Caldas Novas (GO): turismo representa 80% do produto interno bruto (PIB)

Continua depois da publicidade

Fabio Maia*, repórter freelancer para o DIÁRIO

Para grande parte do Nordeste com seu clima árido e boa parte do sudeste que vez ou outra vivencia o racionamento de água, é admirável a quantidade deste líquido em Caldas Novas, no coração de Goiás. Esta é uma cidade que vive literalmente da água que brota do chão. Localizada a 165 km de Goiânia e a 763 km de São Paulo, Caldas Novas é uma cidade que vive de seus visitantes.

“A cidade recebe cerca de quatro milhões de turistas ao longo do ano que vêm visitar as águas quentes do balneário”, afirma Marcos Faria, presidente do Convention Bureau de Caldas Novas; “A cidade é considerada a maior estância hidrotermal do mundo, temos 86 mil leitos de hotéis cadastrados, 55 mil leitos informais e ainda uma previsão de mais 37 mil leitos para os próximos dois anos”, afirma o dirigente. Segundo os números de Marcos Faria Caldas Novas possui a segunda maior quantidade de leitos do país só perdendo para São Paulo. “Nesta época de fim e inicio de ano a cidade tem previsão de 75% de ocupação nos hotéis” complementa Faria.

Veja também as mais lidas do DT

Parques aquáticos

As piscinas dos principais hotéis da cidade são abastecidas com águas termais que variam entre 29 ºC e 57 ºC de temperatura e se tornaram um atrativo turístico. Mas quem se utiliza muito bem dessa abundância de águas quentes, são os parques; a cidade conta com cinco grandes parques aquáticos, além de dezenas de piscinas distribuídas pelos hotéis da cidade.

Aparecido Sparapani - superintendente grupo DiRoma; Marcos Faria - presidente CVB; Ivan Garcia Pires - secretário de turismo e Cosme Ferreira dos Anjos - secretário de finanças
Aparecido Sparapani – superintendente grupo DiRoma; Marcos Faria – presidente CVB; Ivan Garcia Pires – secretário de turismo e Cosme Ferreira dos Anjos – secretário de finanças

Turistas retornam

“Muita gente acha por causa das termas a cidade é um destino para terceira idade, isso não é verdade”, afirma Ivan Garcia Pires secretário de Turismo de Caldas Novas. Segundo ele, um grande público – casais, solteiros, caravanas, idosos – vem para a cidade, mas o foco é a família: “Também temos a melhor idade, eventos esportivos, religiosos, shows; a música country é muito forte em Goiás e o Caldas Country recebe até 50 mil pessoas em um só evento”, enumera o secretário.

“A maior parte dos clientes que vêm para os hotéis são pessoas que estão retornando à cidade que já vieram algumas vezes e continuam vindo; têm clientes que vêm até seis vezes ao ano”, completa Ivan Garcia.

Para Marcos Faria, o turismo representa cerca de 80% do PIB municipal. “Ele que alavanca a cidade, mas se você pensar que para o comércio ir bem depende do turismo, esse número pode chegar até 95% do PIB da cidade. Nos últimos 20 anos a cidade teve um crescimento exponencial na rede hoteleira, devido à localização e as termas.”

Novo hotel

Dentre os novos empreendimentos da cidade um que se destaca é uma unidade da rede Hard Rock.  O grupo confirmou esta semana um milionário investimento em Caldas Novas. As obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2016. Os valores do investimento ainda não foram divulgados.

 

*O repórter freelancer Fabio Maia viajou a convite do Conventio Bureau de Caldas Novas.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade