Congresso Mundial de Turismo de Neve e Montanha será mantido mesmo com epidemia controlada

Apesar da crise gerada pelo surto de Coronavírus de Wuhan (China), as previsões iniciais de crescimento na chegada de turistas internacionais no mundo em 2020 estão mantidas pela Organização Mundial de Turismo (OMT), conforme foram anunciadas no início do ano. Ou seja: entre 3% e 4%. Isso porque o fato é recente e, tendo em vista situações semelhantes ocorridas no passado, os efeitos negativos sobre a movimentação turística foram rapidamente superados.

Luiz Henrique Miranda – com informações do Hosteltur, de Palma de Maiorca 


 

Avaliação é de Manuel Butler, diretor executivo da OMT, confiante na contenção da doença em face dos procedimentos adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que, segundo ele “está realmente guiando a situação, para dar uma resposta global”.

Além disso, Butler destaca a importância do papel desempenhado pela própria OMT, no apoio e colaboração com os países afetados, tendo em vista a 11ª edição do Congresso Mundial de Turismo de Neve e Montanha, que acontecerá de 11 a 13 de março de 2020 em Andorra, sob o título “Turismo, inovação e sustentabilidade”.

Verónica Canals, que é ministra do Turismo do Principado de Andorra, situado entre a França e a Espanha nas montanhas dos Pireneus, garante que não há cancelamento de inscrição para o congresso, que reunirá profissionais e especialistas em turismo de Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido.

Na pauta do evento, que é realizado a cada dois anos desde 1998, serão abordadas questões relativas à inovação, sustentabilidade e transformação digital, com foco no papel do turismo de montanha no desenvolvimento do Turismo Rural, segmento celebrado pela OMT em 2020. Na mesma semana, de 9 a 10 de março, Andorra também sediará a Cúpula dos Ministros Ibero-americanos de Turismo.

Ano do Turismo Rural

Esperamos que os encontros programados contemplem a América do Sul e, em especial, a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade, como palco para investimentos em Turismo sustentável. No Ano do Turismo Rural, nada mais oportuno e inovador do que países economicamente desenvolvidos, compartilhem recursos em favor da distribuição de renda em favor de todos os territórios soberanos banhados pelo Rio Amazonas, que nasce na cordilheira dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

E que tais investimentos resultem de fato e de direito em ganhos para todos os povos locais, em proporções compatíveis ao rio mais volumoso do mundo.


LUIZ HENRIQUE – INDÚSTRIA CRIATIVA E SUSTENTABILIDADE

Luiz Henrique Nascimento de Arruda e Miranda cursou Ciências Sociais, pela PUC-SP e Comunicação Social, pela Anhembi-Morumbi. Participou de seminários internacionais conduzidos por John Kenneth Galbraith; Peter Drucker, Stan Rapp, Al Ries, Igor Ansoff, Theodore Levitt, Philip Kotler, Tom Peters, entre outros expoentes das áreas de Administração e Marketing. Diretor Geral da Agência Amigo – Comunicação e gestor do Press Club, pioneiro sistema digital de relacionamento jornalístico. Atua como consultor jornalista em defesa da indústria criativa como vetor de transformação e desenvolvimento sustentável.

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

LATAM produz 55 mil máscaras cirúrgicas para doação a hospitais

A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu com sucesso em setembro a produção de 55.000 máscaras cirúrgicas, fabricadas em seu Centro de Manutenção (MRO)...

Ilha Aruba apresenta cenários instagramáveis e série de atividades para se reconectar com a natureza

A ilha de Aruba é um país autônomo do Reino dos Países Baixos e está localizada a 25 km ao norte da península de Paraguaná, na Venezuela Por...

Circuito Litoral Norte participa da ABAV Collab, Feira de Turismo que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro

“Esse trabalho coordenado do Litoral Norte é fundamental para o posicionamento correto junto aos agentes viagens, atores importantes na ponta da venda”, ressalta o...

Embraer Aviação Comercial apresenta Marcelo Santiago como novo Vice-Presidente de Contratos e Gestão de Ativos

Marcelo Santiago substitui Simon Newitt, que permaneceu na empresa por duas décadas Por DIÁRIO com Agências A Embraer anunciou que Marcelo Santiago assumirá, no dia 1º...

Emirates retoma voos para Johanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Harare e Ilhas Maurício

A adição desses cinco destinos expandirá a rede global da Emirates para 92 destinos Por DIÁRIO com Agências A Emirates anunciou que retomará os voos para...

Online, IV Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes será realizado no dia 28 de setembro; veja a programação

As soluções disruptivas para a hotelaria independente e as renovações tecnológicas vividas pelo setor serão os temas estruturais desta quarta edição do Fórum Por REDAÇÃO No...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat