Especial: Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros, detalha as práticas sustentáveis da companhia e revela novidades para 2019

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O diretor geral da MSC Cruzeiros, Adrian Ursilli, falou ao DIÁRIO sobre as práticas sustentáveis da companhia e também sobre as novidades previstas para 2019

Por Hugo Okada

A MSC Cruzeiros é uma das maiores companhias de cruzeiros marítimos em todo o mundo. Com forte atuação no mercado, a empresa segue crescendo, lançando novos produtos – uma ilha privativa localizada nas Bahamas está entre as novidades – novos roteiros e superando resultados ano após ano. Com a excelência no atendimento em mente e engajada em práticas sustentáveis, a MSC, na pessoa do seu diretor geral, Adrian Ursilli, concedeu uma entrevista ao DIÁRIO, na qual revelou planos para 2019 e detalhou as práticas adotadas pela empresa para a redução do impacto ao meio ambiente em sua operação. Confira.

DIÁRIO – Adrian, para começar, gostaríamos que nos adiantasse as novidades da MSC Cruzeiros para 2019.

Adrian Ursilli – Este com certeza será mais um grande ano para a MSC Cruzeiros e algumas de nossas novidades serão: No dia 2 de março será inaugurado o segundo navio da geração Meraviglia, o MSC Bellissima, com capacidade para 5,6 mil hóspedes, que trará muitas inovações. O navio será o primeiro a oferecer uma assistente pessoal digital, chamada Zoe. Ela representa uma nova fase na evolução contínua do MSC For Me, programa de inovação digital da MSC Cruzeiros, que foi introduzido na frota em 2017, com o lançamento do MSC Meraviglia. Esse dispositivo sob medida está sendo projetado especificamente para uso nas cabines a bordo e estará disponível em sete idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, português do Brasil e mandarim. O principal objetivo desse serviço digital será fornecer ao hóspede uma maneira simples de obter as informações da sua viagem que tradicionalmente são passadas pessoalmente, no balcão de atendimento ao cliente. Assim como toda a tecnologia disponível a bordo, esse novo recurso não foi concebido para substituir a interação humana entre a tripulação e os hóspedes, mas, sim, complementá-la, respondendo a perguntas frequentes e permitindo aos funcionários continuar a oferecer um apoio mais personalizado. A Zoe está sendo desenvolvida em parceria com a Harman International, subsidiária da Samsung Electronics, especialista na área de tecnologia de voz.

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DIÁRIO – Pode nos contar mais sobre o navio?

Adrian – O meganavio contará ainda com a mais longa tela de LED dos mares, com 80 metros de comprimento, em uma deslumbrante promenade de 96 metros ao estilo mediterrâneo, que funcionará como o centro social do navio. Os hóspedes poderão desfrutar de dois novos espetáculos exclusivos do Cirque du Soleil at Sea, SYMA – Sail beyond Imagination e Varélia – Love in Full Colour, todas as noites, assim como usufruir do MSC Yacht Club da nova geração, com novos recursos e acomodações luxuosas que abrangerá três deques, instalações privativas e serviço de mordomo.

MSC Belissima (Foto: divulgação)

DIÁRIO – E como será a temporada inaugural do MSC Belissima?

Adrian – A temporada inaugural do MSC Bellissima será no Mediterrâneo e passará por Gênova, Nápoles e Messina, na Itália, Valeta, em Malta, Barcelona, na Espanha, e Marselha, na França. A partir do final de novembro, o meganavio chegará aos Emirados Árabes Unidos para itinerários em exóticos e magníficos destinos, como Dubai, Abu Dhabi, Sir Bani Yas, Muscat, Khasab, Barém e Doha.

Em novembro de 2019 será inaugurado o MSC Grandiosa, o primeiro da geração Meraviglia-Plus. O navio terá capacidade para 6,3 mil hóspedes e terá uma promenade ainda maior, com uma ampla variedade de lojas, restaurantes de especialidades, bares e lounges. Também serão oferecidos espetáculos inéditos do Cirque du Soleil at Sea, criados de forma exclusiva para a companhia. Em sua temporada inaugural, o novíssimo e luxuoso transatlântico navegará pelo Mediterrâneo, com um itinerário que inclui Gênova, Civitavecchia e Palermo, na Itália, Valeta, em Malta, além de Barcelona, na Espanha e Marselha, na França.

O MSC Grandiosa (Foto: divulgação)

Ilha Privativa

Adrian – Ainda em novembro deste ano, entrará em operação a ilha privativa da companhia no Caribe, localizada nas Bahamas, a Ocean Cay MSC Marine Reserve. A MSC Cruzeiros está transformando um antigo local industrial de extração de areia em uma reserva marinha florescente e em uma ilha particular que será um destino que estará em harmonia com o ecossitema local. A Ocean Cay foi projetada para imergir os hóspedes na beleza natural de seus arredores. O objetivo da companhia é criar um destino sustentável com atividades que permitam que os hóspedes se conectem com a natureza, além de promover oportunidades para aprender sobre a proteção dos oceanos e a importância de preservar os recifes de coral por meio de programas dedicados a educação e entretenimento. A ilha fará parte dos roteiros dos grandiosos MSC Seaside, MSC Meraviglia, MSC Divina e MSC Armonia, grandes estrelas da empresa na região, com embarques em Miami, nos Estados Unidos.

DIÁRIO – Adrian, visto que a sustentabilidade é uma realidade e uma tendência crescente em todo o mundo, gostaríamos que nos falasse sobre as ações mantidas pela MSC para preservação do meio ambiente e diminuição dos impactos ambientais.

Adrian –  Os oceanos e os mares sempre foram a base da MSC Cruzeiros e sentimos uma profunda responsabilidade em preservá-los e protegê-los. Algumas das nossas iniciativas são:

  • Eficiência energética e aperfeiçoamento do design dos navios

Desde a primeira linha que desenhamos quando projetamos um novo navio, até a última lâmpada que instalamos, a eficiência energética é sempre o primeiro elemento que levamos em consideração. Nós temos uma das frotas mais modernas no mar e projetamos e desenvolvemos seis diferentes classes de navios até o momento. Cada classe sempre avança em relação ao nível de excelência do navio anterior. Quando contruímos novos navios, nós não copiamos modelos já existentes. Para cada nova classe nós revisamos completamente o projeto dos navios para obter a máxima eficiência. Repensamos toda estrutura do navio, espaço do deck, a distribuição de peso, incluindo o casco do navio, o leme e a proa, para alcançar a hidrodinâmica ideal, aerodinâmica e maximizar a eficiência energética e de combustível.

  • Emissões mais limpas

Todos os nossos novos navios possuem sistemas de limpeza de gases de escape (EGCS) instalados ou serão abastecidos por GNL (Gás Natural Liquefeito). Para os navios que estão há mais tempo na frota, temos um robusto programa de adaptação focado em equipá-los com a tecnologia EGCS.

  • Preservação da água

A água doce é um recurso finito. Nossa filosofia é usá-la com moderação e eficiência. Para tal, tomamos medidas para reduzir nosso consumo de água, partindo de tecnologias para reduzir o uso, até campanhas de conscientização a bordo de nossos navios para incentivar essa responsabilidade. Praticamente toda a água que usamos a bordo é produzida por nós mesmos. Plantas de produção de água doce estão presentes em toda a nossa frota. Enquanto nossos navios mais novos têm tecnologias de alto desempenho para produção de água como padrão, nossa classe mais antiga de navios foi recentemente atualizada com sistemas modernos de alta eficiência com maior capacidade de produção. Nós produzimos milhares de litros de água por dia a partir da água do mar. Em nossos maiores navios, temos capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água por dia. Fazer isso de forma sustentável é uma parte essencial da nossa filosofia sobre a água e o mar. Nas cabines, equipamos todo o nosso navio com lavatórios a vácuo, que exigem o uso de muito pouca água nos vasos sanitários.

  • Descarte de água residual de alta qualidade

Nenhuma água residual de nossos chuveiros, pias, vasos sanitários, cozinhas ou lavanderia saem dos navios sem tratamento adequado e todos os descartes de nossa frota passam por um processo de purificação abrangente. O resultado disso é um efluente de padrão mais alto do que a maioria dos requisitos para os resíduos municipais em todo o mundo e chegam perto da qualidade da água que todos nós usamos da toneira. Resíduos líquidos que possam ser danosos para o meio ambiente, como óleo de cozinha, lubrificantes de máquinas e produtos de limpeza nunca são descartados no mar e são desembarcados por empresas autorizadas.

  • Gestão de resíduos sólidos

Ao longo dos anos, adotamos medidas voluntárias para equipar nossos navios com modernas instalações de gerenciamento e de reciclagem de resíduos sólidos. Gerenciamos nossos resíduos de acordo com os princípios ambientais da CLIA (Cruise Line International Association) e cumprimos todos os requisitos regulatórios da MARPOL para evitar a poluição marinha. Todos os resíduos orgânicos, bem como itens descartáveis ​​recicláveis, incluindo plásticos, metais, papel e vidro, são coletados e separados por membros especialmente treinados da equipe de manipulação de resíduos. Os resíduos são compactados, separados ou incinerados, e os resíduos remanecentes são cuidadosamente entregues em instalações portuárias dedicadas.

Treinar nossa equipe, não apenas para manusear resíduos, mas também para entender a importância do gerenciamento de resíduos, é fundamental para o que fazemos. Nossa equipe recebe treinamento contínuo para garantir que esteja atualizada sobre os mais altos padrões.

A gestão de resíduos sólidos é um processo chave para nossas práticas que visam reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos que são gerados. Nossos navios são equipados com um sistema abrangente e coerente para gerenciar todos os resíduos a bordo e em terra, e cada navio possui um plano de gerenciamento que detalha como cada tipo de resíduo é gerenciado a bordo.

Todos os navios da nossa frota possuem um Oficial de Meio Ambiente para garantir que o nosso Plano de Gestão Ambiental seja executado corretamente e ele é o responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos a bordo. O oficial tem o dever de instruir e treinar a tripulação sobre as regras de gerenciamento de resíduos sólidos no navio.

  • Eliminação de plásticos de uso único

Até abril de 2019, eliminaremos efetivamente um grande número de itens plásticos de todas as operações dos navios e em terra. Todas as sacolas de plástico, colheres, misturadores, copos e outros itens plásticos de uso único que podem ser substituídos, serão trocados por alternativas ecologicamente corretas. Itens de porção individual, como potes de manteiga, geléias ou iogurtes não serão mais embalados individualmente, mas sim receberão soluções convenientes que reduzirão a geração de resíduos.

Nós já substituímos canudos de plástico por substitutos 100% compostáveis ​​e biodegradáveis. Além disso, as bebidas não são mais servidas com canudos, reduzindo em 50% o consumo total desse item.

Onde a tecnologia ainda não permite a substituição por itens não-plásticos sustentáveis, pretendemos garantir que todos os resíduos plásticos descartáveis ​​remanescentes sejam reciclados corretamente. Para isso, a MSC Cruzeiros está trabalhando com um líder global em inspeção, verificação, testes e certificação, para garantir que as atividades de reciclagem sejam verificadas e certificadas por uma organização independente especializada.

Explorando novas tecnologias e soluções

Adrian – Nossos esforços ambientais são uma jornada contínua. Continuaremos explorando e desenvolvendo novas soluções para os nossos futuros e atuais navios e adaptaremos nossa frota com soluções ainda mais inovadoras para um impacto ambiental menor. Nós vamos abastecer alguns dos nossos futuros navios com Gás Natural Liquefeito (GNL). Comparado ao diesel marítimo padrão, usado como combustível convencional, o GNL reduz as emissões de SOx em mais de 99% e as emissões de NOx em até 85%. Também são eliminados extensivamente o material particulado no escape.

Nosso primeiro navio abastecido com GNL será lançado em 2022. Os outros serão em 2023, 2024, 2025 e 2027. Apesar de seus benefícios, apenas alguns portos em todo o mundo podem acomodar operações de abastecimento de GNL atualmente. Continuaremos demonstrando nosso compromisso com este combustível inovador e estamos confiantes de que os atuais desafios da cadeia de suprimentos serão superados.

Embora acreditemos que o GNL é um dos elementos-chave que nos permitirá continuar reduzindo o impacto da indústria de cruzeiros no meio ambiente, não é de forma alguma o único. Além disso, equiparemos alguns de nossos futuros navios em construção com um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). A tecnologia SCR ajuda a reduzir o óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio inofensivo (N2) e água através da tecnologia avançada de controle ativo de emissões.

O MSC Grandiosa será nosso primeiro navio equipado com a tecnologia SCR. Os próximos navios a serem lançados serão também equipados com essa tecnologia. A preocupação ambiental faz parte de nossa jornada contínua. Continuaremos explorando e desenvolvendo novas soluções para nossos navios futuros e existentes e forneceremos à nossa frota soluções ainda mais inovadoras para um impacto ambiental menor.

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