Leandro Mattiuz do Elevado Bar: “que as pessoas aprendam a beber vinho sem muita firula”

Continua depois da publicidade
O empresário gaúcho com ascendência italiana, nascido na cidade do vinho e da longevidade – Veranópolis,  Leandro Mattiuz, concedeu uma entrevista exclusiva ao DIÁRIO.
por Mary Ellen Aquino*
——————————————-
Leandro conta trechos de sua vivência que o transformou num laborioso empresário no ramo do vinho – quase chegou a ser designer – mas, por essas razões inexplicáveis, o destino havia lhe reservado um plano mais voltado para o mundo do sabores.
Em 2005, ainda na faculdade de administração em Porto Alegre, começou a trabalhar na importadora Vinhos do Mundo; depois da graduação foi para Vêneto na Itália onde explorou além dos vinhos, a gastronomia.
“Á época, o governo italiano tinha um programa de cidades gêmeas no qual patrocinava um intercâmbio com a cidade de Veranópolis- RS, considerada então uma cidade gêmea de outra na região do Vêneto, na Itália, fiquei por lá por uns dois anos”, conta o executivo.
Com o término do programa, seguiu para Londres para realizar o sonho de se formar na conceituada  WSET School London e, em paralelo, trabalhava na filial da loja de vinhos francesa Nicolas, fundada em Paris em 1822. “Aperfeiçoei meu inglês e tomei ainda mais gosto pelo mundo do vinho”, recorda.
Regressou à Itália para o curso da Associação Italiana de Sommelier, e foi empregar todo conhecimento como sommelier no aclamado restaurante londrino Pollen Street Social.

Terroir brasileiro

Ao retornar ao solo brasileiro em 2012, foi dividir seu conhecimento na importadora Decanter. Com tanta experiência adquirida era hora de ter o próprio negócio.
Desbravou uma pequena e sem graça rua na Santa Cecília e ajudou a transformar a discreta Jesuíno Pascoal em um lugar disputado e com fila de espera que pode durar mais de 40 minutos. Estamos falando de seu negócio: o Elevado Bar.

Rótulos

As escolhas dos rótulos, das uvas, países e procedências do vinho são inspiradas em sua experiência: “Gosto de me conectar à região onde o vinho foi produzido, viver a história daquele lugar e degustar as notas de sabores ousados e surpreendentes; aí sim, oferecer aos meus clientes uma experiência plena”, relata.
Ele acrescenta que a qualidade da uva é determinante para a excelência do vinho, se importa com o custo benefício, e seleciona e diversifica a carta que oferece na casa com a infinidade de opções que o mercado oferece já há algum tempo.
“Não quis me instalar em um lugar badalado, preferi um bairro de classe média, com um público diversificado e familiar, acredito no crescimento da Santa Cecília/ Vila Buarque como polo gastronômico e etílico”, disse ao DT.
“Quero proporcionar um espaço mais descolado para as pessoas beberem e aprenderem degustar um vinho com prazer, sem muita firula”, arrematou.
———————————

Serviço:

O Elevado – wine bar

Endereço: Rua Jesuíno Pascoal, 16 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade