Uma aventura em família no Parque Estadual de Campos do Jordão

Continua depois da publicidade

A doce e saborosa experiência no Parque Estadual de Campos do Jordão, fruto da máxima criatividade humana, se uniu a uma natureza espetacular mantida intocada ao longo dos seus 80 anos.

Por Denis Rugeri (Com Redação do DT)*


O Parque Estadual de Campos do Jordão guarda segredos dentro de seu horto florestal e, ao longo de sua existência, tem deixado deslumbrados todos seus visitantes. Os dois dias e meio em que eu e minha família passamos ali marcaram nossas vidas.

Veja também as mais lidas do DT

Minha filha, a Beatriz e minha esposa, a Sandra, são minhas companheiras de viagem nessa experiência inesquecível.

Ao chegarmos ao horto naquela sexta-feira de dezembro hortênsias nos deram boas-vindas e coloriram a entrada nos acompanhando até onde ficaríamos hospedados. As árvores coníferas e toda fauna ao redor são de puro encantamento.

Lodge Sanhaço, onde ficamos, é de alto padrão e foi construído em uma antiga casa de funcionários do parque

O Lodge Sanhaço, onde ficamos, é de alto padrão e foi construído em uma antiga casa de funcionários do parque. Com uma decoração de invejar qualquer hotel banhando a requinte, o local transmite uma sensação de aconchego e paz. A sala é em conjunto dotado de minicozinha equipada com micro-ondas, chaleira elétrica, frigobar, copos, taças de vinho, xícaras, pratos e talheres. O banheiro tem ducha aquecida a gás e os quartos trazem camas de casal e solteiros com colchões confortáveis e travesseiros de altíssima qualidade. Além de todas essas amenidades, a casa possui também aquecedores elétricos potentes.

Restaurante Dona Chica, drink PAPAGAIO DO PEITO ROXO – Parte da venda desse coquetel vai para o projeto de preservação do papagaio do peito roxo do Parque Estadual de Campos do Jordão

Dona Chica

Depois de instalados, fomos almoçar no restaurante Dona Chica, espaço comandado pelo chef Anderson Oliveira, quem nos recebeu com muita cordialidade e, entusiasmado, seguiu nos mostrando o local, a horta e os produtos orgânicos e regionais com os quais trabalha os magníficos pratos. Já à mesa, foi nos trazida uma porção de entradas maravilhosos (coxinha, bolinho de pinhão, bolinho de javali, bolinho de truta e peixinho de horta empanado) e seus molhos artesanais, todos acompanhados do Drink Papagaio do Peito Roxo com Gin e Kiwi (criado para apoiar o projeto de conservação da espécie do papagaio em extinção). Comemos ainda a Paella da Montanha (prato com arroz negro do Vale do Paraíba, pimentões, pinhão, tomate de árvore, ervilhas frescas, cogumelos shiitake ou shimeji e trutas), um dos melhores pratos que já comi, simplesmente divino.

Anderson é proprietário ainda dos restaurantes Prato da Floresta (também dentro do horto florestal, um estabelecimento low cost em sistema de buffet), Pipoca da Chica e do Foodtruck da Chica (hambúrgueres artesanais).

Área central do horto é um convite para um pic-nic

Números

Conversando com Leilane e Marília, ambas da administração do parque, nos informaram que 5% da área é administrada desde 2019 pela concessionária Urbanes, e, desde então, diversas benfeitorias na infraestrutura vêm sendo realizadas, dentre elas obras de drenagem nas vias de acesso, readequação da rede elétrica e reformas nas edificações da área de uso público. Atualmente, o parque recebe durante a semana algo como de 200 a 300 pessoas, e 1000 pessoas no fim de semana e baixa temporada. Já na alta temporada esse público aumenta para a média de 1500 pessoas por dia.

No restaurante Elio Cucina Speciale fomos super bem-recebidos e com muita simpatia pelos funcionários e pela chef Maria Catão

Restaurante Elio

Ao anoitecer, fomos ao Restaurante Elio Cucina Speciale, casa que fica na estrada a caminho do horto. Fomos super bem-recebidos e com muita simpatia pelos funcionários e pela chef Maria Catão, que nos contou a história da casa e nos preparou uma deliciosa massa. Comi um Carbonara (fettuccine artesanal fresco envolto com pancetta e um leve creme com gemas e parmesão); minha esposa foi de Pesto Genovese (fettuccine com folhas de manjericão e nozes); e minha filha, como é dádiva das crianças, ficou no Piatto Bambini (iscas de filé mignon com fettuccine ao sugo). As massas são de sabor incomparável, tudo preparado com produtos selecionados, regionais e frescos. Os outros pratos também merecem destaque com receitas únicas e especiais.

Ao retornarmos ao horto, minha filha avistou na estrada uma placa que simulava um disco voador abduzindo uma pessoa.

OVNIs

Ao retornarmos ao horto, minha filha avistou na estrada uma placa que simulava um disco voador abduzindo uma pessoa. Ela logo caiu em gargalhadas e disse: –Mãe, imagina a gente no horto e à noite, sozinhos, e um disco voador vem nos visitar… kkkk?! Voltamos apreciando o céu estrelado e fomos dormir.

Ao amanhecer escutamos sons estranhos vindos do lado de fora do chalé. Beatriz logo disse: –São OVNIS… kkkkk! Minha esposa, assustada, dizia: –Que barulho será esse? Continuamos a dormir e, mais tarde, ao levantarmos para o café da manhã, vimos os jacus e macaquinhos em volta da casa. Eis a origem do barulho.

Na cervejaria GARD o mestre cervejeiro faz cervejas de estilos clássicos e criações autorais com ingredientes regionais diferenciados

Visita a microcervejaria artesanal GARD

No sábado pela manhã fomos visitar a microcervejaria artesanal GARD, local certo para quem gosta de saborear e apreciar cervejas especiais.

Ao chegarmos fomos recepcionados pela Maysa, que nos mostrou as dependências, contou um pouco sobre a história da cervejaria e nos serviu uma degustação de cervejas, além de um drink sem álcool muito refrescante que tem em sua composição soda e groselha de hibisco.

O engenheiro dinamarquês dr. Holger Jensen Kok adquiriu a Fazenda da Guarda em 1923, onde funcionou uma importante serraria até 1941, quando a fazenda foi doada ao estado para a criação do Parque Estadual de Campos do Jordão, Horto Florestal. A pedido do dr. Kok, parte do terreno foi reservado para a família, que nomeou o espaço como Fazenda Gravatá, um refúgio cercado de bela mata nativa e límpida e abundante água mineral. É nesse espaço que dois de seus bisnetos, Adolpho Julio Carvalho e Fábio Kok Geribello, criaram a GARD.

Fabio, o mestre cervejeiro, faz cervejas de estilos clássicos e criações autorais com ingredientes regionais diferenciados, como a grumixama, o tomarilho ou a rapadura. Das criações autorais, destacam-se a Ajdovo Pivo, feita com lúpulos eslovenos e trigo sarraceno, e a mais recente Rugbrod, inspirada no pão dinamarquês de mesmo nome em homenagem às origens da família.

Em dias movimentados, a cervejaria chega a atender entre 100 a 150 pessoas. Atualmente, trabalha com 46 estilos de cervejas e uma produção de 4,5mil litros por mês.

As cervejas podem ser consumidas no local ou levadas para casa nas já tradicionais latas de 710ml ou em garrafinhas de alumínio de 473ml lançadas recentemente.

Mariene, da Zoom Aventura, orienta Bia, antes da aventura sobre as árvores

Arborismo

Voltando a área central do parque, fomos recepcionados pela equipe Zoom Aventura, que convidou minha filha para o arborismo.

Mariene, com uma equipe bem treinada e preparada, acompanhou Beatriz durante todo percurso, que conta com quinze travessias, onde a última é uma divertida tirolesa vai-e-volta que, no final, adentra um bosque. É uma das atividades mais procurada do local e dura aproximadamente 30 minutos.

A Zoom Aventura conta também com as Tirolesas do Sapucaí, compostas por uma caminhada de aproximadamente 30 minutos em uma das trilhas mais bonitas do parque, e uma tirolesa de 450 metros que passa sobre e entre araucárias e corredeiras do rio Sapucaí e chega a 70 metros de altura. Na sequência, há outra tirolesa de 150 metros que passa novamente sobre o rio. A aventura dura aproximadamente 1h30.

O parque também tem trilhas com acesso seguro e algumas podem ser feitas sem guias:

– Trilha da cachoeira: com 4,6km ida e volta

– Trilha das quatro pontes: com 1km total

– Trilha dos campos: com 3km total

– Trilha do rio Sapucaí: com 2,6km total

O fino do chorinho no Restaurante Moringa Mantiqueira

Restaurante Moringa Mantiqueira

Depois da aventura, fomos almoçar em Capivari, Restaurante Moringa Mantiqueira, ao som de um chorinho ao vivo para os clientes. Com cardápio inspirado em receitas caipiras e produtos artesanais, serve aos sábados uma deliciosa feijoada que também vale a pena ser apreciada.

Fizemos um passeio pela cidade e não pudemos deixar de contemplar as lindas decorações natalinas. À noite um belo desfile com carros decorados ilumina a avenida e enche o local de magia.

Inspiração em Asterix e Obelix

Mais tarde jantamos no restaurante La Gália, no centro de Capivari. O restaurante é famoso por servir desde pratos tradicional até carnes exóticas e trutas. O La Gália foi inspirado nas histórias de quadrinhos “As aventuras de Asterix e Obelix”, personagens gauleses que adoravam caçar e saborear um suculento javali.

Voltamos ao lodge e tivemos uma noite maravilhosa e revigorante de silêncio campestre.

Já no domingo, tomamos café da manhã e seguimos para o parque, onde tiramos belas fotos e aproveitamos o sol daquele lugar magnífico.

O restaurante ART BBQ, com culinária texana e música Country

 

A.R.T BBQ

Deixando nossa estada no parque fomos ao restaurante A.R.T. BBQ. De culinária texana e música Country, o restaurante faz parte da Associação Cozinha da Mantiqueira.

Sentimos-nos como se estivéssemos no Texas, Estados Unidos, em um ambiente elegante com o melhor churrasco que já provei e atrações musicais que vão do country, folk e blue grass, aos clássicos do rockʼnʼroll.

O restaurante tem opções deliciosas do famoso churrasco americano. As carnes são temperadas e preparadas no pit smoker construído pelo texano Arthur Hess.

Bia, Sandra e eu, completamente felizes no Parque Estadual Campos do Jordão

PARQUE ESTADUAL CAMPOS DO JORDÃO (HORTO FLORESTAL)

Av. Pedro Paulo, s/n

Instagram: @parquecamposdojordao

https://parquecamposdojordao.com.br

Valor da entrada: R$16 por pessoa; meia-entrada: R$8 para professores de rede pública, idosos acima de 60 anos e estudantes, todos com a devida comprovação. Estacionamento: R$10.

O parque abre todos os dias a partir das 9h00. A bilheteria fica aberta até às 17h00. A permanência no parque é até às 18h00.

Por ser uma unidade de conservação, o parque segue leis e decretos ambientais, por isso é proibida a entrada de animais domésticos, o manuseio de plantas e animais silvestres e o uso de drones.


Serviço: 

 

LODGE

Diárias a partir de R$450

Whatsapp: (12) 99114-7557

Instagram: @aventoribalodge

Reservas Airbnb: https://www.airbnb.com.br/rooms/50398843

 

RESTAURANTE DONA CHICA

Aberto todos os dias, das 11h30 às 17h00.

Av. Pedro Paulo, sn, Horto Florestal

Eventos: (12) 99714-0019

Instagram: @donachicarestaurante

Instagram: @pf_pratodafloresta

Instagram: @tremdachica

www.restaurantedonachica.com.br

 

GARD CERVEJARIA ARTESANAL

Microcervejaria GARD: Aberta todos os dias, das 11h00 às 17h00.

Rua Pedro Paulo, s/n, Horto Florestal

Facebook: GARD Cervejaria

Instagram: @gardcervejaria

 

ZOOM AVENTURA

Av. Pedro Paulo, s/n

Fone: (12) 3663-3746

Instagram: @zoomaventura

http://www.zoomaventura.com.br

 

RESTAURANTE ELIO CUCINA SPECIALE

Av. Pedro Paulo, 4755, Descansópolis

Fone: (12) 3663-0856

https://www.eliocucina.com.br/

 

RESTAURANTE MORINGA MANTIQUEIRA

Av. Emílio Ribas, 478, Capivari

Fone: (12) 99641-2787

Instagram: @moringamantiqueira

 

RESTAURANTE LA GÁLIA

Av. Macedo Soares, 340, Capivari

Fone: (12) 36632993

http://www.lagalia.com.br/

 

RESTAURANTE A.R.T. BBQ

Rua Três, 308, Vila Floresta

Fone: (12) 99740-0777

https://artbbq.com.br/


*O DIÁRIO viajou a convite da administração do Parque Estadual Campos do Jordão

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade