Espanha volta a ter alta de casos de covid-19 após reabertura

Continua depois da publicidade

Coronavírus volta a se espalhar por todo o país, embora doença aparente estar menos letal agora. Alguns surtos podem ser apenas um susto. Mas as autoridades alertam para a alta das internações e temem uma bola de neve de contágios

El País

Após meses em remissão, a Espanha voltou a registrar um aumento nos novos casos de covid-19 No fim de maio, o número diário confirmado pelo método PCR havia caído a menos de 500, e em junho chegaram a ser menos de 250 novos casos por dia, mas agora voltam a superar os 1.000 positivos a cada 24 horas.tuto de Saúde Carlos III, de Madri, o índice de propagação ronda 1,3 ―calculado a partir da data do início dos sintomas― e está há duas semanas acima de um. Isso significa que os contágios se aceleram e poderiam se
tornar exponenciais.

Há surtos em todas as 17 comunidades (regiões) espanholas, um recrudescimento que transparece na estatística oficial. É talvez o pior sinal. Não se trata apenas de focos localizados nas províncias de Huesca, Lleida e Barcelona, onde já se fala em transmissão comunitária, mas sim de um aumento quase generalizado dos casos: segundo as cifras do Ministério da Sa, o vírus está crescendo em pelo menos 10 das 17 comunidades.

Veja também as mais lidas do DT

Regiões

O vírus cresce na Espanha e tem uma incidência alta (mais de 10 casos por milhão de habitantes) nas regiões de Aragão, Navarra, Catalunha, País Basco, La Rioja (todas no norte da Espanha) e Estremadura (no oeste). Mas também se espalha em áreas que antes tinham menos incidência, como Múrcia (sudeste), Andaluzia (sul), Comunidade Valenciana (leste) e ilhas Canárias (no Atlântico). Alguns surtos são pequenos e podem não passar de um susto. Mas preocupa o padrão e a experiência de março, porque demonstra como uma bola de neve de contágios pode crescer rapidamente.

A melhor noticia é que as mortes não aumentaram. Se fosse esse o caso, aconteceria com duas ou três semanas de atraso sobre os contágios, pelo processo normal da doença. Mas, além disso, é possível que o vírus esteja (ou ao menos pareça) menos letal nesta onda, porque estão sendo detectados mais contágios de jovens. A idade mediana dos novos casos está em 48 anos, contra 60 em abril. Isto se deve em parte a um viés de detecção por gravidade, já que naquela época só conhecíamos os casos mais severos, que frequentemente eram em pessoas mais velhas. Mas também pode ocorrer que agora se contagiem menos idosos porque eles têm menos contatos em geral, e menos pessoas vulneráveis como um todo, pois possivelmente estas extremaram suas precauções.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade