O Brasil segue ampliando sua presença no turismo internacional e alcançou uma posição de destaque entre os destinos mais desejados do continente. Um estudo da Amadeus, desenvolvido em parceria com a ONU Turismo, aponta que o país foi o segundo destino mais pesquisado das Américas para viagens internacionais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Na América do Sul, o Brasil lidera o ranking em volume de buscas.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
O levantamento, que integra o relatório Amadeus Travel Insights 2026: Focus on the Americas, revela ainda que o interesse pelo Brasil cresceu 29% entre maio de 2025 e abril de 2026, na comparação com o mesmo período anterior. Entre os países sul-americanos, o desempenho ficou atrás apenas do Paraguai, que registrou alta de 30%.
Além do avanço nas pesquisas, o Brasil também aparece entre os destinos mais reservados do continente. O país ocupa a quarta posição nas Américas em volume de reservas internacionais, com crescimento de 6% nas vendas realizadas por meio dos Sistemas Globais de Distribuição (GDS), plataformas utilizadas pelo mercado global de viagens.
Brasil amplia relevância no turismo internacional
Para o presidente da Embratur, Bruno Reis, os números demonstram que o país está consolidando sua imagem entre os principais destinos turísticos do mundo.
“O aumento das buscas pelo Brasil confirma que o país não só permanece, mas amplia sua relevância no radar dos viajantes internacionais. O desafio é transformar esse interesse em viagens concretas, ampliando a conectividade aérea, fortalecendo a promoção internacional e diversificando a oferta turística brasileira para alcançar diferentes perfis de visitantes.”
O vice-presidente Regional da Amadeus para Destinos, Franz Müller, também atribui o resultado à estratégia de promoção internacional adotada pelo Brasil.
“O Brasil vem realizando um trabalho extraordinário na promoção internacional, combinando inteligência de mercado, inovação, com programas como o PATI. É uma estratégia consistente, que tem fortalecido a imagem do país e consolidado o Brasil entre os destinos mais desejados e competitivos do mundo.”
Mercados de longa distância impulsionam crescimento
O relatório destaca que as viagens dentro das Américas continuam sustentando boa parte da demanda aérea regional. No entanto, mercados de longa distância vêm demonstrando interesse crescente pelo Brasil e pela América do Sul.
Entre os principais emissores, os Estados Unidos registraram aumento de 39% nas buscas por viagens para a América do Sul. O Canadá aparece na sequência, com crescimento de 35%, enquanto mercados asiáticos, como Japão e Filipinas, também apresentaram expansão no interesse pela região.
Na comparação entre os países sul-americanos, o Brasil figura entre aqueles que mais ampliaram a procura de turistas estrangeiros e também entre os três melhores desempenhos em crescimento nas reservas internacionais durante o período analisado.
Tráfego aéreo cresce acima da média nas Américas
Outro dado destacado pelo estudo é a evolução da movimentação aérea na América do Sul. Entre maio de 2025 e abril de 2026, o tráfego de passageiros na região aumentou 5,5%, índice superior ao crescimento médio registrado nas Américas, que foi de 0,8%.
O comportamento dos viajantes também vem mudando. Segundo o levantamento, uma parcela significativa das reservas para destinos sul-americanos é feita entre um e 14 dias antes do embarque, indicando maior flexibilidade dos consumidores. Esse cenário abre espaço para campanhas promocionais e estratégias de marketing voltadas à conversão de reservas de última hora.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur




