Morre René Capriles, fundador da Revista ECO 21

Continua depois da publicidade

Um dos precursores do jornalismo ambiental no Brasil e editor de uma das primeiras publicações que tratou o tema ecologia e sustentabilidade quando ninguém falava disso aqui: estamos falando de René Caprilis, fundador da Revista ECO 21 que morreu nesta segunda-feira (10) no Rio de Janeiro. A causa mortis de René Capriles, aos 76 anos, foi câncer.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


A Revista ECO21, fundada em 1990 com o nome de ECO-RIO prestava uma homenagem à RIO’92, – o primeiro megaevento sobre ambiente e ecologia no Brasil. A ECO 21 foi pioneira na divulgação de documentos, ensaios, entrevistas e textos de informação ambiental;

René, ao lado da esposa Lúcia Chayb, conseguiu ao longo de 30 anos aglutinar artigos escritos por especialistas de renome nacional e internacional.

René deixa sua marca registrada como um editor que tem o compromisso com a qualidade, a análise e a verdade no âmbito da ciência e das políticas ambientais. A revista abriu um espaço jornalístico até então inexistente no Brasil. Herdeira da visão analítica e comunicativa da revista francesa Le Sauvage e da inglesa The Ecologist que marcaram toda uma época no ambientalismo europeu, a ECO21 foi a primeira revista a tratar o tema ambiental de um ponto de vista especializado com uma visão analítica e de, certa forma, educativa.

Veja também as mais lidas do DT

Depoimento de André Trigueiro, jornalista especializado em pautas ambientais, sobre René:

Nessas três décadas, a ECO21 abriu generosamente as suas páginas para divulgar as iniciativas da ONGs nacionais e internacionais, como Conservation Internacional, WWF, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, União Mundial para a Natureza – IUCN, SPBS, Pro-Natura, GTA, ISER, Viva Rio, IBASE, etc.

O DIÁRIO, que teve a honra de ser parceiro editorial por dois anos da revista, expressa aqui sua solidariedade aos familiares, em especial à Lúcia Chayb, esposa e diretora da revista.

Capas de algumas das últimas edições da ECO21

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade