Vila Don Patto reproduz receitas portuguesas para serem experimentadas

Os imigrantes portugueses que se instalaram no Brasil no decorrer dos séculos permitiram que a culinária do país fosse influenciada pelos seus sabores. Não é difícil entrar em uma lanchonete para tomar um café e encontrar pastéis de nata expostos em uma vitrine de doces. Do mesmo modo, o hábito de comer bacalhau na Sexta-feira Santa também é uma tradição lusitana.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Entretanto, outros ingredientes e variações da gastronomia revelam uma Portugal com sabores ainda mais ricos e deliciosos. Em São Roque, o centro gastronômico Vila Don Patto reproduz receitas tradicionais do país, além de reinventar alguns pratos sem deixar as influências do país europeu de lado.

Confira cinco iguarias portuguesas que você precisa conhecer:

1- Alheira

De preparo delicado, a Alheira é uma linguiça à base de carne suína, miolo de pão e especiarias. Acompanhada de batatas aperitivo, pimenta biquinho, pão português e ovos fritos, é um petisco com sabor único e marcante.

Uma reinvenção da iguaria é o Hambúrguer de Alheira, que é servido no pão português com queijo Serra da Canastra, aioli e cebola grelhada, e guarnecido com batatas chips.

2- Linguiça de Bacalhau

Servida na chapa e com pão português, a Linguiça de Bacalhau leva gordura suína, cebola, alho e especiarias. A receita é uma opção saborosa para iniciar uma refeição ou, até mesmo, petiscar com os amigos e a família.

3- Bolo de Mel da Ilha da Madeira

Tradicional da ilha localizada ao sul europeu, o bolo leva, não apenas o ingrediente que dá nome ao bolo, mas também uvas passas e castanhas. A combinação resulta em uma massa marcante que, aliada ao sorvete de creme e redução de vinho do Porto, é uma sobremesa com sabor sofisticado.

4- Torta Toucinho do Céu

Ainda que lembre um quindim à primeira vista, a Torta Toucinho do Céu tem gosto mais suave se comparado ao doce brasileiro. À base de ovos e amêndoas, é servida com sorvete de creme e redução de vinho do Porto.

Curiosidade é que o nome foi dado porque o preparo foi desenvolvido em conventos da Península Ibérica e levava banha de porco – posteriormente, o ingrediente foi substituído por manteiga.

5- Punheta de Bacalhau

Em terras brasileiras, o nome é controverso, contudo, a Punheta de Bacalhau é um tira-gosto típico em Portugal. A receita foi batizada deste modo porque os dois punhos são utilizados para desfiar o bacalhau.

Acompanhado de pão de alho e depois de desfiado, o peixe é marinado no azeite, limão, cebola e especiarias.

www.viladonpatto.com.br

 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Ilha de Páscoa: uma viagem ao umbigo do mundo

Nos últimos anos a população tem sido consultada a respeito da dependência do governo chileno Por Paulo Atzingen (de Hangaroa – Ilha de Páscoa) -...

ABBTUR Nacional se reorganiza e elabora pesquisa junto a afiliados

A ABBTUR Nacional - Associação  Brasileira de Turismólogos e profissionais de Turismo promoveu esta semana uma reunião extraordinária com suas seccionais, para uma avaliação do...

Rede Blue Tree oficializa sua cooperação com profissionais da Saúde

A rede Blue Tree Hotels oficializou nesta quinta-feira (9) sua participação na guerra contra o coronavírus e abre seus hotéis no Brasil para receber...

Beatriz de Carvalho, da Hotec: “nossos alunos têm bolsa por meritocracia”

HOTEC colocou no mercado 600 novos profissionais em 2016REDAÇÃO DO DIÁRIO - 15 ANOS DIÁRIOS - PUBLICADO DIA 17 DE JUNHO DE 2016Independente dos...

15 filmes relacionados ao tempo para ver na quarentena

Diante da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social já é realidade de muitos países, inclusive do Brasil. Para lidar com esta situação, é...

Contágio Bastardo – Crônica de Osvaldo Alvarenga*

Um mês depois do primeiro diagnóstico de COVID-19, Portugal entrou na fase de mitigação. É o nível de alerta mais alto, avisou a Senhora Ministra da...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias