Altas degustações de vinho no Elevado

Continua depois da publicidade

por Mary Ellen Aquino*

A pequena rua Jesuíno Pascoal na região central de São Paulo tem se tornado cada dia mais atraente pela qualidade de seus bares e restaurantes.

Moradores do bairro, artistas e turistas circulam por aqui, uma galera na faixa dos 30 a 40 anos, principalmente.


 

O sommelier Leandro Mattiuz chamou sua turma literalmente e fundou em outubro passado o Elevado, um bar que serve especialmente vinhos em todos os seus recipientes, de taças à garrafas.

A Leandro juntou-se o também sommelier Fábio Carlana (ex Casa do Porco) e o cozinheiro Thales Peixe um mineiro que gravou no The Taste Brasil (GNT).

Veja também as mais lidas do DT

O ambiente é muito agradável, intimista, com iluminação bem pensada, mesas compartilhadas, atendimento impecável.

Fábio Carlana é pesquisador da rota do vinho na Argentina, Chile e Espanha, conhece Mattiuz há uns vinte anos, quando ambos trabalhavam numa importadora de vinhos.

O chef Thales Peixe

Aulas etílicas

Carlana, de cara, destila sua boa dose de conhecimentos sobre vinhos: “a boa temperatura e a diversidade de uvas salvou a produção de vinhos na Europa da praga no final do século XIX”, explicando que a uva Carménere destruída por uma praga em Bordeaux, na França, fez o mercado chileno estourar à época.

“Na prática, o importante é satisfazer e agradar o gosto do cliente”, diz Carlana ao DIÁRIO.

Nessa política de encantar, Thales Peixe faz um cardápio com coisas simples e de memória afetiva, com muita variedade, como o pão quentinho com manteiga com ervas, tábuas de queijos, e vez ou outra convida um chefe de cozinha de outro restaurante para montar e executar o cardápio do dia.

Vinho elevado a sua máxima potência

Conceito

Nesses tempos modernos do século XXI, as pessoas conversam mais com e através dos equipamentos eletrônicos, transformando as relações em algo distante, gasoso e superficial. Esse fato tem feito os arquitetos sociais conectados a psicologia dos ambientes a transformar as mesas isoladas em mesas compartilhadas. Em suma: o Elevado Bar foca na interação dos frequentadores.

Todo conceito do bar foi idealizado por Leandro Mattiuz, já o arquiteto mineiro Benedito Fernando Moreira executou o projeto e aprimorou a ideia.

Mattiuz interage na da casa de vinhos, atende aos clientes, papeia entre o fechamento de uma conta e outra, degusta os produtos que estão sendo desembalados na cozinha. Um empreendedor nato e idealizador de um bar que faltava no bairro.

Na wine bar de Mattiuz a carta de vinhos é rotativa, são 120 rótulos e 20 opções de taças e as cartas são reimpressas diariamente.


Serviço:

O Elevado – wine bar

Endereço: Rua Jesuíno Pascoal, 16 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade