AirBNB encarece Paris, cidade com maior número de ofertas do site

Continua depois da publicidade

Com 40 mil opções de acomodação, Paris se tornou a cidade com o maior número de ofertas no AirBNB, site que oferece aluguel de apartamento entre particulares. A notícia vem acompanhada de um outro dado que preocupa os parisienses: cerca de 25 mil imóveis da capital foram transformados ilegalmente em acomodação para turistas, tornando ainda mais escassas as opções de moradia a preço acessível para os locais.

Paris ultrapassou Nova York (30 mil) e Londres (25 mil) na quantidade de anúncios no AirBNB, mesmo tendo uma área cerca de 15 vezes menor. A exemplo do que já ocorreu em Nova York, a indústria hoteleira parisiense questiona a legalidade do serviço, que oferece acomodações que não precisam pagar todos os encargos exigidos dos hotéis. A acusação é de concorrência desleal.

O diretor do AirBNB fará uma visita à prefeitura de Paris para discutir os detalhes de uma taxa de estadia que o governo francês exige dos proprietários. Em tese, o AirBNB deveria repassar o valor deste imposto para ao governo francês, mas, na prática, poucos proprietários estão cobrando a taxa de seus inquilinos.

Veja também as mais lidas do DT

Caro demais para os locais

O problema dos parisienses com o AirBNB, no entanto, vai além dos impostos. A cidade já sofre há anos com a escassez de moradias para os parisienses, que hoje já não podem mais alugar apartamentos dentro da cidade a preços compatíveis com o salário mínimo, de cerca de € 1,4 mil, ou com a renda média francesa, de € 1,7 mil.

Como o aluguel por semana ou temporada para turistas é muito mais lucrativo do que o mensal para locais, muitos proprietários convertem seus imóveis em acomodação para viajantes.

O jornal Libération diz que o serviço do AirBnb é um sucesso, mas que ameaça o equilíbrio urbano de Paris, uma cidade cada vez menos acessível a seus cidadãos. O jornal dá como exemplo o tradicional bairro do Marais, no centro histórico da cidade, cujos imóveis estão sendo tomados apenas por turistas. (RFI)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade