Austrália planeja reabrir as fronteiras só em meados de 2022

Continua depois da publicidade

A Austrália está aderindo aos planos de começar a reabrir para o resto do mundo apenas a partir de meados do próximo ano, disseram autoridades neste domingo (16), resistindo à crescente pressão para encerrar o fechamento das fronteiras internacionais.

Reuters


Em março de 2020, a Austrália fechou suas fronteiras para estrangeiros e não residentes e, desde então, tem permitido apenas chegadas internacionais limitadas, principalmente cidadãos retornando do exterior.

“Durante todo o tempo, seremos guiados pelo conselho médico”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison em uma entrevista coletiva. “Seremos guiados pelo conselho econômico.”

No início do dia, o tesoureiro Josh Frydenberg disse ao Australian Broadcasting Corp (ABC) que o conselho médico para manter as fronteiras fechadas nos ‘serviu muito bem durante esta crise’.

Veja também as mais lidas do DT

O fechamento da fronteira da Austrália, combinado com bloqueios instantâneos, rastreamento rápido de contato e conformidade com a saúde pública classificou suas medidas de controle entre as mais eficazes do mundo. As infecções totalizam cerca de 29.700, com 910 mortes.

Mas os planos de reabertura da fronteira revelados esta semana geraram críticas de empresas e indústrias, bem como de políticos do Partido Liberal de Morrison.

“Como muitas medidas, o fechamento de fronteiras internacionais teve um lugar temporário, mas não é sustentável e nos transformará em um posto avançado de eremitas”, disse o jornal Sunday Age citando Tim Wilson, um membro do Partido Liberal do parlamento de Melbourne.

O jornal também publicou gravações do Chief Health Officer de Victoria, Brett Sutton, um dos arquitetos do difícil e bem-sucedido bloqueio de 111 dias de Melbourne no ano passado.

Sutton sugeriu que a Austrália deve começar a pensar em uma estratégia de reabertura, uma vez que haja alta cobertura de vacinação.

O orçamento do governo divulgado esta semana prevê a vacinação até o final do ano para todos os australianos que desejarem.

O fechamento da fronteira prendeu muitos australianos no exterior. Números do governo mostram que cerca de 9.000 australianos na Índia registraram pedidos para voltar para casa.

No sábado, o primeiro voo de repatriação de Nova Delhi após a polêmica proibição de viajar da Índia pela Austrália chegou meio vazio na cidade de Darwin, no norte do país, já que muitos que planejavam viajar tiveram o embarque negado após teste positivo para o vírus.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade