos a memória do spaghetti western, possuímos dois restaurantes, uma loja de fantasias, um museu do cinema e outro para carruagens e salões com shows diários de can-can e cowboy.

O Oasys Minihollywood possui uma reserva zoológica de alto nível com mais de 850 espécies, principalmente da coleção africana, incluindo 30 antílopes, rinocerontes e gazelas. Há uma casa de répteis com mais de 50 espécies e uma caverna de morcegos. Um jardim de cactos único na península com 250 espécies, além de 4.000 árvores e 20.000 plantas.

DIÁRIO – Pensam em expandir o negócio com outros produtos, dentro dessa mesma atividade de parque temático?
José MANUEL – O processo de renovação deste parque não está concluído e, nos próximos meses, teremos inúmeras inaugurações como tirolesa, ampliação da área ferroviária, as obras de requalificação das entradas dos balcões, onde poderemos reunir entre mil e duas mil pessoas, ampliação da iluminação e sinalização para os projetores e posteres de filmes, entre outras novidades.

DIÁRIO DO TURISMO – Como são efetuadas as locações para curtas-metragens, longa etc.

José MANUEL – O Oasys Minihollywood é um dos cenários mais presentes em comerciais, videoclipes, filmes e curtas-metragens feitos na Espanha. A cada ano, há mais de cinquenta sessões de gravação que normalmente são combinadas com a atividade regular do parque temático. Recentemente, a divulgação de um refrigerante mobilizou uma equipe de 300 pessoas quando já havia 1.500 visitantes nas instalações. Um anúncio para sapatos belgas foi filmado recentemente, e nos próximos dias outro para bicicletas francesas será ambientado aqui.

Somos um paraíso para a indústria audiovisual. Estes cenários, por onde passaram as grandes estrelas do spaghetti western, continuam a despertar o interesse de produtores e realizadores de cinema, fascinados pelo gabinete do xerife e outros locais únicos da cidade. Venham nos visitar!


A equipe road trip: Eric AFONSO / Louis CHARON / Edson GOMIDE

*A VIP360 parceiro do DIÁRIO agradece a rede SENATOR – HOTEL & RESORTS e o atendimento recebido para José Manuel e todos os funcionários do parque pela atenção e a simpatia durante a descoberta desse lugar maravilhoso, recheado de histórias cinematográficas.

ENCONTRE:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade