Vendas do mercado de viagens corporativas crescem 11,14% no 1º trimestre, aponta entidade

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas acaba de anunciar os números das viagens corporativas do primeiro trimestre.

EDIÇÃO DO DT com agências

Segundo a entidade, as expectativas dos dirigentes da corporação expressas no final do ano passado, se confirmaram e até se superaram. O avanço geral de 11,14%, em volume de vendas, corresponde à oscilação de R$ 2.290.412.817 para R$ 2.545.679.368.

Em números absolutos, o resultado positivo foi puxado pelo desempenho do aéreo e da hotelaria nacionais. Juntos, representaram mais de 60% do valor monetário apurado: R$ 1.458.542.563 do total vendido de R$ 2.545.679.368. Em termos percentuais, o segmento aéreo nacional cresceu 11,30% e a hotelaria nacional 35,74%, na comparação dos primeiros trimestres de 2018 e 2019.

Por outro lado, o aéreo internacional, a despeito de representar o 2º maior valor agregado dos segmentos analisados, apresentou queda de 4,10% – recuou de R$ 689.770.178 para R$ 661.221.018. Os maiores declínios percentuais ocorreram com o segmento Cruzeiros Internacionais (-74,72%) e Pacotes de Viagem Internacional (-48,80%). Em valores nominais, recuaram de R$ 215.977 e R$ 4.463.260 para R$ 54.602 e R$ 2.285.269, respectivamente.

O maior salto percentual deu-se com o segmento Seguro Viagem Nacional: 131,12%. Ou seja, um salto de R$ 4.801.628 para R$ 11.097.395. No mesmo recorte, a Locação Nacional cresceu 39,20% (de R$ 27.687.577 para R$ 38.544.129). E a Hotelaria Internacional evoluiu 31,32% (de R$ 119.873.827 para R$ 157.422.019).

Números do primeiro trimestre do fluxo aéreo nacional

Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do 1º trimestre de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 39,7% do total. Seguiram Aéreo Internacional (26,1%); Hotelaria Nacional (17,8%); Hotelaria Internacional (6.2%); e Locação Nacional (1,5%). Somados, alcançam 91,3% do total. Os 8,7% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.

Mais informações sobre principais indicadores, referência na indústria estão disponíveis no site https://www.abracorp.org.br/bi (tabelas e gráficos).

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

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