BH Airport é eleito o aeroporto mais sustentável do Brasil

Continua depois da publicidade

O BH Airport é eleito o aeroporto mais sustentável e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o prêmio nesta quarta-feira, 21, em evento em Brasília

O BH Airport foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o aeroporto mais sustentável do Brasil, na categoria acima de 5 milhões de passageiros. Isso porque o terminal internacional mineiro recebeu a pontuação mais alta entre os participantes da Edição 2022 do Programa Aeroportos Sustentáveis.

“A conquista do prêmio de aeroporto mais sustentável do Brasil demonstra o nosso compromisso com o meio ambiente e com a comunidade em que estamos inseridos. O reconhecimento é resultado dos nossos esforços contínuos para adotar práticas sustentáveis e minimizar os impactos ambientais. Estamos honrados em receber essa premiação”, ressaltou Daniel Miranda, CEO interino e diretor Administrativo-Financeiro do BH Airport.

Além disso, o Programa Aeroportos Sustentáveis tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e aprimoramento de melhores práticas de sustentabilidade nos aeroportos. Assim como avaliar a maturidade em gestão ambiental nos terminais brasileiros.

Veja também as mais lidas do DT

Inclusive, a participação é voluntária e a pontuação leva em conta o atendimento aos critérios voltados para a gestão ambiental. Além da energia elétrica, dos recursos hídricos, de resíduos, das mudanças climáticas, da qualidade do ar e de ruídos.

BH Airport é eleito o aeroporto mais sustentável e teve resultados concretos em 2022

Ao longo do ano passado, o BH Airport se dedicou em se fortalecer como um dos aeroportos mais sustentáveis do país. Para isso, colocou em prática ações que buscam zerar as emissões diretas de carbono até 2050. Além disso, a Anac avaliou essas iniciativas para que o aeroporto fosse premiado.

Entre os projetos realizados está a implantação do 400HZ/PCA, equipamentos que fornecem energia elétrica e ar condicionado para aeronaves durante os serviços básicos de solo (embarque e desembarque). Em meados de 2022, iniciou-se a implantação em todas as pontes de embarque, o que já foi finalizado.

Anteriormente, esse processo era movido a querosene de aviação e também por geradores a diesel. Então, a mudança para o elétrico foi uma maneira efetiva de reduzir o consumo de carbono e também de diminuir o ruído no pátio.

Ainda, a estimativa é que quando os equipamentos estiverem em plena operação, com adesão das companhias aéreas, haja uma redução de 40% das emissões diretas do BH Airport. Isso  representa uma redução aproximada de 450 toneladas de gás carbônico por ano. A previsão é que isso ocorra nesse segundo semestre de 2023.

Veja mais ações sustentáveis do BH Airport

De acordo com a gestora Administrativa e da Qualidade do BH Airport, Dardânia Leite, o aeroporto foi pioneiro ao aderir ao programa de acreditação de carbono. “De 2017 até 2023, já reduzimos 65% das nossas emissões de gás carbônico, mais de 4.000 toneladas. Além disso, contribuímos com a preservação de uma área verde de 310 hectares de vegetação nativa, garantindo a proteção da biodiversidade local e regional”, ressaltou.

Ainda, por uso de energia elétrica 100% renovável, o aeroporto também possui certificação Cemig REC. Esse documento comprova que o consumo é realizado por meio de hidrelétrica, o que contribuiu para que seja energia limpa e segura.

“No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma realidade. Temos um compromisso com a região e com a sociedade e trabalhamos diariamente para reduzir as emissões, diminuir o consumo dos recursos naturais e fazer com que as operações aeroportuárias tenham impacto mínimo nas comunidades, o que reflete nos resultados. Ao longo deste ano, queremos fortalecer as boas práticas e buscar projetos que façam sentido na nossa jornada ESG”, concluiu Daniel Miranda.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade