InícioBlog do DiárioAltas degustações de vinho no Elevado

Altas degustações de vinho no Elevado

por Mary Ellen Aquino*

A pequena rua Jesuíno Pascoal na região central de São Paulo tem se tornado cada dia mais atraente pela qualidade de seus bares e restaurantes.

Moradores do bairro, artistas e turistas circulam por aqui, uma galera na faixa dos 30 a 40 anos, principalmente.


 

O sommelier Leandro Mattiuz chamou sua turma literalmente e fundou em outubro passado o Elevado, um bar que serve especialmente vinhos em todos os seus recipientes, de taças à garrafas.

A Leandro juntou-se o também sommelier Fábio Carlana (ex Casa do Porco) e o cozinheiro Thales Peixe um mineiro que gravou no The Taste Brasil (GNT).

O ambiente é muito agradável, intimista, com iluminação bem pensada, mesas compartilhadas, atendimento impecável.

Fábio Carlana é pesquisador da rota do vinho na Argentina, Chile e Espanha, conhece Mattiuz há uns vinte anos, quando ambos trabalhavam numa importadora de vinhos.

O chef Thales Peixe

Aulas etílicas

Carlana, de cara, destila sua boa dose de conhecimentos sobre vinhos: “a boa temperatura e a diversidade de uvas salvou a produção de vinhos na Europa da praga no final do século XIX”, explicando que a uva Carménere destruída por uma praga em Bordeaux, na França, fez o mercado chileno estourar à época.

“Na prática, o importante é satisfazer e agradar o gosto do cliente”, diz Carlana ao DIÁRIO.

Nessa política de encantar, Thales Peixe faz um cardápio com coisas simples e de memória afetiva, com muita variedade, como o pão quentinho com manteiga com ervas, tábuas de queijos, e vez ou outra convida um chefe de cozinha de outro restaurante para montar e executar o cardápio do dia.

Vinho elevado a sua máxima potência

Conceito

Nesses tempos modernos do século XXI, as pessoas conversam mais com e através dos equipamentos eletrônicos, transformando as relações em algo distante, gasoso e superficial. Esse fato tem feito os arquitetos sociais conectados a psicologia dos ambientes a transformar as mesas isoladas em mesas compartilhadas. Em suma: o Elevado Bar foca na interação dos frequentadores.

Todo conceito do bar foi idealizado por Leandro Mattiuz, já o arquiteto mineiro Benedito Fernando Moreira executou o projeto e aprimorou a ideia.

Mattiuz interage na da casa de vinhos, atende aos clientes, papeia entre o fechamento de uma conta e outra, degusta os produtos que estão sendo desembalados na cozinha. Um empreendedor nato e idealizador de um bar que faltava no bairro.

Na wine bar de Mattiuz a carta de vinhos é rotativa, são 120 rótulos e 20 opções de taças e as cartas são reimpressas diariamente.


Serviço:

O Elevado – wine bar

Endereço: Rua Jesuíno Pascoal, 16 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque