InícioDestinosAracaju ganha novo atrativo no aniversário da cidade

Aracaju ganha novo atrativo no aniversário da cidade

Terra dos cajueiros e dos papagaios, Aracaju  completa 163 anos

Agências com REDACíO –

Com um cardápio gastronômico variado, além de atividades culturais e atrativos turísticos que surpreendem os visitantes, Aracaju comemora, neste sábado (17), 163 anos. Fundada entre o mar e as margens do rio Sergipe, em 1855, a cidade já nasceu capital, substituindo a antiga São Cristóvão, de 1590, que foi reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

De presente de aniversário, aracajuanos e turistas ganharão um novo espaço cultural, o Largo da Gente Sergipana. O atrativo, na orla do rio Sergipe, é destinado às manifestações culturais típicas de Aracaju e será o mais novo ponto turístico da capital. O Largo faz referência à rica cultura sergipana através de nove esculturas com 7 metros de altura. Elas representam o Lambe-Sujo e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo. O Barco de Fogo também faz parte da instalação. No local já funciona o moderno e interativo Museu da Gente Sergipana.

Aracaju foi projetada com o formato de um tabuleiro de xadrez e cresceu em meio aos manguezais. Um passeio pelo rio Vaza-Barris revela a beleza urbana da capital sergipana de outro ângulo, além das características ambientais da região de onde sai o caranguejo. O crustáceo está presente nos principais pratos da culinária aracajuana e tem na “Passarela do Caranguejo” um espaço destinado aos bares e restaurantes frequentados pelos turistas e a população local.

Na capital os turistas encontram lazer, cultura e diversão em vários parques e orlas na Costa dos Coqueiros. A praia de Atalaia conta com lagos, praças, parques e espaços de lazer ao longo de nove quilômetros, no calçadão e na faixa de areia, que estimulam a prática de esportes e atividades físicas. O Oceanário de Aracaju se destaca pelo seu telhado em forma de tartaruga marinha e abriga 20 aquários com muitas espécies de peixes, tartarugas e cavalos-marinhos entre outros exemplares da costa sergipana.

Ainda na área urbana, os turistas encontram as praias de Coroa do Meio, dos Artistas, Mosqueiro e Formosa, entre outras, além da Ilha de Santa Luzia na outra margem do rio Sergipe já no município de Barra dos Coqueiros. A ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros liga a capital às praias do litoral norte de Sergipe. Fora da zona urbana, mais ao sul, as praias de Aruana, Robalo, Náufragos e Refúgio estão entre as mais frequentadas.

O centro histórico também reserva boas surpresas para os visitantes. São prédios antigos, igrejas, praças, museus, mercados públicos e de artesanato. Além do valor histórico e cultural, a visita ao centro de Aracaju oferece uma série de experiências que enriquecem a vivência do turista na cidade. Entre os destaques estão: a Catedral Metropolitana, a Ponte do Imperador, o Palácio-Museu Olímpio Campos e a Colina de Santo Antônio, com vista panorâmica.

O mês de junho é especial para quem visita Aracaju. As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro transformam a capital em um grande arraial junino. As atividades culturais se estendem pelo mês inteiro e são marcadas pela culinária típica da região e o ritmo do forró.

Aracaju é o ponto de partida para quem deseja conhecer outros destinos sergipanos. Além das cidades históricas de laranjeiras e São Cristóvão, a antiga capital, os visitantes também poderão conhecer os cânions e a foz do Rio São Francisco, na divisa de Alagoas, ao norte, e no extremo sul, a paradisíaca praia de Mangue Seco, na divisa com a Bahia.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque