Veja seis dicas para diminuir os efeitos do jet lag

Muitas pessoas viajam em férias nesta época do ano. Seja qual for o país de destino, próximo ou distante, é comum sofrer com o jet lag, sensação de cansaço ocasionada pela diferença de horário entre a origem e o destino.

“Quando uma pessoa viaja entre diferentes fusos horários, o relógio biológico perde a sincronização com o horário cronológico do novo ambiente, pois o ritmo dia/noite em que a pessoa estava acostumada a viver sofre uma mudança súbita. Desde o momento da chegada no destino, inicia-se um processo de adaptação ao horário local, durante o qual a pessoa está sofrendo um jet lag”, afirma Dr. Luiz Riani, clínico que integra o corpo de médicos do Alta Excelência Diagnóstica.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar o processo e aliviar os desconfortos causados pelo jet lag. Confira:

Você precisa de ajustes?

Se o fuso do país de destino tiver uma diferença pequena, de até duas horas e a viagem for curta, não lute contra seu relógio biológico, siga sua rotina normalmente, apenas adaptando as horas de diferença.

Prepare-se

Se você tiver uma agenda a cumprir, programe-se para chegar ao destino com antecedência, dessa forma você estará mais disposto e descansado para seus afazeres. Mas, se sua viagem for a lazer, viaje descansado. Fazendo isso, você facilitará sua readaptação.

Evite cochilos

Opte por voos noturnos, assim você pode dormir durante todo o trajeto, acelerando o processo de “troca” de referências: você acorda e inicia um novo dia no horário local, facilitando imensamente a adaptação ao novo fuso. Evite dormir ao chegar no hotel, a melhor opção é iniciar imediatamente as atividades, mesmo que a viagem tenha sido cansativa, deixando para dormir apenas no horário local.

Fique sem comer

Apenas o tempo necessário para que você consiga fazer a primeira refeição no horário correto em seu local de destino, para que seu ciclo circadiano seja reiniciado por meio do estômago. Atenção para não estender o jejum para mais de 12 horas.

Mas não fique sem beber

Ingerir bastante água é importante para amenizar os efeitos do jet lag e diminuir o desconforto causado pelo ar seco dos aviões; por isso, beba água durante e depois da viagem e evite o consumo de café e bebidas alcoólicas.

Melatonina pode ser uma opção

Converse com seu médico antes da viagem. O hormônio melatonina, desde que tomado no horário e na dosagem correta, ajuda a controlar a qualidade do sono quando existir dificuldade para descansar no período disponível para dormir.

Controle a exposição à luz

Se o fuso do seu destino for atrasado em relação ao nosso, procure se expor à luz do fim da tarde para que seu organismo entenda que ainda é dia, porém, se seu destino tiver o fuso adiantado, acorde mais cedo e exponha-se à luz do sol imediatamente.

(Edição do DIÁRIO com agências)

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

LATAM Cargo transporta mais de 50 ton. de itens para combate à Covid19 no Norte do país

A LATAM Cargo Brasil mantém suas operações cargueiras e trabalha em diversas frentes para operar sua logística de cargas e o abastecimento de itens essenciais nos estados brasileiros. EDIÇÃO DO...

Mentiras, versões e lorotas – por Gaudêncio Torquato*

De onde parte essa onda de fake news, versões, simulações e dissimulações que se espraia pela paisagem no meio da epidemia? Nunca se ouviu...

Shift MC adota bio sanitização na higienização de sua frota

A Shift Mobilidade Corporativa anuncia a inclusão de bio sanitização em toda sua frota própria. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Em nota, a empresa informa que...

Plano de flexibilização do governo de São Paulo é contestado por pesquisadores

O plano apresentado pelo governador de São Paulo, João Dória Jr., para a abertura do Estado contradiz os dados do próprio governo estadual. É...

Embraer divulga resultados do 1º Trimestre 2020: 14 aeronaves entregues

A Embraer acaba de anunciar seu balanço do primeiro trimestre de 2020 (1T20). Segundo a empresa, foram entregues cinco aeronaves comerciais e nove executivas...

WTTC anuncia os protocolos globais de segurança sanitária

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) anunciou neste domingo (31) os protocolos globais de segurança sanitária que permitirão a retomada das atividades...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias