Altas degustações de vinho no Elevado

por Mary Ellen Aquino*

A pequena rua Jesuíno Pascoal na região central de São Paulo tem se tornado cada dia mais atraente pela qualidade de seus bares e restaurantes.

Moradores do bairro, artistas e turistas circulam por aqui, uma galera na faixa dos 30 a 40 anos, principalmente.


 

O sommelier Leandro Mattiuz chamou sua turma literalmente e fundou em outubro passado o Elevado, um bar que serve especialmente vinhos em todos os seus recipientes, de taças à garrafas.

A Leandro juntou-se o também sommelier Fábio Carlana (ex Casa do Porco) e o cozinheiro Thales Peixe um mineiro que gravou no The Taste Brasil (GNT).

O ambiente é muito agradável, intimista, com iluminação bem pensada, mesas compartilhadas, atendimento impecável.

Fábio Carlana é pesquisador da rota do vinho na Argentina, Chile e Espanha, conhece Mattiuz há uns vinte anos, quando ambos trabalhavam numa importadora de vinhos.

O chef Thales Peixe

Aulas etílicas

Carlana, de cara, destila sua boa dose de conhecimentos sobre vinhos: “a boa temperatura e a diversidade de uvas salvou a produção de vinhos na Europa da praga no final do século XIX”, explicando que a uva Carménere destruída por uma praga em Bordeaux, na França, fez o mercado chileno estourar à época.

“Na prática, o importante é satisfazer e agradar o gosto do cliente”, diz Carlana ao DIÁRIO.

Nessa política de encantar, Thales Peixe faz um cardápio com coisas simples e de memória afetiva, com muita variedade, como o pão quentinho com manteiga com ervas, tábuas de queijos, e vez ou outra convida um chefe de cozinha de outro restaurante para montar e executar o cardápio do dia.

Vinho elevado a sua máxima potência

Conceito

Nesses tempos modernos do século XXI, as pessoas conversam mais com e através dos equipamentos eletrônicos, transformando as relações em algo distante, gasoso e superficial. Esse fato tem feito os arquitetos sociais conectados a psicologia dos ambientes a transformar as mesas isoladas em mesas compartilhadas. Em suma: o Elevado Bar foca na interação dos frequentadores.

Todo conceito do bar foi idealizado por Leandro Mattiuz, já o arquiteto mineiro Benedito Fernando Moreira executou o projeto e aprimorou a ideia.

Mattiuz interage na da casa de vinhos, atende aos clientes, papeia entre o fechamento de uma conta e outra, degusta os produtos que estão sendo desembalados na cozinha. Um empreendedor nato e idealizador de um bar que faltava no bairro.

Na wine bar de Mattiuz a carta de vinhos é rotativa, são 120 rótulos e 20 opções de taças e as cartas são reimpressas diariamente.


Serviço:

O Elevado – wine bar

Endereço: Rua Jesuíno Pascoal, 16 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Centro de Manutenção da LATAM produzirá máscaras reutilizáveis

O Centro de Manutenção da LATAM (MRO), localizado em São Carlos (SP), adaptou uma parte de sua operação para realizar a produção de máscaras...

Accor, Gol, Latam e Localiza reiteram a importância das TMC´s

“Pós Covid-19 Preparando-se para o Amanhã” foi o tema, que mobilizou a participação das agências TMC´s -- Travels Managers Companies associadas Abracorp e convidados....

IATA: cerca de 25 milhões de empregos correm o risco de desaparecer

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) divulgou uma nova análise, mostrando que cerca de 25 milhões de empregos...

Com a crise, aprendemos a ter respeito pelos lugares que visitamos

Respeitar a história de cada lugar, suas culturas e práticas, ajudam na sua preservação REDAÇÃO DO DTO cenário é inédito: peixes e golfinhos em Veneza,...

Estado de Nova York tem recorde diário de mortes em crise do coronavírus

O Estado norte-americano de Nova York bateu um recorde diário de mortes na pandemia do novo coronavírus, com 731 óbitos nas últimas 24 horas,...

Região metropolitana do RJ tem 91% dos casos de coronavírus do estado

Os casos confirmados no estado do Rio de Janeiro estão concentrados em região metropolitana, que registra 91,6% do total. Dos 1.688 casos divulgados pela...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias