Cidades da América Latina se unem em campanha de fomento ao turismo

Continua depois da publicidade

A promoção em conjunto das cidades tem como objetivo incentivar a reativação  econômica destes países através do turismo

Edição do DIÁRIO com Agências

Nesta segunda-feira passada, 30 de novembro, foi lançada oficialmente a companha Rede de Destinos Urbanos Latino-americanos (RDUL), formada por Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Lima,  Medellin, Quito, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e São Paulo.

O objetivo é promover a reativação turística de maneira conjunta e fomentar a reativação turística para a chegada de  visitantes internacionais. Durante 8 semanas cada uma das cidades vai divulgar outra cidade como forma de impulsionar o turismo dentro do continente.

Veja também as mais lidas do DT

Durante a cerimônia online de divulgação, o coordenador Geral de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, o embaixador Antonio Fernando Cruz de Mello, lembrou que o Rio “recebeu o título de “Patrimônio da Humanidade” pela paisagem carioca entre a montanha e o mar, que inclui o Jardim Botânico, Corcovado, Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana em um cenário de beleza inesquecível” e ainda citou que a capital fluminense foi designada por UNESCO e a União Internacional de Arquitetos, a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

A secretária de Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, citou em seu discurso que as “Regras de Ouro, que são os protocolos sanitários da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, possibilitaram que o Rio fosse uma das primeiras cidades do mundo a reabrir as portas para o turismo”.

“Nossa cidade maravilhosa deu início à retomada das atividades turísticas em agosto. Resultado de uma união histórica entre o poder público municipal, estadual e federal e o todo o “trade” turístico da cidade”, disse.

“Acreditamos no retorno gradativo, dentro dos protocolos sanitários, oferecendo segurança aos turistas, preservando os funcionários do setor e seguindo as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais competentes”, defendeu Camila, que na oportunidade ainda informou sobre a mais recente conquista da Cidade do Rio: o selo “Safe Travels” do WTTC, que garante que o destino cumpre todas as exigências de protocolos de biossegurança  em nível internacional. “O que chancela que nossa cidade está apta a receber visitantes de todo o mundo”, concluiu Camila.

Antes da pandemia gerada pela Covid-19, a Organização Mundial de Turismo  (OMT) estimava que um de cada dez empregos no mundo estava vinculado ao  turismo e que esta indústria representava 10,4% do PIB mundial. Um dos grandes  desafios desta rede é acelerar a recuperação do turismo para retornar a estes  níveis.

Atualmente as fronteiras dos sete países encontram-se abertas e as nove cidades  declaram que “estamos preparados para receber os turistas estrangeiros,  cumprindo todos os protocolos de biossegurança”.

A promoção em conjunto das cidades tem como objetivo incentivar a reativação  econômica destes países através do turismo, com o conhecimento e os atributos  que as unem como destinos latinos, além de suas fronteiras.

A criação da RDUL responde à necessidade de trabalhar unidos pelo crescimento  turístico, atendendo ao chamado do Secretário Geral da OMT – Organização  Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili que afirmou ser necessária “uma  coordenação das decisões políticas além dos limites territoriais para fazer frente a  um desafio que não entende de fronteiras”. 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade