Rio de Janeiro recebe R$ 30 milhões para vacinação contra febre amarela

Continua depois da publicidade
Agência Brasil –

A Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União autorizou o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para a campanha de vacinação contra a febre amarela no estado.

Na última quinta-feira (18), a pasta anunciou que vai antecipar para 25 de janeiro a imunização contra a doença no Rio de Janeiro e também em São Paulo. “A antecipação foi adotada porque o ministério já repassou, a ambos os estados, os insumos que serão utilizados nas campanhas”, informou.

Estados

No Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas devem receber a dose fracionada da vacina e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios. Já Em São Paulo, 54 municípios participam da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão.

Veja também as mais lidas do DT

Até o momento, a campanha de vacinação na Bahia permanece na data prevista – de 19 de fevereiro a 9 de março. No estado, 2,5 milhões de pessoas devem ser imunizadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão, em oito municípios.

Prevenção

O objetivo da campanha, segundo o ministério, é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente. A previsão é que 21,7 milhões de pessoas desses municípios sejam  vacinadas durante a campanha, sendo 16,5 milhões com a dose fracionada e outras 5,2 milhões com a dose padrão.

“A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional”, informou a pasta.

Cinco pessoas já morreram no Rio por conta da doença.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade