Wood Hotel Casa da Montanha propõe uma hotelaria personalizada e autoral em Gramado

Continua depois da publicidade

Gramado desde outubro de 2018 tem em seu meio – sem redundância pois o hotel está encravado no centro da cidade – um hotel autoral, que aponta caminhos para um mercado mais sustentável, propondo não só uma amizade com a natureza, mas com a vida e com as pessoas

Por Paulo Atzingen*

O meio molda o meio de vida das pessoas. Sim, o meio, seja ele a natureza ou o ambiente. A construção de uma cidade hospitaleira no topo da serra gaúcha tornou Gramado uma referência no turismo de lazer e destino brasileiro de excelência. O meio natural, essa paisagem gratuita e ofertada a todos que chegam, aliada às tradições europeias e à cultura riograndense auxiliaram na formação de um produto moderno e que atende a demanda de um mercado crescente.

No entanto, esse mesmo meio inspira outros caminhos que não sejam os já trilhados, outros empreendimentos e outras vocações turísticas e hoteleiras ainda pouco experimentados e porque não dizer, até então pouco ousados.

Veja também as mais lidas do DT

Inspirado em um dos elementais da natureza, a madeira, o Wood Hotel Casa da Montanha em Gramado surge no meio do burburinho da cidade turística como um contraponto à padronização e convencionalismo que o turismo moderno se acostumou a consumir.

“Criamos um hotel conceito onde os traços genuínos da nossa história e cultura se encontram com as tendências da hotelaria e gastronomia do mundo” afirma Rafael Peccin, diretor de marketing do grupo Casa da Montanha.

“Lobby do Wood: madeira da cabeça aos pés (Crédito: Paulo Atzingen)

Protagonista

A ousadia de Rafael e da familia Peccin foi observar o meio de forma mais apurada. O hotel foi concebido para enaltecer uma matéria prima abundante na natureza e que tem servido como base coadjuvante história afora. No Wood ela é protagonista. Há madeira por todo o canto: da parede do banheiro à bandeja que a camareira deixa o chocolate à tardinha. Nós móveis da sala esculpidos artesanalmente ao balcão do bar. Da prancha exposta que sustenta o telhado ao caixilho que emoldura a tela plana da televisão. O hotel parece uma extensão das florestas de araucárias que se erguem no entorno de Gramado.

Rafael Peccin: diretor de marketing do Grupo Casa da Montanha (Crédito: DT)

Familia, equipe e amizades

Para o hotel ficar de pé o meio natural fez sua parte, porém existem algumas matérias primas forjadas pelas intempéries e tempos de bonança que são fortes como a madeira, talvez próximo ao ferro: a família, a equipe de trabalho e as amizades.

Na serra gaúcha as pessoas e as famílias (ainda) se conhecem e estabelecem vínculos muito mais altos que os comerciais. Para o Wood Lounge Bar e Restaurante o diretor Rafael convidou o amigo e chef Rodrigo Bellora, adepto da cozinha autoral e sustentável. Daniel Casteli, outro amigo, e proprietário da Monã uma marcenaria da cidade vizinha Canela, produziu as peças artesanais em araucária que substituem as baixelas de inox e louças tradicionais. Mas além dele, outros artistas, artesãos e amigos foram chamados para compor essa obra-prima hoteleira em seu sentido literal: Heloisa Crocco (designer e artesã), Inês Schertel (artista plástica), Neka Parmegiani (artesã), Renan Santos (ilustrador), Valentina Peccin (designer), Patrícia Peccin (artista plástica) e Aristides Pires (designer).

Ricardo Peccin e Marlene Peccin (tio e mãe de Rafael) assinam os projetos arquitetônico e de design. “A concepção do projeto foi nossa com a consultoria da Mapie. A proposta é oferecer um serviço flexível que entenda o viajante global, os chamados “Globetrotters”, afirma Rafael ao DIÁRIO.

A camareira deixa o chocolate da serra sobre a peça de araucária (Crédito: Paulo Atzingen)

Gestão

Em meio a esse caudal de gente talentosa, natureza transpirante, hóspedes de várias tribos, montanhas e mares, a gerente Samantha Wasem faz a gestão do negócio.

O Wood Hotel é o quarto empreendimento do Grupo Casa da Montanha, que tem outros três hotéis no Rio Grande do Sul, a saber: os hotéis Casa da Montanha e Petit Casa da Montanha, ambos em Gramado, e o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul.

Samantha Wasem, gerente geral do Wood (Crédito: Paulo Atzingen)

_______________

Serviço:

Wood Hotel

Rua Mário Bertoluci, 48, Centro – Gramado/RS

Contato: (54) 3295-7575

reservas@casadamontanha.com.br / www.woodhotel.com.br

__________________

*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade