Festival Curta Brasília traz filmes inéditos em realidade virtual de diversos países

Continua depois da publicidade

Consolidado como um dos principais festivais brasileiros de curta-metragem, o Festival Curta Brasília comemora, neste ano, uma década. E para iniciar a celebração de suas 10 primaveras, preparou uma programação online e totalmente gratuita, de quarta-feira a domingo, 8 a 12 de dezembro, com mostras em realidade virtual com curtas nacionais e internacionais, em sua maioria inéditos no Brasil até o momento.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O público vai poder conferir durante cinco dias curtas-metragens nacionais e internacionais em sua plataforma digital e totalmente gratuita. Para participar basta acessar o site www.curtabrasilia.com.br

Veja também as mais lidas do DT

Assim como em 2020, a edição será online e vai acontecer no próprio metaverso do Festival, que permite não apenas o acesso aos filmes em 360º e 2D gratuitamente pelo computador, como também a criação e interação entre avatares escolhidos pelo público com passeio imersivo em ambiente com estética retrofuturista, criada pela VP Events.

“Esse será nosso segundo ano com este modelo de Festival, com uma plataforma de realidade virtual, onde recebemos um público de 11 países, somando mais de 5.400 visualizações durante quatro dias em 2020″, explica Ana Arruda, diretora do Festival.

Segundo ela, a programação traz o conceito de retrofuturismo, de uma forma que coloca em destaque os direitos humanos, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais que avançam mesmo com tecnologias mais presentes a cada dia.

 

Pioneiro na América Latina

Desde 2016, e sendo o primeiro festival da América Latina com programação de cinema de 360˚, o Curta Brasília apresenta uma área exclusiva de cinema de realidade virtual. Com um histórico de parcerias internacionais, workshops e laboratórios voltados para as narrativas imersivas, criando uma ponte entre o público e as novas tecnologias.

Formato híbrido – presencial e virtual

Em 2021, o Curta Brasília retornou com suas atividades presenciais no Festival Hors Pistes do Centre Pompidou de Paris, realizado pela Aliança Francesa de Brasília, com a CVR – mostra de realidade virtual – no contexto do Novembre Numérique, em parceria com a Embaixada da França. “O intuito é seguir em 2022 com essas atividades que realizamos neste ano, para comemorar os 10 anos do nosso Festival e expandir para todos os públicos, tanto para os brasileiros quanto para os estrangeiros”, antecipa Ana.

Filmes que vão estar presentes na mostra

Com patrocínio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da Embaixada da França, e apoio da Embaixada da Espanha, com parceria do Instituto Cultural da Dinamarca, o festival é realizado pela Sétima Cinema, e a Mostra CVR de Realidade Virtual vai apresentar alguns curtas-metragens inéditos produzidos nesses países, além da retrospectiva com alguns convidados.

A abertura oficial acontece nesta quarta-feira (8), às 19h, com Encontro Virtual de Abertura (Happy Hour) onde visa reunir o maior número de participantes de todo o mundo em seu metaverso. A programação vai contar com um debate com o diretor João Inada (do premiado filme “Na Pele”) e a produtora Thamyra Tâmara (GatoMídia), atuantes no Complexo do Alemão e em periferias do Brasil com projetos sociais e artísticos. O debate vai abordar tecnologia e afrofuturismo, como democratizar e cocriar realidades e narrativas mais acessíveis para todes. Para quem quiser acompanhar, basta acessar o canal do Youtube oficial do evento (Festival Curta Brasília).

Confira todos os curtas que vão estar presentes na mostra

Na Pele (360˚)

Dir. João Inada, 23 min. 2020, Brasil, Luxemburgo, China, Alemanha

Jordy in Transitland (2D)

Dir. Willem Timmers, 06 min. 2016, Holanda

Munya in mij (2D)

Dir. Mascha Halberstad, 20 min. 2013, Holanda

Jacco’s film (2D)
Dir. Daan Bakker, 17 min. 2009, Holanda

Meet the Soldier (360˚)

Dir. Teddy Cherim, 21. 2018, Holanda e Uganda

The Real Thing (360˚)

Dir. Benoit Felici e Mathias Chelebourg, 16 min. 2018, França

Odyssey 1.4.9 (360˚)

Dir. François Vautier, 07 min. 2019, França

I Gotta Look Good for the Apocalypse (2D)

Dir. Ayce Kartal, 5 min. 2021, França

M.O.M (2D)

Dir. Patrícia Huguet, 19 min. 2021, Espanha

Symphony (2D)

Dir. Igor Cortadellas, 14 min. 2020, Espanha

Less than Human (2D)

Dir. Steffen Bang Lindholm, 06 min. 2016, Dinamarca

Bacchus (2D)

Dir. Rikke Alma Krogshave Planeta, 05 min. 2018, Dinamarca


Serviço:

Festival Curta Brasília 2021

CVR – Mostra de Realidade Virtual

Quando: 08 a 12 de dezembro

Acesso gratuito pelo site Curta Brasília

Instagram: @festivalcurtabrasilia

Debates transmitidos no canal oficial do evento: festivalcurtabrasilia

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade