DA REDAÇÃO com informações da Urbia+Cataratas
As Cataratas do Iguaçu continuam com restrições à visitação após as fortes chuvas que atingem o Paraná desde o fim de semana. Na manhã desta terça-feira (13), equipes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, desmontaram as grades da passarela para permitir a livre passagem da água. O acesso de turistas à estrutura está interrompido desde domingo (11).
Segundo a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística, a vazão do Rio Iguaçu chegou a 10,5 milhões de litros por segundo nesta terça-feira. O pico ocorreu na manhã de segunda-feira (12), com 11,8 milhões de litros por segundo, o maior registro de 2026 até o momento. A empresa informou que o volume poderia alcançar 13 milhões nas horas seguintes.
Cataratas do Iguaçu mantêm trilha aberta
A Trilha das Cataratas permanece disponível ao público. As interdições, portanto, não representam o fechamento completo do parque.
Na segunda-feira, o Circuito São João e o Espaço Usina também tiveram os acessos suspensos preventivamente. O mobiliário do Espaço Usina foi retirado para evitar danos provocados pela cheia.
Conforme o comunicado da concessionária, estão interditados:
- Passarela das Cataratas;
- Mirante inferior do Espaço Naipi;
- Circuito São João;
- Espaço Usina;
- Caminho do Poço Preto;
- Trilha da Canafístula.
O Caminho das Bananeiras também está fechado, mas por obras.
Reabertura depende da vazão e de avaliação técnica
O protocolo das Cataratas do Iguaçu determina o fechamento preventivo da passarela quando a vazão ultrapassa 8,5 milhões de litros por segundo e apresenta tendência de alta. A retirada das grades ocorre entre 9 milhões e 12 milhões de litros por segundo, também com perspectiva de aumento.
A reabertura depende da redução do volume para 8,5 milhões de litros por segundo ou menos, além da avaliação da equipe técnica e da autorização de um engenheiro especializado, segundo as informações fornecidas pela concessionária.
Durante a cheia, o acompanhamento da vazão passa a ser realizado a cada hora. As medidas de segurança mobilizam as equipes operacionais do parque, principalmente os bombeiros civis.




