Fernando Guinato diretor do Sheraton e do WTC Events Center: "2020 estimamos um crescimento de 25%"

À frente de dois grandes empreendimentos em São Paulo, o Sheraton Hotel e o WTC Events Center,  Fernando Guinato recebeu esta semana a reportagem do DIÁRIO para falar sobre seu retorno ao grupo econômico. Com a experiência acumulada em grandes empresas como a Stella Barros Turismo e o Grupo Águia, Fernando é o típico executivo conciliador e agregador, que alcançou o topo da cadeia corporativa e, dada sua experiência, comanda desafios e novos projetos. Nesta entrevista, concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, Guinato fala sobre as expectativas para 2020 na área de eventos e a evolução deste setor no Brasil.

O que será em 2020

“Vislumbro 2020 um ano excepcional para o mercado de eventos. Terminamos o mês passado de fazer o budget para o ano que vem e a gente prevê um crescimento de 25%; isso envolve um reposicionamento em função de programas anteriores que nós tivemos, mas também do aquecimento de mercado.
O mercado passou dois anos, dois anos e meio muito difíceis onde os eventos diminuíram de tamanho. Um outro comportamento é que a decisão para a contratação do evento tem ocorrido com mais tempo. Eventos que você contratava com seis meses, oito meses, ou até um ano de antecedência, eles passaram a serem contratados com três, dois, até um mês de antecedência. Esse quadro tem mudado novamente, nessa mesma época no ano passado, tínhamos uma série de contratações para 2019. Hoje essas contratações superam os números de 2019 em 105%.
Então nós já temos contratos assinados e com uma característica: o segundo semestre sempre foi mais forte para eventos, mas nós em alguns meses (do primeiro semestre) já temos problemas de datas para alguns espaços mais requisitados. Como temos 297 apartamentos então o WTC vai ter uma ocupação fantástica. E quem ganhará com isso também será o  Hilton, o Hyatt, o Transamerica, ou seja é um mercado de eventos que vai esquentar em 2020 logo no primeiro semestre e isto é muito positivo.

Lobby do Sheraton WTC

O que falta para o Brasil?

Vamos pegar como exemplo o seguinte: os dois maiores centros de eventos do mundo estão nos Estados Unidos, o primeiro é Orlando e o segundo é Las Vegas e o que que a gente nota de diferente? Uma integração maior com os poderes públicos lá para facilitar uma operação. Então você vai para os Estados Unidos e percebe que a logística funciona melhor. Um exemplo é a permissão que o ônibus entre na pista de pouso da cidade de Phoenix para levar aqueles participantes ao evento. O desembarque do avião é realizado direto no ônibus e depois vão tratar da burocracia. Para isso acontecer no Brasil é uma utopia, porque esbarra na burocracia. E a Polícia Federal? E a Alfandega? E a segurança para entrar um ônibus na pista de aviação? É logico que a estrutura que eles têm lá permite isso.
É lógico que falta uma infraestrutura e falta uma integração do poder público com a iniciativa privada, mas não vamos jogar tudo também nas costas de poder público. Eu acho que falta talvez um intercâmbio maior dos organizadores, dos operadores de eventos.
Temos evoluído bastante, por exemplo em questões de sustentabilidade nos eventos. Temos eventos grandes no Golden Hall, e fico olhando aquela quantidade de madeira e falo “ será que não tem outra solução? ”,  isso ainda acontece porque a disponibilidade dessa matéria prima é muito farta aqui no Brasil. Tem toda essa consciência também de sustentabilidade e valorização dos recursos que até então não havia e que está crescendo cada vez mais.
Com o aquecimento no mercado imagino que quem criar diferenciais e conseguir deixar o evento mais fácil em termos de operação vai conseguir ganhar uma fatia maior do mercado e o próprio ecossistema econômico vai se encarregar de fazer com que essa estrutura melhore.

Espaços que se conversam no WTC Sheraton

Private Table e L’Atelier

O Private Table veio junto com o conceito do Hotel Design; são três espaços que temos junto no lobby do hotel em que foram criados salas com assinaturas de arquitetos e decoradores onde temos privacidade total. Nosso negócio originalmente é locar salas, mas essas salas tem características diferentes, onde podemos fazer uma reunião com um almoço, ou jantar e identificamos que não havia privacidade para fazer um almoço ou um jantar de negócio. Essa sala possui um blackout, que propõe uma acústica e privacidade, com cardápio especial, um serviço premium.
O L’Atelier, onde era o antigo clube A, que passou a ser um espaço exclusivamente de eventos com uma acústica perfeita em que até 100 decibéis não afetam os hóspedes em seus apartamentos. O espaço oferece uma estrutura de portas sanfonadas, que se integram à piscina; uma área que comporta até 350 pessoas para um coquetel ou 280 para um jantar e que se interligam.


Sobre o Sheraton São Paulo WTC Hotel

Localizado na região da Berrini, novo centro de negócios de São Paulo, o Sheraton São Paulo WTC Hotel faz parte do complexo WTC São Paulo e está a apenas 6km do Aeroporto de Congonhas e 36km de Guarulhos. Possui 297 apartamentos, divididos em três categorias. No mês de Outubro, entraram em operação 19 novos apartamentos, com assinatura de Arquitetos e Decoradores, compondo a amostra Hotel Design. Oferece acesso direto ao  D&D Shopping, o maior centro de compras de decoração e design da América Latina e está integrado ao WTC Events Center, o maior Centro de Eventos em um complexo hoteleiro no Brasil, com mais de 12 mil m², divididos em cinco andares e mais de 60 espaços flexíveis, incluindo o WTC Golden Hall, uma arena multiuso de 3150m². www.sheratonsaopaulowtc.com.br

Sobre o WTC Events Center

O WTC Events Center oferece mais de 12 mil m², divididos em cinco andares e mais de 60 espaços flexíveis, incluindo o WTC Golden Hall, uma arena multiuso de 3150m². Acomoda de pequenas reuniões e encontros de negócios a grandes eventos corporativos e sociais.  É um dos maiores centros de eventos do Brasil localizado em um complexo hoteleiro e coloca a serviço de seus clientes todo o know-how de quem é pioneiro nesse mercado, entregando soluções criativas, conveniência e networking em um único espaço.

 

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Gol retorna voos para Carajás (PA), Noronha (PE) e Cruzeiro do Sul (AC)

A GOL retoma no mês de outubro três de suas bases brasileiras: Carajás (CKS), no Pará, Fernando de Noronha (FEN), em Pernambuco, e Cruzeiro...

Guias de Turismo de Petrópolis anunciam projeto “Ver e Viver Petrópolis”

A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou um projeto para estimular petropolitanos e turistas a conhecerem  melhor a cidade, através de...

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat