Ingrid Rivera, da Puerto Rico Tourism Company: “recebemos 4.5 mi de turistas, 6 mil são brasileiros”

Continua depois da publicidade

A convite da Puerto Rico Tourism Company, o DIÁRIO participa do press-trip à ilha caribenha e está representado por sua repórter especial Lorna Burleigh.  Dentre as várias atividades e visitas à estabelecimentos hoteleiros e equipamentos turísticos, Lorna entrevistou a diretora executiva da Companhia de Turismo de Porto Rico – Ingrid Rivera Feliciano. A representante do turismo porto-riquenho apresentou uma panorâmica do destino, que atualmente recebe 4.5 milhões de turistas por ano, sendo 2 milhões via navios de cruzeiros. Os americanos, sempre eles, lideram o ranking de turistas na ilha, seguidos de colombianos e brasileiros. Confira a entrevista:

DIARIO: Além do americano, qual é o principal turista que frequenta a ilha? Qual o número de visitantes?

INGRID RIVERA FELICIANO:  A maioria dos turistas é americano, mas os brasileiros estão em segundo lugar em numero de visitantes depois da Colômbia e na frente do México. São cerca de 4.5 milhões de turistas em um ano e 2 milhões vêm a Porto Rico através dos cruzeiros que partem da Flórida, especialmente de Miami.  Sao 6 mil brasileiros que visitaram esta ilha dentro de um ano.

Veja também as mais lidas do DT

DIARIO – Quantas companhias aéreas servem a ilha? Quantos aeroportos internacionais Porto Rico possui?

INGRID RIVERA FELICIANO: Porto Rico possui três aeroportos porém somente um recebe voos internacionais, o de San Juan. As companhias que saem do Brasil são a Copa Airlines que faz escala no hub do Panamá e a Avianca que faz escala em Bogotá; a American Airlines também faz voos para Miami e depois para Porto Rico. Há um grande incentivo  para que mais acessos e rotas sejam criados.

DIÁRIO – A economia do país é baseada em quê? O Turismo representa quanto no PIB?

INGRID RIVERA FELICIANO: O turismo representa de 8 a 9 % da economia de Porto Rico  A maior receita vem de empresas ligadas à manufatura na área da aviação e também tecnologia e indústria farmacêutica. Cerca de 44% do PIB vem da indústria de manufaturados.

DIÁRIO –  O turismo de negócios é mais significativo que o turismo de lazer? quais os principais eventos que acontecem em Porto Rico? 

INGRID RIVERA FELICIANO: O mais importante é o turismo de lazer. Há  uma estrutura hoteleira de 65.000 quartos e muitos destes em hotéis de luxo com qualidade internacional . Temos um crescimento no turismo de negócios porém o das famílias é muito maior por conta dos inúmeros atrativos da ilha.

Há também os pacotes para  casamentos que são celebrados aqui com toda a estrutura necessária para os noivos . Há ótimos  designers, floristas, coordenadores de casamento, inclusive com tudo facilitado direto na chegada dos cruzeiros para a liberação dos convidados. Muitos casais americanos apreciam este tipo de service.

Porto Rico: "estrutura hoteleira com 65 mil quartos e muitos destes em hotéis de luxo com qualidade internacional (foto: divulgação)
Porto Rico: “estrutura hoteleira com 65 mil quartos e muitos destes em hotéis de luxo com qualidade internacional (foto: divulgação)

DIÁRIO – Quais são as ações de promoção que o governo de Porto Rico efetivam para tornar o destino atraente para os turistas internacionais, considerando o forte apelo dos outros países do Caribe?

INGRID RIVERA FELICIANO: Ainda ha muito a ser feito, porém esta 1ª Feira Internacional de Turismo organizada com o apoio e investimento do governo é uma das grandes iniciativas.  Houve um investimento de 500 mil dólares para esta feira.

DIÁRIO – Quantas ou quais as principais redes hoteleiras da capital? Quais as opções alternativas de hospedagem das grifes hoteleiras?

INGRID RIVERA FELICIANO: Porto Rico tem todas as maiores redes hoteleiras internacionais sendo a maioria em Porto Rico na região do Condado ou Velho San Juan. Há muitos pequenos hotéis ao redor da ilha em algumas das 72 cidades que existem aqui. São casas de porto-riquenhos que foram transformadas e o ambiente é bem familiar.  Há o bed and breakfast também no centro de San Juan.

Ingrid Rivera e a repórter especial Lorna  Burleigh
Ingrid Rivera e a repórter especial Lorna Burleigh

Temos um hotel chamado El Colonial que era um antigo  convento e que foi totalmente transformado em um aconchegante hotel e um outro chamado Casa Sol no centro do Old San Juan que tem apenas seis quartos. Todos podem aproveitar as belezas de Porto Rico em todos os tipos de acomodação, da mais luxuosa até a mais  simples.

DIÁRIO – O que está sendo feito para terem estudantes internacionais cursando espanhol ou fazendo colegial ou mesmo faculdade em Porto Rico, já que o país foi colonizado pelos hispânicos?

INGRID RIVERA FELICIANO: Há um programa muito importante iniciando neste sentido pois os estudantes, tando americanos quanto de todo o mundo, podem usufruir de um ambiente seguro e aprender espanhol e inglês no caso dos que falam outros idiomas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade