Webinar reúne ex-presidentes da Embratur nesta sexta-feira (24)

Agências

O Movimento Supera Turismo Brasil, criado com o objetivo de envolver setores da economia no enfrentamento do Covid-19 e minimizar os prejuízos da indústria de viagens, turismo e eventos, programou para o próximo dia 24 de julho (das 15h00 às 17h00) um Grande Encontro, no formato de Webinar.

A iniciativa reunirá quatro ex-presidentes da antiga Embratur, que em períodos diferentes da história brasileira, emprestaram esforço, talento e capacidade de sonhar com um Brasil forte e competitivo em matéria de Turismo, no seu todo.

O evento contará com Caio Luiz de Carvalho; Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires e Vinícius Lummertz. Por um lado, darão o testemunho das respectivas gestões à frente da Embratur. E por outro, a bordo da larga experiência acumulada, farão a leitura do cenário instituído pela pandemia, dos prognósticos da retomada e do papel do Movimento na busca de alternativas para o novo normal. Será um jogo rápido, com respostas objetivas às questões formuladas e apresentadas antecipadamente por jornalistas convidados.

O encontro virtual será ancorado pelos jornalistas Luiz Henrique Miranda e André Coutinho. Miranda é diretor da Agência Amigo – Comunicação Integrada e André Coutinho, da BandNews!

Sobre a Embratur

Criada em 1966 pelo então presidente Humberto de Alencar Castello Branco, a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo foi extinta em 27/11/2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de Medida Provisória. Em seu lugar, foi instituída a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com a promessa de ter autonomia e mais recursos. A despeito da extinção, a autarquia deixou seu legado, nos mais de 50 anos de existência. Cabe mencionar que dois atuais governadores de Estado, João Doria Jr. (São Paulo) e Flávio Dino (Maranhão) também presidiram o organismo.

Abaixo, uma síntese da trajetória dos ex-presidentes da Embratur.

Caio Luiz Cibella de Carvalho: Presidente da Embratur de 1996 a 2002. Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, é detentor de currículo respeitável. Desde 2013 é Diretor Executivo do Canal Arte1, emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 2016, a convite do Governo Japonês, assume como membro do conselho executivo da Japan House em SP. Vasta experiência na área de Administração e Gestão e Relações Institucionais, dedica-se a temas como economias criativas; arte e cultura, megaeventos; turismo nacional e internacional; negócio do entretenimento; marketing e representação de destinos.

Eduardo Sanovicz: Presidente da Embratur entre 2003 e 2006. Graduado em Históriaé mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde leciona no Curso de Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Atua como consultor senior em programas e ações na área de Marketing e Turismo. Entre 2007 e 2010, foi diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Quando presidente da Embratur, foi o responsável pela implantação do Plano Aquarela e pela criação da Marca Brasil. A partir de agosto de 2012 assumiu a presidência da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)”, a convite das empresas nacionais de aviação.

Jeanine Pires: Presidente da Embratur entre 2006 e 2010. Foi a 1ª mulher a presidir a entidade. Ela inaugurou o novo modelo de atuação da Embratur, que, com a criação do Ministério do Turismo, passou a se dedicar à promoção e apoio à comercialização do Brasil no Exterior. Foi diretora Executiva do Recife Convention & Visitors Bureau, diretora do Maceió Convention & Visitors Bureau e consultora da ABIH Nacional e regional de Alagoas. Tem graduação em História pela UFSC e pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Possui vivência internacional e, atualmente, é professora na Universidade Federal de Alagoas.

Vinicius Lummertz: Presidente da Embratur entre 2015 e 2018. Cientista político formado pela Universidade Americana de Paris, tem pós-graduação na Kennedy School, da Harvard University. Foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura da prefeitura de Florianópolis; e secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina. Gestão Lummertz na Embratur foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional, unindo, para isso, forças entre o setor público e privado. A aproximação com o trade nacional foi mais um ponto forte na passagem de Vinicius Lummertz pela Embratur. Foi ministro do Turismo e é o atual secretário de Turismo do Estado de São Paulo.


Criada em 1966 pelo então presidente Humberto de Alencar Castello Branco, a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo foi extinta em 27/11/2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de Medida Provisória. Em seu lugar, foi instituída a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com a promessa de ter autonomia e mais recursos. A despeito da extinção, a autarquia deixou seu legado, nos mais de 50 anos de existência. Cabe mencionar que dois atuais governadores de Estado, João Doria Jr. (São Paulo) e Flávio Dino (Maranhão) também presidiram o organismo.

Para fortalecer a proposta do Movimento Supera Turismo Brasil, surgido no contexto da pandemia da Covid-19, os idealizadores da iniciativa têm se desdobrado para angariar apoios e engajar diversas representações setoriais, direta e indiretamente relacionadas à grande indústria de viagens, turismo e eventos. Enquanto os encontros presenciais ainda se colocam no compasso de espera, a comunicação se faz, de forma proativa e competente, pelos meios digitais disponíveis. De um simples e bom telefonema às lives que se sucedem, o objetivo é um só: refletir e criar caminhos novos para esse formidável gerador de empregos e renda.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Dia Mundial do Turismo dialoga com inovação – por Alexandre Sampaio*

No faturamento do mês de julho, o turismo nacional teve um prejuízo de 50,3% quando comparado ao ano passado. Além disso, ao todo, tivemos...

Veja quais brasileiros podem entrar na França e em quais condições

A entrada no território francês é permitida mediante o resultado negativo do teste PCR de coronavírus Por REDAÇÃO No dia 17 de março a União Européia...

Hotel Ritta Höppner, de Gramado, completa 62 anos

O Hotel Ritta Höppner completou 62 anos de atividades na última quinta-feira (25). Como já anunciado pelo DIÁRIO o hotel está entre os mais...

Reabertura de igrejas impulsiona retomada do turismo religioso no Brasil

 “O Turismo Religioso sempre foi um forte segmento no Brasil. Com igrejas e templos reabrindo, o setor do turismo ganha mais força, assim como...

Conheça alguns dos destinos mais celebrados da Jamaica pelos viajantes

A ilha oferece escapadas em ambientes projetados para promover o distanciamento físico Por DIÁRIO com Agências De acordo com os resultados de uma pesquisa da TripAdvisor,...

Artigo: O que comemorar no Dia Mundial do Turismo

"O momento é grave para o setor de turismo e hospitalidade", aponta o presidente da Abih Nacional Manoel Linhares Por Manoel Linhares Esse ano comemoramos o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat