terça-feira, abril 15, 2025
InícioDestinosGramado deve receber cerca de 300 mil turistas durante...

Gramado deve receber cerca de 300 mil turistas durante festival de cinema

(Agências com Edição do DT)
Até sábado (dia 15) a cidade de Gramado (RS) celebra a 43ª edição do Festival de Cinema – um dos mais importantes do Brasil. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 mil visitantes. Quarenta e oito filmes nacionais e estrangeiros disputam os Kikitos – nome dado à estatueta que se transformou em um dos símbolos do turismo na cidade.
 
Entre os homenageados desta edição estão a atriz Marília Pera, que vai receber o Troféu Oscarito; e o cineasta Daniel Filho, agraciado com o Troféu Cidade de Gramado. O diretor e roteirista argentino Fernando Solanas será homenageado com o  Kikito de Cristal e o cearense Zelito Viana produtor de Terra em Transe, o troféu Eduardo Abelin.  O festival acontece no Palácio dos Festivais, construção em estilo enxaimel, em frente à Rua Coberta, onde há várias lojas de chocolates e restaurantes. A ocupação hoteleira durante o evento fica entre 95% e 100%.
 
O advogado e roteirista Davi Pires, vencedor de dois kikitos em 2009 com o Filme Invasão do Alegrete (melhor roteiro e melhor ator), já esteve duas vezes no festival de Gramado. “É como ir à Cinelândia, você vê filmes de manhã, à tarde e à noite”, disse. Além de ter grande movimentação no inverno e durante o evento Natal Luz, em dezembro e janeiro, Gramado atualmente tenta se fortalecer no turismo de negócios. Todo ano a cidade sedia cerca de 300 eventos da iniciativa privada e pelo menos um grande evento por mês da prefeitura, que movimentam em torno de 40% do fluxo local total de turistas. Ao todo são cerca de seis milhões de turistas durante todo o ano.
 
Este ano Gramado foi eleita o melhor destino de viagem do Brasil, no prêmio Traveler’s Choice do site TripAdvisor. A cidade obteve ainda a terceira colocação no ranking que considera as cidades preferidas da América do Sul, de acordo com votação dos usuários do site. Para desenvolver o turismo local, o MTur já destinou R$ 12 milhões em recursos para obras de infraestrutura turística na cidade, entre elas, obras de pavimentação asfáltica, pórtico e sinalização turística. O MTur também oferece uma cartilha sobre turismo cinematográfico. A área audiovisual, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque